FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Blogueiro mostra o que o povo e a passarela têm em comum
    Blogueiro mostra o que o povo e a passarela têm em comum
    POR Camila Yahn

    Douglas Carlos no Fashion Rio ©Juliana Knobel/FFW

    Às vezes lemos aquelas frases cliché sobre seguir nossos sonhos, nunca desistir ou ir atrás daquilo que nos deixa feliz. Na maioria das vezes pensamos no que realmente gostaríamos de fazer ou de ser. E só.

    Foi o que fez Douglas Carlos, o blogueiro de Gravatá, Pernambuco, que desde fevereiro de 2011 é um dos colunistas do portal IG. Nós encontramos com ele na redação do site no Fashion Rio, que fica bem ao lado do FFW.

    Apaixonado por moda, fez o curso de Design de Moda no SENAC, na capital pernambucana, a duas horas de ônibus de sua casa. E então, Douglas começou o blog de street style “O que o povão usa” em que fotografa looks de rua e os compara com looks de passarela. “Fiz o blog porque me inspirava muito nas pessoas”, diz. “Nunca tive a pretensão de me tornar blogueiro!”

    2nd Floor vs Povão ©Reprodução/Douglas Carlos

    Povão vs Balmain ©Douglas Carlos/Reprodução

    Povão vs Amapô ©Douglas Carlos/Reprodução

    Herchcovitch vs Povão ©Douglas Carlos/Reprodução

    Pelas imagens que ilustram essa matéria (ou simplesmente entrando no blog) vemos similaridades deliciosas entre as ruas e as passarelas. Hoje, sentado em uma cadeira do iG na sala de imprensa do evento, Douglas faz-nos sentir um certo “orgulho alheio”. E sozinho, sem saber, emociona com a sua história e mostra que ainda há quem siga os seus sonhos. Ele conta ao FFW:

    Como surgiu a ideia para o blog?

    Muita coisa que o povo vestia ou eram tendências ou era um look quase igual ao de passarela. Eu estudei Design de Moda e fiz o blog mais para pegar inspiração do que para virar um blogueiro. Aí, como já tinha o blog, não custava nada divulgar! Coloquei no Twitter, no Facebook e ele bombou!

    Sempre foi assim?

    Os looks de passarela vieram depois. Comecei a fazer como se fosse um blog de looks de rua comum. Fotografava e postava. Até que percebi que tinha que fazer uma coisa diferente para manter o blog. E comecei fazendo isso, pode ser que com o tempo vire outra coisa, quem sabe. Agora, tenho um blog que faz sucesso, depois vou ver o que faço.

    Quais são os seus próximos planos?

    Eu não faço planos para o futuro. Nunca pensei em estar aqui sequer! Talvez tenha que ir para São Paulo ou Rio ou outra cidade por causa do trabalho. Mas por mim não saía de Gravatá! Adoro lá.

    Quais foram as primeiras reações das pessoas?

    Muita gente não entendeu o intuito do blog, ainda hoje muita gente não entende. Acham que é para satirizar as pessoas, mas nem passou na minha cabeça isso. Eu fotografo porque eu gosto do look. Tive que fazer um texto para explicar tudo, mas até hoje ainda tem gente que acha que é para satirizar. Deixaram até comentários me xingando. Eu já nem ligo mais.

    Como é o mercado da moda em Pernambuco?

    Trabalhar com moda em Pernambuco é um desafio. Tem uma indústria têxtil muito grande, mas a indústria de moda é pequena ainda.

    As pessoas na rua sabem quem é Douglas Carlos?

    As pessoas na rua não me reconhecem porque eu só fotografo gente comum que as vezes nem vêem que eu estou fotografando.

    Como surgiu a parceria com o iG?

    Quando fiz o blog, em pouco tempo o iG me chamou para fazer uma matéria e três meses depois tava trabalhando com eles.

    Como foi fazer o curso tão longe de casa?

    Foi um sacrifício que valeu a pena! Eu saía de casa todos os dias às 10h30 e chegava às 13h no curso. Tinha aula até às 17h e daí só chegava em casa umas 19h30. E ficava fazendo os trabalhos. Eu não tinha como trabalhar porque nem dava tempo, então meus pais pagavam tudo. Ônibus, material…nunca passei fome para poder fazer o curso, mas sempre dava um aperto.

    Seus pais sempre apoiaram?

    A minha mãe sempre apoiou muito. E quando comecei a trabalhar com o iG ela saiu divulgando pra todo o mundo! Meu pai sempre falou que eu não ia ganhar dinheiro com moda (risos!) Pai sempre quer que a gente seja médico, advogado… mas ele agora vê que valeu a pena. Hoje, os dois estão muito orgulhosos de mim por verem até onde eu cheguei!

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!