FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    FFW Visita: Joanna Moura, do blog megahit “Um Ano Sem Zara”
    FFW Visita: Joanna Moura, do blog megahit “Um Ano Sem Zara”
    POR Redação

    joanna_033Joanna, em sua casa ©Juliana Knobel

    Joanna Moura, ariana de 27 anos e publicitária, é dona de um blog de moda que alcançou fama em menos de 60 dias – já foi mencionado na revista “Veja SP”, no programa It MTV, e até no Fantástico –, e é diferente de todos os que estão fazendo sucesso: embora o blog seja de moda, chama-se um “Um ano sem Zara”, nome que já dá a dica de que Joanna ficará 365 dias sem consumir moda — nem na Zara, nem em lugar nenhum.

    O blog surgiu logo depois de Joanna — baiana, filha de pai carioca e mãe escocesa — ter tomado a decisão de frear sua veia consumista: “Eu moro com meu namorado, em um apartamento alugado, e o proprietário resolveu vender. Como a gente gosta muito daqui, meu namorado sugeriu que se tivéssemos um dinheiro guardado, poderíamos comprá-lo. Foi quando percebi que não tinha um real na conta, e as coisas mais caras que eu tinha provavelmente estavam no meu armário”. Como a proposta de ficar tanto tempo sem sacar o cartão de crédito e sair de uma loja cheia de sacolas não é a coisa mais fácil do mundo, a publicitária resolveu criar o blog porque dessa forma ela também assumiria o compromisso com outras pessoas além dela. “Eu pensei ‘não vou conseguir sozinha, vou me boicotar’, então com o blog, mesmo que apenas uma pessoa o lesse, eu estaria me comprometendo com ela também”.

    E a coisa funcionou, visto que a média é de 12 mil visualizações por dia, com picos de 20 mil, e os leitores fazem mesmo o papel de vigilantes. “Quando eu apareço com alguma coisa de coleção recente de alguma loja, as pessoas comentam ‘mas isso é da coleção X, como você tem?’, e aí eu tenho que explicar que ganhei de alguém ou fiz uma troca. Elas ficam de olho!”.

    E os famosos jabás, como a recém-blogueira vai lidar com eles? “Algumas marcas já falaram que queriam me enviar coisas, mas não aceitei. Não é correto, já que o intuito é passar um ano apenas com as coisas que eu já tenho no guarda-roupa. E o blog incentiva outras pessoas que estão na mesma situação que eu, então seria injusto eu aceitar coisas das marcas, porque as outras pessoas que também querem ficar sem comprar não vão ganhar coisas, entende?”.

    joanna_020©Juliana Knobel

    Em meio a tantos blogs de moda que só fazem incentivar o consumismo — Joanna mesmo contou que ao terminar de ler alguns blogs, ficava com a sensação de que precisava comprar essa ou aquela peça de roupa, e que sentia falta de dicas que ajudassem a render looks com o que já se tinha –, o “Um Ano sem Zara” é mesmo um respiro de ar fresco nessa poluição de “tem-que-ter” e “tendência para ficar de olho” que assola a internet.

    E não há melhor personagem para estrear nossa seção “FFW Visita”, onde nosso leitor será levado a conhecer o interior da casa — e do closet — de pessoas inspiradoras e interessantes.

    Seja bem-vindo e sinta-se em casa!

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar