FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Mestre da cor: mostra celebra um dos + importantes fotojornalistas do mundo
    Mestre da cor: mostra celebra um dos + importantes fotojornalistas do mundo
    POR Redação

    A menina afegã, capa da “National Geographic”, em 1984 ©Steve McCurry/Reprodução

    Após receber a exposição “Chaplin e a Sua Imagem”, o Instituto Tomie Ohtake continua sua série de exposições com mais uma excelente escolha. Agora chega a vez do fotógrafo americano Steve McCurry, membro da lendária agência Magnum Photos – fundada em 1947 por Cartier-Bresson, Robert Capa, David Seymor e George Rodger –, eterno colaborador da National Geographic e mundialmente reconhecido pela fotografia que, na opinião de muitos, é considerada a mais famosa do século XX: A Menina Afegã.

    Inicialmente um fotógrafo de guerra, sua fama veio no começo dos anos 80, quando cruzou a fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão, que na época era controlada pelos rebeldes. Disfarçado com trajes locais, foi o primeiro fotógrafo a conseguir imagens da nação durante o conflito, sendo que para proteger seus filmes, teve que  costurá-los em sua roupa. Com estes feitos ganhou a medalha de ouro no prêmio Robert Capa pela melhor reportagem no exterior. Ainda na região, foi na Índia que o fotógrafo desvendou o seu segredo para o retrato, quando descobriu que se for paciente, as pessoas vão esquecer a câmera e suas almas vão aflorar em seus olhares.

    Steve McCurry em foto atual ©Reprodução

    Há quem diga que existem dois tipos de artistas: os que tentam quebrar a linguagem e os que tentam extrair ao máximo o seu poder poético. Steve faz parte do segundo time. Vindo de uma escola pictorialista do fotojornalismo, McCurry não tenta quebrar paradigmas e eleva ao máximo o poder de composição e o uso de cores em suas imagens. Em suas próprias palavras, “o que é importante para o meu trabalho é a imagem individual. Eu fotografo histórias sob demanda, e é claro, elas precisam ser colocadas juntas de forma coerente. Mas o que mais importa é que cada imagem vale por si só, com o seu próprio sentimento.”

    Festival das Cores na Índia, em 1996 ©Steve McCurry/Reprodução

    Nesta exposição em São Paulo serão exibidas 100 fotografias, incluindo imagens antigas no Afeganistão, Paquistão, Nigéria e Índia, além de algumas recentes em seu trabalho durante e depois dos atentados de 11 de setembro em Nova York. Além disso, serão exibidas as 32 fotografias feitas com o último rolo de filme Kodachrome fabricado pela Kodak. Esta foi uma homenagem a Steve McCurry feita pela marca, que parou de fabricar estes filmes devido à revolução digital.

    “Steve McCurry – Alma Revelada” @ Instituto Tomie Ohtake
    De 11 de novembro a 29 de janeiro
    De terça a domingo, das 11h às 22h; entrada gratuita
    Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros – São Paulo, SP
    (11) 2245-1900

    Veja mais algumas imagens do fotógrafo:

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!