FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Arquiteta do SESC Pompeia também desenhava roupas e joias
    Arquiteta do SESC Pompeia também desenhava roupas e joias
    POR Camila Yahn

    Por Patrícia Favalle

    A manhã desta terça-feira (18/01) escreve mais um importante capítulo da história da moda brasileira: a grife Maria Bonita apresenta sua coleção de Inverno 2010 nas dependências do SESC Pompeia, um dos edifícios erguidos pela arquiteta ítalo-brasileira Achilina Bo Bardi.

    Mais conhecida pelo seu apelido, Lina costurou um jeito irreverente de traçar a arquitetura. Criadora do edifício que abriga o Museu de Arte de São Paulo, o MASP (já reparou como ele parece levitar nos entornos da avenida Paulista?); da Casa de Vidro, onde atualmente funciona a sede do Instituto Lina Bo e Pietro Bardi; do Museu de Arte da Bahia; e do Centro de Convivência Vera Cruz, entre tantos ambientes urbanos, sua imaginação cedeu leveza ao concreto.

    Maria Bonita - SPFW Inverno 2010O edifício que abriga o SESC Pompeia, arquitetado por Lina Bo Bardi: uma ode ao modernismo em formas transgressoras ©Agência Fotosite

    O desfile que acontece no SESC Pompeia é um dos passos que vai ajudar na reabertura da Casa de Vidro, onde se encontra um acervo museológico de Lina: a Maria Bonita vai doar as cortinas feitas especialmente para o local.

    Convidamos Anna Carboncini, diretora do Instituto, para contar mais sobre Lina, sem dúvida, uma das personalidades mais importantes da cultura nacional.

    Como você descreveria Lina Bo Bardi?
    Arquiteta, designer e pensadora. Chegou ao Brasil em 1946 na companhia de Pietro Maria Bardi, com quem acabara de se casar, para uma viagem que duraria dois anos. Entretanto, a conectividade e a simpatia que sentiram pelas pessoas e lugares os inspirou a ficar.

    Como foi este momento?
    Desde o começo eles atuaram no campo das artes e da arquitetura, áreas em que tinham vastos conhecimentos. Logo colocaram em prática as ideias amadurecidas na Itália e o fizeram com generosidade e inteligência. Lina, nos seus escritos, utilizou muito o termo ‘liberdade’.

    E como esse ideal marcou o trabalho dela?
    Acredito que ela foi guiada por esta maravilhosa sensação de poder conhecer o brasileiro e entendê-lo. Por conta disso, conseguiu resgatar a mão de um povo visto em toda sua imaginação e simplicidade. Nos seus projetos é possível detectar espaços públicos marcados pela grandiosidade e pelos detalhes de cada linha.

    Em resumo…
    As pessoas sentem que aqueles endereços foram criados para elas, onde podem ser acolhidas e respeitadas.

    Além das casas e de outras estruturas de vanguarda, Lina também assinou a criação de móveis e joias. Pode falar um pouco sobre esta produção?
    Em 1951, o Pietro Bardi, então diretor do Museu de Arte de São Paulo, mostrou um desfile da Dior com modelos e roupas originais da maison. A partir deste evento nasceu a ideia de fazer a mesma coisa para a moda nacional. O Museu abriu estúdios onde foram desenvolvidos os tecidos, muitos deles num tear manual, os esboços das coleções e a confecção das peças. O resultado foi apresentado em 1952, num desfile dedicado apenas aos criadores nacionais. Vale lembrar também que Lina desenhava as roupas e as joias que usava. No segundo caso, era notória a preocupação dela em enaltecer e divulgar as pedras brasileiras.

    As obras de manutenção que suspenderam as visitações à Casa de Vidro já foram finalizadas?
    O Instituto está se preparando para a reabertura ao público. Nesse sentido, a parceria com a Maria Bonita é muito bem-vinda (a grife oferecerá as cortinas da casa), e aguardamos a colaboração de outras empresas para finalizarmos essas mudanças.

    Como definiria a relação do casal Bardi com a cidade de São Paulo?
    Deixaram tudo o que tinham para o Brasil, especialmente, para a capital paulistana, como demonstração de apreço e de agradecimento pela acolhida que tiveram por aqui.

    Instituto Lina Bo e Pietro Bardi
    e-mail: institutobardi@institutobardi.com.br
    tel.: (11) 3744.9902 e 3744.9830
    + institutobardi.com.br

    SESC Pompeia
    ONDE Rua Clélia, 93 – São Paulo – SP
    CONTATO (11) 3871.7700
    COMO CHEGAR Veja o mapa

    MASP
    ONDE Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP
    CONTATO (11) 3251.5644‎
    COMO CHEGAR Veja o mapa

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier