FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Transformer”
    “Transformer”
    POR Redação

    Instalação pertencente à mostra “TRANSFORMER”, de Ricardo de Castro ©Divulgação

    A Casa Triângulo, galeria de arte contemporânea fundada em 1988 no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, apresenta, desde o dia 26 de junho, a exposição “TRANSFORMER”, segunda individual do artista plástico Ricardo de Castro. A partir da reunião de várias técnicas, as obras, que abrangem colagens, esculturas, fotografias, pinturas e uma instalação, pretendem debater o papel do homem como agente transformador, além de possibilitar ao espectador a participação ativa no desenvolvimento das peças convertendo-se, de forma explícita, em causa e efeito.

    A partir da intervenção arquitetônica e das ações performáticas, chamadas por Ricardo de “ações abravanadas”, o corpo é assumido como parte da obra, tornando-se elemento ativador do processo artístico. A exposição “TRANSFORMER” dá destaque a essa característica, especialmente na instalação “site specific” criada no piso térreo da galeria, que, de acordo com o próprio Ricardo, é “um redesenho espacial que cristalizou um retângulo vermelho projetado no espaço, em que as pessoas puderam, durante a abertura do vernissage, transformar com o “objeto transmutável nº 1”, um volume de vidro preenchido com tinta que desenvolvi para ser jogado no espaço vermelho gerando explosões de cores e recriando uma nova sensação espacial”.

    “Objeto transmutável nº 1” em várias cores ©Divulgação

    Além da instalação, Ricardo destaca mais três obras: “a foto intitulada “Totem Magia”, que é um registro de uma ação que realizei na Quebrada da Morte, no Deserto de Atacama, no Chile; as “Bombastic Splash Paintings”, pinturas realizadas através da ação do corpo no espaço, e a escultura “Transformer”, que tem como elemento principal uma turmalina negra, pedra purificadora que transforma a energia densa em uma vibração mais leve”. Em conversa com o FFW, o artista, muito simpático, contou que a principal inspiração para a exposição foi um vídeo do alemão Joseph Beuys, também chamado “Transformer”. A mostra fica em cartaz até o dia 21 de julho.

    ”Totem Magia”, fotografia tirada na Quebrada da Morte, no Deserto do Atacama, no Chile ©Divulgação

    “TRANSFORMER” @ Casa Triângulo
    26 de junho a 21 de junho
    De terça a sábado, das 11h às 19h
    Rua Pais de Araújo, 77, Itaim Bibi, São Paulo – SP
    (11) 3167-5621
    + Casa Triângulo

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier