FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Peça multimídia retrata trabalho de imigrantes ilegais na moda
    Peça multimídia retrata trabalho de imigrantes ilegais na moda
    POR Redação

    capa-imigrantesColagem feita com imagem do espetáculo

    A descoberta de oficinas de costura em São Paulo que faziam roupas para a multimarcas Zara e usavam mão-de-obra estrangeira em condições análogas às da escravidão deu o que falar há algumas semanas. Mas o tema de confecções aproveitando mão-de-obra mais que barata não é novidade para a indústria nem para multiartista Carina Casuscelli, que pesquisa o assunto aqui no Brasil há cinco anos, com foco  no trabalho de povos andinos, e agora vai estrear um espetáculo multimídia “Caminos Invisibles”.

    “Há oito anos, quando eu morava na Itália, conheci peruanos, bolivianos e até brasileiros que trabalhavam em confecções  em situação parecida com a que foi revelada nas oficinas de costura aqui”, conta Carina ao FFW. Foi daí que surgiu a inspiração para montar a peça, que fica em cartaz entre 23 de setembro e 16 de outubro no Centro Cultural São Paulo.

    bolivia©Divulgação

    De fato, percebe-se mesmo que Carina fez  uma pesquisa profunda sobre o tema. O espetáculo aborda temas como moda, imigração e sustentabilidade e tem músicos e atores em cena. O repertório conta o início da trajetória de imigrantes sul-americanos, que deixam seus países em busca de melhores condições de vida e acabam caindo em São Paulo. “Mostramos os dois lados, a das confecções que querem produzir muito e acabam por explorar os imigrantes, e o que eles encontram ao chegar aqui.  Essas pessoas são formadas em seus países de origem para trabalhar nesse tipo de oficina e em seguida viajam, ilegais, e sem possibilidade de serem registrados”, diz. É uma visão atual sobre a questão da migração e as más condições de trabalho em grandes pólos produtores.

    O espetáculo é falado em português e espanhol e tem canto, dança e vídeoarte. Com duração de uma hora e meia,  “Caminos Invisibles” tem até confecção e venda de roupas no palco, tudo parte do roteiro.

    “Caminos Invisibles” @ Centro Cultural São Paulo
    De 23 de setembro a 16 de outubro
    Centro Cultural São Paulo – Espaço Cênico Ademar Guerra
    Rua Vergueiro, 1.000

    Sexta e sábado às 21h; domingo às 20h

    Entrada gratuita

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier