15.11.2011 / por

Fotografia: Hedi Slimane ganha mostra com novas obras

abre-hedi-slimaneChristopher Owens, da banda Girls ©Hedi Slimane/Reprodução

Poucas pessoas conseguem transitar com naturalidade entre uma profissão e outra — quanto mais ter equivalente sucesso em ambas as atividades. Hedi Slimane é um desses raros e abençoados indivíduos: desde que deixou seu posto de diretor artístico da Dior Homme em 2007, no topo da carreira, ele se reinventou como fotógrafo e tem ganhado espaço e reconhecimento pelo seu trabalho. Exemplo disso é “California Song”, a primeira exposição solo de Slimane na costa oeste dos Estados Unidos, que fica em cartaz no Museum of Contemporary Art (MOCA), em Los Angeles, até o dia 22 de janeiro de 2012.

“É quase como uma utopia”, ele afirmou sobre a mostra em entrevista ao “New York Times”, acrescentando: “Eu descobri Los Angeles no fim dos anos 1990. A cidade não estava em sua melhor forma na época, mas eu me apaixonei por ela logo de cara. Há algo quase que assombrado sobre ela, uma mitologia vibrante que eu acho bastante inspiradora”.

A exposição é dividida em duas partes: uma instalação e uma série de fotografias preto-e-branco serão apresentadas no térreo, enquanto que uma instalação de fotografias em movimento especialmente produzida para o MOCA, com multi-projeções e formato arquitetônico, será exibida no segundo andar. Entre as imagens mais poderosas estão os retratos de artistas, especialmente músicos. Ainda em entrevista ao “NYT”, Slimane afirmou que na hora de escolher pessoas para fotografar, ele se sente atraído por “um tipo de honestidade criativa, uma autenticidade, às vezes uma vulnerabilidade”, de pessoas que “geralmente não estão totalmente conscientes de seu talento, ou de sua graça”, ele explicou, acrescentando: “Elas ou são completamente inquietas, de uma maneira romântica, anti-heróica, ou, pelo contrário, são totalmente introvertidas – o que você pode chamar de um espaço ambíguo, ou, para mim, um espaço oblíquio”.

Ficou curioso? Veja uma prévia das fotografias de “California Song” na galeria abaixo:

“California Song” @ Museum of Contemporary Art - Pacific Design Center
Até 22 de janeiro de 2012
8687 Melrose Avenue, West Hollywood
Los Angeles, Califórnia


Relacionadas