FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Edição de 50 anos do calendário Pirelli traz fotos feitas por Helmut Newton em 1986
    Edição de 50 anos do calendário Pirelli traz fotos feitas por Helmut Newton em 1986
    POR Redação

    Foto feita por Helmut Newton para o calendário de 1986, mas que ficou arquivada e agora estará na edição 2014 ©Helmut Newton/Divulgação

    Para festejar os 50 anos do calendário Pirelli, a empresa não “produziu” as fotos da edição 2014. Em vez disso, resolveu publicar a folhinha de 1986, realizada por Helmut Newton há quase 30 anos e que estava guardada no arquivo histórico da companhia. A edição do próximo ano foi lançada na noite desta quinta-feira (21.11) em Milão, em uma noite de gala para aproximadamente 800 convidados.

    O calendário foi criado pela Pirelli UK e publicado pela primeira vez em 1964. Rapidamente, ele ganhou status de cult e virou um forte instrumento de comunicação. Em meados da década de 1980, a Pirelli Itália, percebendo o poder da publicação, resolveu fazer uma edição para 1986 por sua conta e risco. Enquanto os ingleses tinham confiado o trabalho ao fotógrafo americano Bert Stern, os italianos investiam em outra versão contratando o alemão Helmut Newton. No fim das contas, o trabalho de Stern foi o escolhido para representar o ano de 1986, e o calendário concebido por Newton foi arquivado.

    Os dias da semana de 2014 são os mesmos de 1986, de 1º de janeiro a 31 de dezembro, o que permitiu que a nova edição respeitasse também o layout do projeto original de Newton. A folhinha 2014 é composta por 12 fotos autorais em branco e preto, acompanhadas de 29 imagens de backstage que restituem a produção realizada entre Chianti e Montecarlo, em 1985. O ensaio feito por Helmut Newton inclui uma brasileira, a ex-modelo Betty Prado, na época com 23 anos.

    Veja o vídeo feito pela Pirelli para divulgar a edição de 50 anos do calendário:

    Durante o lançamento da edição 2014, também foi inaugurada uma retrospectiva histórica, que estará aberta ao público neste sábado e domingo (dias 23 e 24.11) em Milão. São 160 imagens de mais de 30 fotógrafos que contam a história dos 50 anos do calendário Pirelli.

    As comemorações incluem uma sessão comemorativa produzida em Nova York pelos fotógrafos Peter Lindbergh e Patrick Demarchelier. As modelos selecionadas representam a identidade visual da história recente da publicação, e entre elas estão as brasileiras Alessandra Ambrosio e Isabeli Fontana.

    A brasileira Betty Prado em duas imagens que estarão no calendário 2014 ©Helmut Newton/Divulgação

    Fotos feitas por Helmut Newton para o calendário de 1986, mas que ficaram arquivadas e agora estarão na edição 2014 ©Helmut Newton/Divulgação

    Não deixe de ver
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Para ficar de olho: o fotógrafo e diretor londrino Gabriel Moses
    Rocksport x Hick Duarte
    FFW SHOOTING: ROGAI POR NÓS
    Fotógrafa documenta as casas de bronzeamento em novo livro
    Shooting: Sinestesia
    FFW Shooting: HELOÁ
    FFW Shooting: Axé
    Shooting AFROTERRESTRE
    FFW