FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    FFW Inspirações: Rita Wainer, o furacão e o gato manhoso
    FFW Inspirações: Rita Wainer, o furacão e o gato manhoso
    POR Augusto Mariotti

    rita-wainerA estilista Rita Wainer ©Reprodução

    A estilista e artista Rita Wainer não tem mais onde aplicar suas ideias. Elas já viraram roupas, desenhos, fotos, desfiles, instalações, almofadas, quadros, camisetas-obras, declarações e adesivos, só para mencionar algumas das plataformas usadas.

    Suas ilustrações, trabalho que ela atualiza com frequência, conseguem traduzir bem seu universo romântico-caótico, com referências infantis e ironia de gente grande. Rita também já experimentou diversos meios de comercializar seu trabalho, seja nas passarelas do Fashion Rio ou em lojas próprias em São Paulo, mas concluiu que seu jeito único de ver e entender o mundo funciona melhor de uma maneira particular, madura, personalizada e acolhedora. E assim é o seu atelier nos Jardins, onde pinta e borda suas histórias.

    O FFW perguntou a ela: o que te inspira? E pela força das imagens abaixo, dá para perceber a quantas anda a mente de Rita.

    rita 7

    “É difícil sinalizar de onde vem minha inspiração. Geralmente, todo dia alguma coisa me inspira de alguma forma, e normalmente é humano. É o sentimento a base da coisa toda, são meus amigos, meus amores, meus gatos, as pessoas e a forma com que elas se tratam que entram na pauta.

    Meu pensamento não é linear e eu passo horas na internet guardando imagens que me chamam atenção ou me comovem de alguma forma. Muitas vezes não tenho nem o nome do autor, nem sei de onde vieram. Então eu coloco tudo em uma pasta onde fica tudo misturado. Igual a vida. A minha, no caso.

    rita 3

    Ultimamente tenho me interessado por expressões faciais de animais e fenômenos naturais. Sim, como terremotos, vulcões, tsunamis misturados com ursos tristes, gatos manhosos ou leões decepcionados.

    rita 4

    Os animais tem aparecido bastante nos meus últimos trabalhos. Tudo faz um sentido aqui dentro e eu acredito que os animais representam sentimentos e reações humanas de uma forma óbvia que torna a representação através do desenho mais fácil.

    rita 11

    Os fenômenos naturais são as coisas que a gente sente. Tenho misturado os dois, a vida real anda intensa. Simples assim: uma paixão nasce como uma trovoada, o que muda é o que fazemos com tudo isso depois…”

    rita 6

    Uma trovoada consiste num conjunto de fenomenos intensos associados. Para uma trovoada se formar é necessário que exista elevação de ar úmido numa atmosfera instável. A elevação do ar quente é um mecanismo que tenta restabelecer a estabilidade. O ar mais frio tende a descer e a afundar-se enquanto se mantiver mais frio do que o ar na sua vizinhança.Se elevação de ar é suficientemente forte, o ar arrefece.” Fonte: Wikipedia

    Veja ainda as inspirações de:

    Graziela Peres

    Catarina Gushiken

    Patricia Grejanin

    Jean Michel Bertin

    Fernanda Yamamoto

    Ricardo Athayde

    Felipe Morozini

    Thiago Pethit

    Seba Orth

    Talytha Pugliese

    Dita Von Teese

    Paulo Martinez

    Não deixe de ver
    O plano para trazer John Galliano de volta ao centro da moda
    Bruna Marquezine estreia no Met Gala 2024
    Os looks do Met Gala 2024
    Zendaya surge deslumbrante com um Maison Margiela no Met Gala 2024
    Todos os looks de Lewis Hamilton no GP de Miami de f1
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    FFW