FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Alexander Wang é acusado por trabalho escravo em Nova York
    Alexander Wang é acusado por trabalho escravo em Nova York
    POR Augusto Mariotti

    Alexander Wang, em sua loja em Nova York ©reprodução The Selby

    Sempre quando ouvimos notícias que envolvem a exploração de funcionários por empresas do segmento de moda, são nomes como as gigantes Zara, H&M, Topshop, Nike e Puma os alvos das denúncias.

    Desta vez, o foco está sobre um estilista de menos de 30 anos, o americano Alexander Wang, um dos mais festejados da cena em Nova York.

    Filho de pai taiwanês, Wang está sendo processado em US$ 50 milhões através de uma ação judicial de cerca de 30 funcionários seus, segundo conta o “New York Post”. Eles alegam que Alexander e seu irmão Dennis violaram diversas leis trabalhistas, criando condições de trabalho cruéis e fazendo a equipe trabalhar em um local “sufocador” e “sem janelas”, conforme descreveu uma testemunha.

    A queixa ainda diz que os funcionários eram obrigados a trabalhar 16 horas por dia sem direito a hora extra, resultando em problemas de saúde em parte dos trabalhadores. Um deles, Wenyu Lu, de 56 anos, disse ter sido despedido após reclamar das condições de trabalho. Seu advogado ainda contou que ele chegou a desmaiar após um turno ininterrupto de 25 horas. Lu disse que foi ameaçado de ser mandado embora caso não seguisse as ordens, que incluía tricotar à perfeição um par de calças de couro em apenas quatro horas. Lu diz que normalmente esse trabalho levaria 12 horas para ser feito.

    Como pode um profissional jovem como Wang, que cresce na indústria em uma época de descobertas de trabalho escravo, repetir o feito de grandes companhias? Sua própria empresa deu um pulo de uns anos para cá e houve um investimento óbvio em sua marca, que ele insiste em dizer que é familiar.

    Qual o tamanho de sua ambição ou pressão para que ele opte por esse caminho? Wang planeja abrir mais 15 lojas até o final deste ano, mas até lá muita água vai rolar. De queridinho a explorador, o estilista ainda não comentou o assunto oficialmente.

    + Leia mais sobre o trabalho escravo

    Não deixe de ver
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    FFW