FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Fotógrafo holandês registra história de jovens designers da periferia
    Fotógrafo holandês registra história de jovens designers da periferia
    POR Redação

    Imagem da exposição “O dom da periferia” ©Ahmet Polat/Divulgação

    Fica em cartaz até quarta-feira (31.07), na DOC Galeria, Vila Madalena, a exposição “O dom da periferia”, que registra a história de quatro jovens designers das redondezas da favela do Campo Limpo, em São Paulo. Em 2006, o fotógrafo holandês Ahmet Polat esteve no Brasil para a primeira parte do projeto, seguindo a rotina dos então iniciantes no mercado de moda Mariana Machado, João Carlos Monteiro, Leandro Benites e Bruna Medeiros. Durante três semanas, ele os acompanhou no pequeno estúdio da ONG Estrela Nova, onde aprendiam costura e modelagem; na corrida para concorrer a bolsas de estudo no IED Moda & Design; e no trabalho no backstage do SPFW, o maior evento de moda do país.

    Hoje, de volta ao Brasil, Polat reencontrou os quatro designers e está em contato com eles há três semanas, produzindo uma nova série de imagens que mostram a evolução de suas carreiras: Mariana lançou sua própria marca de streetwear, chamada Calvário; João Carlos desenvolve figurinos para o teatro do Clube Paulistano e trabalha em um ateliê de moda; Leandro trabalha para a SAAD, além de tocar seus próprios projetos através dos quais foi selecionado para participar do Movimento HotSpot; e Bruna abriu seu ateliê no Campo Limpo e produz para diversas lojas — de lá saem modelagens para grifes como Daslu e Cris Barros. Fazem parte da exposição fotos clicadas durante os dois períodos.

    O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Amsterdã e da Mondrian Foundation, que visam realizar um intercâmbio entre as cidades de São Paulo e a capital da Holanda, com foco na indústria criativa e de educação. A produção é de Stijntje Blankendaal.

    O fotógrafo Ahmet Polat nasceu em 1978, no sul da Holanda, filho de mãe holandesa e pai turco, e atualmente mora em Istambul. Vencedor do prêmio “Young Photographer” do International Center of Photography, tem um trabalho marcado pelo questionamento de noções pré-concebidas de identidade, tradições e rituais diários. Ele é representado pela galeria X-Ist, de Istambul.

    “O dom da periferia” @ DOC Galeria
    De 27 de junho a 31 de julho (abertura para convidados: 26 de junho, às 20h)
    De segunda a sexta das 11h às 19h; sábado das 11h às 14h
    Rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena, São Paulo
    (11) 3938-0130

    + Veja mais imagens da exposição “O dom da periferia”:

    Não deixe de ver
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Para ficar de olho: o fotógrafo e diretor londrino Gabriel Moses
    Rocksport x Hick Duarte
    FFW SHOOTING: ROGAI POR NÓS
    Fotógrafa documenta as casas de bronzeamento em novo livro
    Shooting: Sinestesia
    FFW Shooting: HELOÁ
    FFW Shooting: Axé
    Shooting AFROTERRESTRE