FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    A nova fase de Fabia Bercsek: figurino de ballet, site, videoarte e +!
    A nova fase de Fabia Bercsek: figurino de ballet, site, videoarte e +!
    POR Redação

    fabia-bercsek©Hugo Toni/FFW

    Após um ano low-profile, depois de descontinuar sua marca, a estilista (e ilustradora, artista, atriz, videomaker) Fabia Bercsek marca seu retorno em grande estilo. Fabia, ou Fackya (nome ao qual ela aderiu nesta nova fase) assinou o figurino do novo espetáculo da coreógrafa e bailarina Deborah Colker. “Tatyana” é uma versão dançada do romance “Eugênio Oneguin”, escrito pelo escritor russo Aleksandr Pushkin, no século 19. A atmosfera de romance do poeta romântico foi a principal inspiração. “O figurino foi todo criado com o romantismo, dândi e homem do campo”, afirmou Fabia ao FFW.

    O trabalho com o figurino do espetáculo começou no final do ano passado. “Quando cheguei, o espetáculo já estava praticamente montado, eles já estavam ensaiando há quatro meses”, conta. A indicação veio de Carlos Pazetto, produtor de eventos. “Eles se identificaram com meu trabalho, viram que tinha a ver com a história que a companhia estava contando. Tive que entrar no universo da dança, foi uma nova descoberta, um momento de lidar com a roupa novamente, com a vestimenta em outro suporte, que é a dança, o ballet”.

    ballet-deborah-colkerO espetáculo já foi apresentado no Festival de Teatro de Curitiba, mas a estréia oficial será no dia 25 de maio, no Theatro Municipal do Rio ©Reprodução/Bruno Tetto

    Fabia revelou que já fez figurino, mas desta vez foi diferente. “Ando fazendo o figurino da [cantora] Lovefoxx nos seus últimos shows, mas na dança é diferente, não pode atrapalhar os passos, se o tecido voa ou não, tudo faz diferença. A movimentação, o esporte, a forma como a roupa se comporta, a personalidade da roupa em si… Foi um trabalho muito desafiador para mim”, ela afirma.

    A artista define esta nova fase como um marco em sua carreira. No último sábado (09.04), seu novo site foi ao ar, com um vídeo idealizado e protagonizado pela própria. “Acabei de lançar meu site com um ‘vídeo comunicação’, com figurino, styling e atuação bem próprios. Estou me reposicionando, mas nunca abandonei a moda”, garante.

    ultimo-desfile-da-fabiaO último desfile de Fabia no SPFW ©Agência Fotosite

    Ela lançará coleções pockets, mas sem o compromisso de desfilar na temporada de moda. A partir do dia 09 de maio, os órfãos da marca FB poderão conferir a primeira leva de peças — feitas da maneira mais artesanal possível — e comprá-las pela internet. “Quero explorar a internet como campo gráfico, de comunicação e que vai me ajudar a trabalhar com uma moda mais personalizada. O que eu quero atingir com as vendas não é nada grandioso, mas quero comunicar meu trabalho grandiosamente. Minha visão, meu trabalho e por consequência, as roupas, pinturas ou ilustrações, até as performances. Estou me amarrando a tudo o que gosto e sempre quis fazer”.

    video-fabiaImagem do novo site da artista ©Reprodução

    Fabia quer aproveitar esse recomeço para colocar mais sua mão em suas criações. “Quero eu mesma estampar, bordar e tricotar as peças. Foi isso que fez eu me destacar no começo e pretendo retomar isso. Meu trabalho vai voltar a ser a verdade física de que a arte e a moda podem existir e caminhar juntas”. Bem vinda de volta!

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar
    Maxi bags: as bolsas grandes estão de volta