Novo ballet tem música de Mark Ronson e figurino de Gareth Pugh

03/04/2012

por | Cultura Pop

A primeira imagem do figurino criado por Gareth Pugh para o espetáculo “Carbon Life” ©Divulgação

“Carbon Life”, a mais nova produção de dança do Royal Opera House, em Londres, entra em cartaz na quarta-feira (05.04) com atrativos pop além da coreografia dinâmica de Wayne McGregor e do virtuosismo dos bailarinos do Royal Ballet: a trilha sonora, desenvolvida por Mark Ronson e com participação de artistas como Boy George, Rufus Wainwright e Alison Mosshart; e os figurinos, criados por Gareth Pugh.

Obviamente, conhecendo-se o trabalho de Pugh, ninguém esperaria encontrar releituras de collants cor-de-rosa e tutus românticos; mas mesmo assim o resultado é impressionante, com um figurino que inevitavelmente traz à mente a pergunta: “Como os bailarinos vão se mexer dentro disso?”. O universo da dança, porém, não é estranho ao estilista; ele próprio fez ballet clássico por muitos anos, e durante todo o processo criativo teve em mente a praticidade dos bailarinos.

“A sapatilha de ponta pode parecer restritiva, mas ela é feita de um jeito que o pé pode fazer tudo o que ele precisa fazer”, Pugh disse em entrevista ao “Telegraph”. Infelizmente, até agora foi divulgada apenas uma imagem do figurino, mas o estilista adiantou que “Carbon Life” segue os bailarinos “da ingenuidade de quando eles nascem, passando por seus relacionamentos, até o que eles se tornam. Eu queria [transmitir] isso nos trajes, então todos começam nus, e evoluem daí”.

Wayne McGregor, coreógrafo do espetáculo, afirmou sobre Pugh: “Ele é incrível. Uma das coisas que eu amo do trabalho do Gareth é que é muito estrutural, quase arquitetônico, e ele tem esse interesse em meio que deformar o corpo, em ângulos diferentes, quase como uma pintura do Picasso. O que ele fez é que a peça começa com figurinos quase nus, e ao longo da apresentação o corpo vai ficando cada vez mais carbonizado, muito gráfico, muito retilíneo, e essas formas começam a brotar do corpo”.

No vídeo abaixo você pode assistir ao ensaio aberto de “Carbon Life”, com depoimentos de Wayne McGregor e Mark Ronson, além de trechos da coreografia:

“Polyphonia” / “Sweet Violets” / “Carbon Life” @ Royal Opera House
Estreia dia 5 de abril de 2012

Covent Garden
Londres WC2E 9DD, Reino Unido
Ingressos a partir de from £ 3

+ roh.org.uk