FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Ame ou odeie: novos creepers da Prada são hit na moda masculina
    Ame ou odeie: novos creepers da Prada são hit na moda masculina
    POR Redação

    prada_abrePradismo ©Reprodução

    É um consenso: tudo o que Miuccia Prada coloca nas passarelas torna-se desejo instantâneo da população fashionista, instiga diversas cópias ao redor do globo e faz todo mundo querer se vestir do mesmo jeito.

    A peça-hit da vez são os “brogues-creeper-shoes”, nome comprido para os sapatos tipo brogues (uma espécie de Oxford, só que mais formal) com solado alto, quase como uma plataforma, desfilados no Verão 2011, tanto no feminino quanto no masculino da marca italiana. Que o sapato faria sucesso com as mulheres já era possível prever, mas acontece que a versão masculina também caiu no gosto dos homens – geralmente tidos como menos abertos às ousadias da moda. O item esgotou e agora tem até lista de espera para adquirir um par, que custa cerca de € 550 e pode ser customizado. As cópias pipocam por toda a internet, custando menos de US$ 100.

    creeper_90Os creeper shoes dos anos 90 ©Reprodução

    O modelo é quase uma releitura dos “brothel creepers”, hit dos anos 90 e da cultura clubber, mas que ganhou as ruas mesmo nos anos 70, quando Malcolm McLaren e Vivienne Westwood (namorados na época) abriram uma loja em Londres chamada “Let it Rock” e começaram a comercializar o modelo, que fez um enorme sucesso. Miuccia repaginou os “brothel” com ares tropicais no solado mesclados a aparência formal dos brogues.

    Para o editor de moda da “MAG!”, Paulo Martinez, os sapatos podem funcionar no Brasil: “Quem vai comprar, aqui e lá fora, são as pessoas “trendy”, que vão usar essa estação e depois vão querer ver só daqui a 15 anos, quando já for vintage”.  O stylist Thiago Ferraz aprova o modelo. “É um sapato incrível, boto a maior fé. A Prada fez uma versão com a sola bem carregada e que remete aos sapatos clubbers dos anos 90. Mas todos os desfiles masculinos do Verão 2012 vieram com a mesma estrutura de sapatos, só que com as solas mais vida real. O que eu tenho, por exemplo, é um do Paul Smith, que é adaptado para um solado mais confortável, mais para a rua”. Aqui no Brasil a British Colony também fez sua versão, mas ao invés dos brogues, atualizou docksides com solados altos.

    sapatos2012Burberry, Prada e British Colony com suas versões de creeper shoes para o Verão 2012 ©GQ e Agência Fotosite

    “Como é um sapato clássico (por causa do brogue), dá certo com tudo, mas depende do gênero que você faz. Pode até sair todo colorido, como mostrou na passarela, mas eu sou meio contra sair inteiro de Prada, sabe? Fico até espantado de todo mundo querer esse sapato. Aconselharia a sair do seu jeito!”, finaliza Martinez.

    + Veja na galeria como os creeper shoes estão sendo usados

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!