“O Brasil é ótimo para vivenciar coisas novas”, diz Tim Blanks ao FFW

16/12/2011

por | Gente

Tim Blanks no lançamento das fragrâncias Escentric Molecules ©Juliana Knobel/FFW

Tim Blanks, o editor de um dos mais acessados e prestigiados sites de moda, Style.com, esteve na quinta-feira (15.12) no MAM, em São Paulo, a convite do ex-diretor criativo e atual importador de fragrâncias de luxo no Brasil, Ian Bird, para dar a cara a um leque de fragrâncias que promete dar o que falar. Ou que cheirar.

Um habitué em solos brasileiros – esta é a 5ª vez que visita o Brasil – Tim contou ao FFW que vê o país como o “mercado do futuro” e que está curioso para ver o que a moda brasileira vai importar e, principalmente, exportar nos próximos tempos: “O Brasil faz parte de um processo educacional. E a moda é uma parte importante desse processo. Cada vez mais a moda brasileira explora o seu potencial cultural, o que a torna muito importante no cenário atual, se pensarmos no tamanho do Brasil”.

Para o editor, o país está numa ótima fase para as marcas se estabelecerem: “O Brasil é um laboratório! Um ótimo lugar para experimentar coisas novas”.

O que justifica a sua visita. A gama de essências às quais Tim Blanks empresta seu prestigio é também fruto de experimentos. Geza Shoen, físico alemão e perfumista idealizador das fragrâncias, queria oferecer algo único. E parece que conseguiu, já que os aromas da linha Escentric Molecules são constituídos na sua essência por um elemento químico: o Isso E Super. Este elemento, como explicou a farmacêutica da marca, Cassiana Mendes, tem como objetivo ativar os feromônios naturais de quem o usa. “Os feromônios são uma substância química, sem cheiro perceptível, que permitem o reconhecimento mútuo e sexual dos indivíduos. Daí deles serem chamados de Poção do Amor”, diz.

Mas não é só. Além de ativarem o seu charme natural, podem ser usados sozinhos ou com o seu perfume habitual e ainda têm a vantagem de modificar o cheiro de acordo com quem o usa. “Todas as essências são iguais, frutos, flores, mais cítricas, doces… Acho legal existir um perfume que não é assim, que tem a personalidade de quem o usa”, diz Tim.

E se Tim diz, o melhor mesmo é confiar. Por isso Ian Bird o escolheu para embaixador da marca: “Quando ele escolhe alguma coisa, e foi assim sempre na carreira dele, é porque é importante. Eu poderia ter escolhido uma top model. Mas aí não seria verdadeiro. As modelos dão a cara para várias coisas… como saber quando elas estão falando sério ou só fazendo o seu trabalho?”, questiona Ian.

É uma linha que pretende trabalhar com a exclusividade, essa que, nos dias de hoje, é difícil de encontrar. “A internet mudou a moda. Se nos anos noventa, assistimos a uma democratização da moda, agora, com a internet, é a democratização total. O acesso mudou e a exclusividade mudou com ele”, diz Tim, expert quando o assunto é moda na internet.

Num mundo em constante mudança e evolução, Tim tem conseguido manter-se à frente, e o seu conselho é simples: “Refletir sempre o que se passa na realidade e a sua volta. Num ambiente em que encontramos de tudo, o importante é procurar saber mais sobre os assuntos e informar melhor as pessoas. Stay Curious! (Mantenha-se curioso). É o meu lema!”

As fragrâncias serão vendidas online numa primeira fase, no site da Espirito Bird, e só depois estarão disponíveis nas lojas.

Veja como foi o lançamento no MAM, em São Paulo

Preço:

Molecule 01: R$ 480

Escentric 01: R$ 380

The Beautiful Mind: R$ 594

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©Juliana Knobel/FFW
Ian Bird e Renata Bravo, respectivamente presidente e administradora da Espirito Bird