FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Nike apresenta exposição e promove atividades esportivas no Rio de Janeiro; saiba mais
    Nike apresenta exposição e promove atividades esportivas no Rio de Janeiro; saiba mais
    POR Camila Yahn

    A entrada da exposição “Natureza Amplificada”, da Nike, no Rio de Janeiro ©Divulgação

    Aconteceu nesta terça-feira (03.09), no Rio de Janeiro, a inauguração para convidados e imprensa da exposição organizada pela Nike “Natureza Amplificada: A Arte + Ciência da Forma, Flexibilidade e Liberdade”, integrante do calendário paralelo da feira de arte contemporânea ArtRio 2013, que acontece entre os dias 5 e 8 de setembro, no Píer Mauá.

    A mostra da Nike, que vai rodar cidades como Nova York, Xangai e Paris, traz obras inspiradas nas características do movimento natural do corpo humano, princípio por trás da filosofia do design das suas peças, em especial do seu mais recente lançamento, o tênis de corrida Nike Free Flyknit. Para traduzir esse movimento estão em exposição no armazém 6, batizado temporariamente de Armazém da Utopia, peças dos brasileiros Gisela Motta e Leandro Lima, do estúdio britânico Universal Everything e da dupla italiana Quayola + Sinigaglia. Cada uma das obras representa um dos principais conceitos da Nike: forma, flexibilidade e liberdade.

    A edição especial para o Rio de Janeiro do tênis Nike Free Flyknit ©Reprodução

    A obra do casal Gisela Motta e Leandro Lima, “Zero Hidrográfico”, representa por meio de uma instalação de luzes azuis o conceito de flexibilidade. Por meio da metáfora do movimento das ondas do mar, a dupla cria um movimento orgânico que se adapta às condições externas. “Nada é mecânico. Então se cair um pouco de poeira, por exemplo, em cima de uma das barras, o movimento se altera”, explicam durante o evento. “A peça é inspirada no biomimetismo [área que estuda a biologia e as suas funções e procura imitar a natureza em diferentes domínios da ciência e tecnologia] das ondas do mar, que também pauta as peças da Nike”, acrescentam. Já a obra “Fit”, do estúdio de criação Universal Everything, que representa o conceito de forma, convida o visitante à interação com quatro painéis que respondem aos movimentos do corpo humano criando imagens compostas por linhas fluídas. No final, uma sala escura apresenta o vídeo da obra “Flexure”, dos italianos Davide Quayola e Natan Sinigaglia, representando o conceito de liberdade e retratando em uma escultura digital a tensão entre as limitações físicas e a vontade de libertação de uma peça retangular.

    A instalação “Zero Hidrográfico” dos brasileiros Gisela Motta e Leandro Lima ©Divulgação

    A obra “Fit” do estúdio britânico Universal Everything ©Divulgação

    “Flexure”, dos italianos Davide Quayola e Natan Sinigaglia ©Divulgação

    Na entrada da exposição a marca escolheu mostrar a evolução dos seus modelos e toda a tecnologia envolvida que contribuíram para a concepção do Flyknit. Durante a semana, e até o dia 8 de setembro, a Nike terá também outros eventos que incluem palestras com atletas sobre esporte, bem estar e desempenho, e grupos de corrida que sairão do local. Foi criada ainda uma edição limitada para o Rio de Janeiro do modelo Flyknit, que estará disponível somente na loja da marca em Ipanema a partir desta quarta-feira (04.09).

    Em sua terceira edição, a ArtRio reúne mais de 100 galerias do mundo inteiro. Veja aqui as participantes.

    “Natureza Amplificada: A Arte + Ciência da Forma, Flexibilidade + Liberdade”
    Armazém da Utopia
    Av. Rodrigues Alves, s/nº ;  Armazém 6 – Cais do Porto
    De 4 a 8 de setembro, das 10h às 21h
    Entrada Gratuita

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier