FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    #FFWprofile: conheça artista plástica Maya Hayuk
    #FFWprofile: conheça artista plástica Maya Hayuk
    POR Redação

    cantao 2Desfile da Cantão no Fashion Rio inverno 2011 ©Gabriel Cappelletti/Agência Fotosite

    Quem chegava ao desfile da Cantão no Parque Lage, zona sul do Rio de Janeiro, se surpreendia não só com a natureza aos pés do morro do Corcovado, como também com as enormes esculturas de tecido espalhadas pelos galhos das árvores perto da passarela. Eram as obras da artista norte-america Maya Hayuk, convidada pela equipe de estilo da marca para criar estampas da coleção inverno 2011 e fazer a cenografia do desfile da grife no Fashion Rio inverno 2011.

    Muralista, pintora e fotógrafa, Maya é reconhecida pelo trabalho com cores e já colaborou com artistas como M.I.A., TV on the Radio e The Beastie Boys.

    Andrew Deitsh, Maya Hayuk, Elisita Punto ©Juliana Knobel

    Andrew Deitsh, Maya Hayuk, Elisita Punto ©Juliana Knobel

    Esta é a sua primeira vez no Rio de Janeiro? A cidade correspondeu as suas expectativas?

    Esta é a minha segunda vez no Rio, terceira vez no Brasil _todas desde agosto de 2010. A minha vida toda eu tive vontade de vir para cá, porque eu sempre senti uma espécie de conexão com o lugar, que eu não consigo explicar exatamente. Todas as expectativas que eu talvez tivesse foram superadas e eu me apaixonei.

    Como começou essa colaboração com a Cantão? Você já conhecia alguém da grife?

    A Ludmila Bruscky (estilista da marca) viu meu trabalho em uma revista promovendo um evento da “Rojo Magazine” em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som, e sentiu que nós estávamos pensando e trabalhando na mesma freqüência _e ela está certa.

    E como foi o processo de criação para a Cantão?

    Eu criei algumas pinturas grandes que dei para a Cantão, e a designer de lá as transformou em design têxtil que agora está sendo usado em grande parte da coleção. A equipe da Cantão veio para o meu estúdio no Brooklyn (em Nova York), onde o fotógrafo Vavá Ribeiro fez lindas imagens da modelo, Caroline Trentini, usando minhas pinturas como background. Então, para o desfile, eu trabalhei com a Helena Zollinger (a mesma designer da Cantão que trabalhou no meu design têxtil), e a artista Elisita Punto, do Chile, para criar uma atmosfera de mágica para o desfile de inverno. Eu fiz para as árvores esculturas de tecido e flores de cores intensas que ficavam penduradas nos galhos.

    Como é a sua relação com a moda em geral? Você vê similaridades com o seu trabalho criativo?

    É um só mundo criativo, na verdade. Minha relação com a moda neste patamar é muito nova e excitante. Eu já fiz muitos designs para camisetas, designs de tênis para a Reebok e pintei óculos para a Ray-Ban, mas este projeto com a Cantão vai muito mais fundo na arte da moda do que eu havia explorado anteriormente.

    Você tem algum projeto em andamento em que devemos ficar de olho?

    Eu volto para o Rio em abril para mais uma exposição com a “Rojo”, desta vez no MAM e também na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Eu vou trabalhar com as mesmas esculturas que eu criei para a Cantão, mas vou remodelá-las para um novo projeto e ideia… eu ainda não sei exatamente o quê.

    + mayahayuk.com

    + Clique aqui para ver a coleção completa da Cantão no Fashion Rio 2011

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!