FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Spectacle”: videoclipes musicais icônicos são tema de festival em São Paulo
    “Spectacle”: videoclipes musicais icônicos são tema de festival em São Paulo
    POR Redação

    Exposição “Spectacle: the music video”, parte do “Music Video Festival (m-v-f)”, fica em cartaz até 27 de janeiro no MIS ©Divulgação

    Para quem gosta de videoclipes (e quem não gosta?), fica em cartaz até o dia 27 de janeiro no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, a 1ª edição do “Music Video Festival (m-v-f)”, com exibição de videoclipes, filmes sobre música, DJ sets, bate-papos com convidados nacionais e internacionais e uma exposição inédita no Brasil, montada originalmente no Center of Contemporary Arts de Cincinnati (EUA) e adaptada para o país com a ajuda do jornalista e cineasta Duda Leite.

    A mostra “Spectacle: the music video” celebra o videoclipe como forma de arte e traça sua história por meio de exemplos importantes de quem soube utilizá-lo para definir sua identidade junto ao público – Devo, Beastie Boys, Madonna, OK Go e Lady Gaga, entre outros. Objetos utilizados na gravação de clipes icônicos poderão ser vistos por lá: os desenhos originais de “Take On Me”, do A-ha, e as peças de lego de “Fell in Love With a Girl”, do The White Stripes, são dois destaques.

    Cerca de 350 vídeos fazem parte da exposição, que é dividida em núcleos temáticos: em “Agent Provocateur”, por exemplo, ficam os clipes polêmicos; já em “Body Language” estão exemplares com as melhores coreografias. Para a montagem em São Paulo, Duda Leite selecionou clipes nacionais para integrarem o conteúdo internacional, incluindo trabalhos como “Made in Japan”, do Pato Fu, “Ex-quadrilha da fumaça”, do Planet Hemp, e “América do Sul”, de Ney Matogrosso, considerado o primeiro videoclipe exibido na TV brasileira.

    “Spectacle: the music video” busca também revelar as contribuições importantes do videoclipe em outras áreas, destacando que “muitas técnicas de filmagem que prevalecem até hoje foram testadas primeiro em vídeos musicais. E algumas das personalidades cinematográficas mais inovadoras do cenário atual (David Fincher, Michel Gondry, Spike Jonze, Mark Romanek e outros) desenvolveram sua assinatura pessoal por meio da experimentação com videoclipes”.

    Além de “Spectacle: the music video”, fazem parte da programação de “Music Video Festival (m-v-f)” um dia dedicado a video screenings, palestras e premiações envolvendo convidados brasileiros e internacionais, no dia 19 de janeiro (Jerry Casale, do Devo, e Kahlil Joseph são dois dos confirmados); e o M-v-f Screenings, uma agenda semanal com filmes independentes e avant-garde relacionados ao tema musical, inéditos em São Paulo, nos dias 13 e 20 de dezembro e 19 e 24 de janeiro (esta última sujeita a alteração).

    Music Video Festival (m-v-f)
    De 12 de dezembro de 2012 a 27 de janeiro de 2013
    Terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
    Espaço Expositivo 1º e 2º andar, Espaço Redondo (1º andar) e Auditório MIS (173 lugares)
    A entrada para a exposição “Spectacle: the music video” é R$ 4 (R$ 2 meia). Menores de cinco anos não pagam
    A entrada para o M-v-f Screenings é gratuita (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS)
    Classificação livre

    Museu da Imagem e do Som de São Paulo
    Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
    (11) 2117-4777
    + mis-sp.org.br

    + Veja mais imagens da exposição “Spectacle: the music video”:

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador