FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    MOVE!
    MOVE!
    POR Augusto Mariotti

    “MOVE!”, com curadoria de Cecilia Dean e David Colman, abre para o público no dia 9 de março ©Divulgação

    A “MOVE!”, que foi apresentada originalmente no espaço PS1, do MoMA, em Nova York, será exposta a partir de sábado (09.03) no Sesc Belenzinho, em São Paulo. O projeto tem curadoria de Cecilia Dean, co-fundadora da revista” Visionaire”, e David Colman, jornalista de arte e moda, e tem nesta edição a colaboração do consultor brasileiro Antonio Haslauer e novos trabalhos, especialmente criados para o espaço do Sesc.

    As instalações são desenvolvidas em parceria entre artistas e estilistas: por exemplo, a “Looks” foi criada por Rob Pruitt e Marc Jacobs; e a “Kalos”, por Vik Muniz e Francisco Costa, diretor artístico da Calvin Klein Collection. Eles criam uma performance aquática na piscina do Sesc, combinando movimento, cor e forma através de uma coreografia executada ao vivo por atores na água. Dudu Bertholini e Ricardo de Castro participam com a obra “The Big Picture” e Alexandre Herchcovitch e Mauricio Ianês com “Ligatura”, entre outras duplas.

    “O Brasil tem uma moda e arte vibrante e internacionalmente respeitada. Incorporar artistas brasileiros com designers de moda foi uma evolução natural para a “MOVE!”, e o SESC Belenzinho ofereceu o cenário perfeito, tanto físico quanto conceitual”, diz Cecilia Dean em comunicado oficial.

    O espaço da exposição foi idealizado pelo arquiteto e designer Guto Requena, com mobiliário e revestimentos brancos, como um quadro vazio a ser preenchido pelos artistas e pelo público. A mostra é interativa e divertida, além de ser uma ótima maneira de ver de perto trabalhos pensados por duplas tão interessantes.

    Confira a lista de instalações e participantes:

    “Looks”, de Rob Pruitt e Marc Jacobs

    Esta colaboração propõe ao público uma passarela virtual criada pelo artista nova-iorquino Rob Pruitt e o estilista Marc Jacobs. Nela, o público é convidado a percorrer uma passarela azulada (chroma key). Em seguida, em uma sala de projeção adjacente, cada participante pode assistir a sua própria imagem sobreposta no vídeo do desfile de Marc Jacobs graças ao uso da tecnologia de “realidade aumentada”.

    Como participar: De 9 a 19 de março. Terça a sexta, das 11h às 21h30; sábado e domingo, das 11h às 20h. Livre.

    “Kalos”, de Vik Muniz e Francisco Costa

    O artista Vik Muniz e o estilista Francisco Costa criam uma performance aquática na piscina do Sesc Belenzinho, combinando movimento, cor e forma através de uma coreografia executada ao vivo por atores na água. A performance é projetada simultaneamente, com efeitos caleidoscópicos que fundem componentes da dança, moda e artes visuais, propondo ao público uma percepção redimensionada da realidade, associando moda e arte.

    Como participar: Dias 9, 10 e 16 de março. Sábado às 21h; domingo às 20h. Dia 16, sábado, sessão extra às 22h30. Duração: 7 minutos. O público assiste à apresentação de todos os pavimentos da torre. Livre.

    “Pose”, de Ryan Mcnamara, Diane von Furstenberg e Oskar Metsavaht

    Colaborando com o estilista Oskar Metsavaht e a estilista Diane Von Furstenberg, o artista nova-iorquino Ryan McNamara propõe inverter o fluxo da moda. Em vez de colocar estampas nas pessoas, ele colocará pessoas nas estampas. Todos os dias, o público participante será fotografado em poses precisas coordenadas por assistentes de moda, usando roupas previamente selecionadas pelos estilistas. Ao final de cada dia, o artista insere estas fotos em uma trama de estampas que cresce gradualmente no decorrer da mostra.

    Como participar: De 9 a 19 de março. Terça a sexta, das 13h às 21h; sábado e domingo, das 13h às 19h30. Acima de 18 anos. Vagas limitadas. Inscrições no dia, a partir das 11h, no Pavimento Térreo.

    “Pé de Jeans”, de Peter Coffin e Ellus

    O artista nova-iorquino Peter Coffin, em parceria com a Ellus, espalhará por árvores de São Paulo calças jeans nos dias antecedentes à abertura da mostra “MOVE!”. O artista veste troncos de árvores selecionadas em diversos espaços da cidade com calças jeans. Esta instalação antecipa e anuncia a mostra e personifica o espírito do evento, que é provocar um debate sobre a maneira como a arte e a moda afetam o mundo em que vivemos, proporcionando ao público uma percepção redimensionada da realidade.

    Localização dos “Pé de Jeans” de Peter Coffin e Ellus:
    – Jardins. Rua Oscar Freire 990 (Loja Ellus)
    – Jardins. Rua Oscar Freire 608, quase esquina com R. Augusta
    – Próximo ao SESC Belenzinho. Av. Alcântara Machado no canteiro do meio
    – Itaim. Av. 9 de Julho, canteiro central, altura do número entre número 5000 e 5229
    – Pinheiros. Av. Henrique Schaumann no canteiro central de frente para Lojas Americanas

    “Splash”, de Olaf Breuning e Cynthia Rowley

    Banho de tinta na mostra MOVE, que acontece no Sesc Belenzinho, em São Paulo ©Reprodução

    A colaboração do artista suíço Olaf Breuning e da estilista nova-iorquina Cynthia Rowley convida o público a participar de um duplo processo de criação: uma coleção de moda e uma obra de arte. O público participante veste peças de roupas em tecido liso criadas por Cynthia Rowley. Em seguida, este participante toma um banho de tinta e é registrado por um fotógrafo. O resultado é uma “linha” de roupas, agora estampadas, e uma mostra que retrata o processo criativo.

    Como participar: De 9 a 19 de março. Terça a sexta, das 13h às 21h; sábado e domingo, das 13h às 19h30. Acima de 18 anos. Vagas limitadas. Inscrições no dia, a partir das 11h, no Pavimento Térreo.

    “Ligatura”, de Maurício Ianês e Alexandre Herchcovitch

    O estilista Alexandre Herchcovitch e o artista plástico Maurício Ianês propõem uma ação que conta com a participação do público, em um debate sobre as relações de poder ligadas à moda, o impacto que temos uns sobre os outros e a utilização da moda e da roupa como forma de linguagem e comunicação.

    Como participar: Dias 9, 10, 13, 16 e 17 de março. Sábado, domingo e quarta, das 13h às 19h. Dia 17, domingo, até as 20h. Atendimento de acordo com a capacidade diária. Livre.

    “Graficouture”, de Banzai Studio e Pedro Lourenço

    A colaboração entre o estilista Pedro Lourenço e artistas grafiteiros do coletivo Banzai Studio, integrado por Rimon Guimarães, Jorge Galvão, Iamana e Ramon Martins, promove a relação entre a rua e a passarela. O público assiste, diariamente, a artistas do grafite pintando grandes telas de tecido. Uma vez completadas, essas telas se tornam a matéria-prima com a qual os participantes de uma oficina terão a chance de confeccionar, eles mesmos, peças desenhadas por Pedro Lourenço e sob a orientação de assistentes de corte e costura feita a mão.

    Como participar: De 9 a 19 de março. Horário das performances dos artistas do grafite: terça a domingo, das 13h às 18h. Horário das oficinas, duas turmas por dia: terça a sexta, às 15h e às 19h30; sábado e domingo, às 11h30 e às 15h30. Vagas limitadas. Acima de 16 anos. Inscrições no dia a partir das 11h, no Pavimento Térreo.

    “The Big Picture”, de Ricardo de Castro e Dudu Bertholini

    A colaboração entre o artista Ricardo de Castro e o estilista Dudu Bertholini toma literalmente conta do Sesc Belenzinho, transformando a praça da unidade. O público participante é convidado a tornar-se parte da performance de transformação deste espaço. Dudu Bertholini idealizou túnicas coloridas que o público é convidado a vestir e depois colar, em superfícies de madeira, os adesivos nas mesmas cores das túnicas. Estes adesivos possuem formas diversas e foram concebidos por Ricardo de Castro. Ao participar do trabalho, o visitante se transforma em uma cor e pode disseminá-la pela unidade sob a orientação dos artistas, resultando em um grande mosaico vivo e multicolorido.

    Como participar: De 9 a 19 de março. Terça a domingo, das 11h às 18h. Atendimento em grupos, de acordo com a capacidade diária. Livre.

    MOVE! @ Sesc Belenzinho
    De 9 a 19 de março de 2013
    Sesc Belenzinho – Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho, São Paulo
    Terça a sexta-feira das 11h às 21h30, sábados e domingos das 10h às 20h
    Entrada gratuita

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador