FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Polaroids de Andy Warhol são tema de exposição na Califórnia
    Polaroids de Andy Warhol são tema de exposição na Califórnia
    POR Camila Yahn

    Auto-retrato ©Andy Warhol/Reprodução

    O museu da Universidade da Califórnia, Berkeley Art Museum, apresenta até o dia 20 de maio a exposição “Andy Warhol: Polaroids”, um conjunto de fotografias em formato polaroid clicadas pelo artista de 1970 a 1987 e que serviam como base ou inspiração para os seus retratos, pinturas, quadros e impressões. A ideia para a mostra teve início em 2007 quando, como comemoração do seu vigésimo aniversário, a fundação Andy Warhol lançou um programa chamado “Andy Warhol Photographic Legacy Program” (Legado fotográfico de Andy Warhol), com o objetivo de dar ao público maior acesso às fotos de Warhol. Para isso, o programa doou mais de 28 mil fotografias a diversas universidades americanas e seus respetivos museus. Com este presente, várias universidades organizaram exposições com o tema: a primeira foi o Spencer Museum of Art, da Universidade do Kansas, em 2009; e agora é a vez da Berkeley.

    Andy Warhol fotografando ©Reprodução

    As imagens que Warhol captava, normalmente com uma câmera de plástico Polaroid Big Shot, iam de membros da realeza a estrelas de rock, atletas ou até objetos e pessoas desconhecidas, e pretendiam caracterizar a sociedade, ou o novo conceito de sociedade na visão do artista.

    Todas as personagens eram fotografadas com o que parece ser uma grande intimidade entre o fotógrafo e o fotografado, em parte devido à grande proximidade que Warhol tinha com os participantes da alta sociedade, e também pela vontade dos participantes mais desconhecidos de fazerem parte do mundo glamouroso de pessoas bonitas pelo qual o fotógrafo transitava à vontade. Warhol via beleza em tudo, principalmente nas pessoas; “nunca conheci ninguém que não pudesse dizer que era bonito”, afirmava. A prova está nas imagens abaixo, que transformam aquilo que era simplesmente um dos seus objetos de trabalho em verdadeiras obras de arte.

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier