FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Triângulo amoroso é tema de novo longa do diretor Xavier Dolan
    Triângulo amoroso é tema de novo longa do diretor Xavier Dolan
    POR Camila Yahn

    HeartbeatsCena de “Amores Imaginários” ©Reprodução

    O FFW esteve presente na cabine do filme “Amores Imaginários” (Les Amours Imaginaires, no original), do jovem diretor canadense Xavier Dolan.

    Aos 21 anos, este é o seu segundo filme. No lançamento, dentro da seleção da mostra Un Certain Regard, em Cannes 2010, Xavier foi ovacionado pelo público. Seu primeiro longa, “I Killed My Mother”, realizado quando ele tinha apenas 19 anos, já causou um auê e venceu três prêmios no Director´s Fortnight, também em Cannes, 2009. Seu próximo projeto é o filme “Laurence Anyways”, que conta a história de amor de um casal depois que o homem passou por uma operação de sexo. Homossexual, Dolan sempre insere essa temática em seu trabalho. Ele mesmo diz que seus filmes não são gays, mas naturalmente abrange aspectos dessa cultura.

    Outra coisa impressionante é o controle – e a energia – que ele tem sobre sua obra: No caso de “Amores Imaginários”, Xavier escreveu, produziu, dirigiu, editou, atuou, fez a direção de arte e o styling. É impressionante, claro. Agora, se ele for analisado como um cineasta qualquer, há de se ressaltar muitas referências de cineastas como Bernardo Bertolucci e Jean-Luc Godard, que aparecem pela história. Mas no caso de Dolan, isso mais parece uma homenagem e aqui vai um exemplo: ao longo do filme, pensamos em “Os Sonhadores”, de Bertolucci, com Louis Garrel, novo ícone do cinema francês. Não só por algumas atmosferas e similaridades no enredo, mas também pela presença do irresistível Niels Schneider. “É o novo Garrel”, pensamos. E de repente, o próprio aparece em uma participação especial em um momento estratégico do filme.

    heartbeats_04Niels Schneider no papel de Nicolas ©Reprodução

    Bom, sem estragar nada, a história é simples assim: dois amigos, Marie (Mona Chokri) e Francis (Xavier Dolan), se apaixonam pelo mesmo menino, Nicolas (Niels Schneider). E a partir daí, acompanhamos o desabrochar de sentimentos diversos entre eles e em relação a Nicolas. Amores que brotam, ciúmes encobertos, paixões platônicas e jogos de sedução que fazem crescer a rivalidade entre Marie e Francis. “É um filme sobre perspectivas e pontos de vista sobre o amor”, disse Dolan à imprensa internacional. “Queria mostrar como a gente tende a engrandecer a pessoa pela qual nos apaixonamos”. E com só 21 anos, Dolan certamente está descobrindo sentimentos e emoções ao mesmo tempo em que constrói seus personagens.

    “Amores Imaginários” entra em cartaz dia 18.11. Veja o trailer abaixo.

    Não deixe de ver
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    FFW