FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Especial Verão 2012: os sapatos e bolsas que você ainda vai querer
    Especial Verão 2012: os sapatos e bolsas que você ainda vai querer
    POR Redação

    abre©FFW

    Continuando a nossa série de reportagens sobre as novidades que a moda brasileira preparou para o Verão 2012, esta semana o FFW fala sobre sapatos e bolsas — as cores, os saltos, os formatos e os tamanhos que devem fazer a cabeça dos consumidores na próxima estação.

    Depois de várias temporadas seguidas trazendo sapatos pesados e fechados, muitas vezes apontando para um modelo abotinado, o Verão 2012 retoma os calçados mais típicos do calor, com muito pé à mostra.

    “Acho que as sandálias estão com mais cara de sandálias de verão. Explico: há algumas estações elas vinham muito pesadas, quase invernais, cobrindo bastante os pés ou abotinadas. Até o oxford, mais apropriado para o inverno, chegou a aparecer com força em alguns verões. Agora é a vez da sandália como sempre conhecemos, com tiras e pés à mostra, seja o salto pesado ou não”, aposta Susana Barbosa, editora de moda da “Elle”.

    ellus-pedrolourencoEllus e Pedro Lourenço ©Fotosite/FFW

    animale-amapo-cavaleraAnimale, Amapô e Cavalera ©Fotosite/FFW

    Os saltos da próxima estação aparecem mais grossos e confortáveis. Para a equipe do WGSN Brasil, o verão abre espaço para as plataformas e as cores fortes nos acessórios.

    Para a editora de moda Susana Barbosa, a aposta é parecida. “Acho que o que mais teve de diferente desta vez é que as sandálias com aquela plataforma meia pata, pesada, perderam espaço para as com plataformas retas ou anabelas, muitas vezes recobertas de tecidos estampados ou materias rústicos. Em contrapartida vimos também um retorno das sandálias mais delicadas, de tirinhas, sem plataforma alguma. Ainda é um retorno tímido, mas daqui a algumas estações, certamente elas vão pegar.”

    andrea-marques-new-orderAndrea Marques e New Order ©Fotosite/FFWsalinas-tritonSalinas e Triton ©Fotosite/FFWauslander-secondfloorAusländer e 2nd Floor ©Fotosite/FFWnicakessler-acquastudioNica Kessler e Acquastudio ©Fotosite/FFWneworder-alessaNew Order e Alessa ©Fotosite/FFW

    E lembra que falamos dos creeper shoes? Aqueles sapatos com uma espécie de plataforma reta para os meninos também apareceram em alguns desfiles aqui no Brasil.

    british-ellusBritish Colony e Ellus ©Fotosite/FFW

    Bolsas pequenas e na mão

    As máxi-bolsas, prontas para carregar o que as mulheres precisavam o dia inteiro, parecem ter sumido de vez. Nas passarelas do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week de Verão 2012, as bolsas apareceram em várias cores e formatos, mas quase sempre pequenas e — alô Prada! — seguradas na mão.

    colcci-teca-aguaColcci, Têca e Água de Coco ©Fotosite/FFWaquastudio-reinaldoAcquastudio e Reinaldo Lourenço ©Fotosite/FFW

    “As bolsas aparecem mais coloridas, mas continuam em vários formatos, deste a clutch até as tote bags (bolsas maiores, com jeito de sacola)”, observa Susana Barbosa.

    adrianadegreas-neworder-ellusAdriana Degreas, New Order e Ellus ©Fotosite/FFW

    + Especial Verão 2012: os temas da moda da estação

    + Especial Verão 2012: os caminhos da moda praia brasileira

    Próximo capítulo: jeanswear

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!