FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Em livro, Michelli Provensi conta os altos e os baixos na vida de uma modelo “normal”
    Em livro, Michelli Provensi conta os altos e os baixos na vida de uma modelo “normal”
    POR Camila Yahn

    Em primeira mão, a capa do primeiro livro da modelo Michelli Provensi ©Divulgação

    A modelo Michelli Provensi lança um livro em que conta suas andanças pelo mundo da moda. “Preciso Rodar o Mundo” (ed. Da Boa Prosa) será lançado no SPFW, que acontece de 28 de outubro a 1° de novembro, no Parque Villa-Lobos. “Queria contar a realidade do universo de uma modelo normal, que não é celebridade”, diz Michelli. “Eu nunca fiz capa de “Vogue” francesa, não fiquei milionária… Sou uma menina normal”.

    E nesse meio, se tem alguém que coleciona muitas histórias, é uma modelo. Muito cedo, às vezes com 14 anos, elas saem para o mundo. Normalmente, a primeira parada, de cara, é o Japão, que serve como uma dura oficina no ofício de fotografar e se virar sozinha. “Passei 10 anos viajando e, no total, dividi apartamento com 127 meninas”, lembra.

    Michelli sempre gostou de escrever e tinha diários que preenchia com muitas histórias, acontecimentos, alegrias e angústias do dia-a-dia de uma jovem fora de casa.

    Há dois anos começou a pensar em juntar essas memórias e publicar em um livro. Então, retomou o contato com as modelos que conheceu ao longo de sua trajetória para resgatar essas histórias. “Tem muita coisa dos meus primeiros anos de profissão, das minhas primeiras experiências”.

    Para Michelli, o livro é uma boa base para quem está começando agora. “Serve também como um guia de curiosidades sobre esse universo ou para mães que vão largar as filhas no mundo. Falo muito sobre cachê, como funciona, as taxas que temos que pagar, os adiantamentos, a relação com os bookers e com as agências e como é morar nos apartamentos com outras meninas”.  A época que Michelli aborda é a partir do início dos anos 2000.

    Tem também histórias saborosas de quando era modelo de prova de grandes marcas, como Givenchy, YSL, Issey Miyake e Yohji Yamamoto. “Na YSL as pessoas tinham medo do Stefano Pilati (diretor criativo na época). Ele era um pouco bravo, rsrs. Quando ele chegava, era aquela correria! Mas ele gostava muito de mim, falava que eu era um cabide muito inteligente…”.

    “Preciso Rodar o Mundo” é um livro rápido, com capítulos curtos. Das 200 páginas, 16 trazem fotos pessoais e profissionais e ilustrações de Filipe Jardim. A primeira edição tem uma tiragem de 10 mil exemplares a R$ 39,90 cada. “É um livro acessível e dá para ser lido no final de semana”.

    A capa, jovial e simples, reúne uma boa equipe por trás: foto de Marcio Simnch, styling de Renata Correa, beleza de Eliezer Lopes, direção de arte de Graziela Peres e intervenção de Filipe Jardim. A abertura é assinada por Gloria Coelho.

    Michelli ainda gravou um clipe para ajudar na divulgação do livro. “Escrevi um rap e gravei com 40 meninos, super produção!”, diverte-se. O vídeo entra no YouTube no dia 7 de outubro.

    Menina de muitos talentos, esperamos que esse seja o primeiro de muitos outros projetos.

    Não deixe de ver
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”