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    Lenda viva da Galeria do Rock, Calanca fala ao portal FFW
    Lenda viva da Galeria do Rock, Calanca fala ao portal FFW
    POR Camila Yahn

    Por Patrícia Favalle

    A 28ª edição do SPFW tem como ponto de partida o desfile da Cavalera, grife originalmente fundada por Igor, um dos membros do grupo Sepultura – indiscutivelmente a banda de heavy metal brasileira mais bem-sucedida de todos os tempos. A marca, conhecida por suas apresentações épicas em lugares como o Museu do Ipiranga, Autódromo de Interlagos e até as margens do Rio Tietê, desta vez elegeu a Galeria do Rock, no Centro de São Paulo, para desfilar sua coleção de inverno 2010.

    Roupas pretas, cabelos desgrenhados (ou seriam meticulosamente descuidados?), tatuagens, brincos, piercings: embalados por riffs de guitarras inquietas, os corredores da Galeria traduzem perfeitamente as diferenças de sons e estilos em todas as suas vertentes. Por ali, entre os 450 estabelecimentos que vendem de camisetas a acessórios e hits de decoração, 190 são dedicados exclusivamente ao rock and roll.

    galeria-do-rock-2A arquitetura moderna de Alfredo Mathias, de 1963, projetou os contornos do conjunto comercial mais headbanger de Sampa. Criada para ser uma espécie de Shopping Center, a Galeria do Rock deixou a vocação para o óbvio no passado e se atreveu a desbravar uma seara de ritmos mais intensos © Reprodução

    Foi depois da instalação da produtora e gravadora independente, Baratos Afins, no final dos anos 70, que o lugar mudou o foco. “O comércio se transformou com a chegada de lojas especializadas em música”, diz Luiz Calanca, proprietário da Baratos. Daí até cair no gosto popular foi questão de tempo: e o destino arrematou também as agendas culturais alternativas. Entre apaixonados por The Beatles, Sepultura e Raul Seixas – que desfrutam de sedes particulares de fã clubes –, há ambientes especializados na colocação de piercings, estúdios de tattoo e até ateliês de alfaiataria. Com tanta diversidade e um público cativo – já passaram por lá gente como Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden; e Kurt Cobain (fundador e ex-vocalista do Nirvana) – a Galeria do Rock é um pólo de tendências.

    Luiz Calanca, dono da loja Baratos Afins, foi também pioneiro na realização dos desfiles de moda no espaço da Galeria do Rock, isso na década de 80. Antes da estreia da Cavalera neste solo quase sagrado (para os roqueiros), o polêmico produtor cultural falou com exclusividade ao portal FFW.

    Como você vê a importância da Baratos Afins para a identidade cultural paulistana?
    É muito diferente quando ouço este tipo de coisa. Para mim, é simplesmente o meu ganha-pão. É daqui que mantenho minha família. Quando vim pra cá, há 30 anos, o perfil comercial do espaço era bem diferente, com quase todas as lojas dedicadas aos produtos de eletroeletrônica e de serigrafia. Eu havia comprado o local onde funcionava a Grilo Falante e trouxe o acervo adquirido com a antiga Wop Bop. Aliás, a denominação “Galeria do Rock” veio com a chegada de pontos voltados à música.

    Como era antes?
    O nome do edifício é Shopping Center Grandes Galerias, então dá pra imaginar que era uma chatice, não? [o projeto foi desenhado pelo mesmo arquiteto que assinou o Shopping Center Iguatemi, inspirado nas curvas ‘copanescas’ de Niemeyer].

    luiz-calanca-baratos-e-afinsLuiz Calanca, fundador da Baratos e Afins: a loja desencadeou o movimento que transformou o Shopping Center Grandes Galerias em Galeria do Rock © Divulgação

    Nesta trajetória de sucesso, o que mais te causa orgulho?
    O acervo variado, os clientes que passam por aqui diariamente e o fato de nossa produtora ter contribuído para o surgimento de bandas incríveis, como o Ratos de Porão [a produtora Baratos Afins também lançou títulos exclusivos de Arnaldo Baptista, Mercenárias e Tom Zé]. Com a chegada da internet, a produção e a venda destes trabalhos deu uma esfriada. As pessoas baixam músicas sem respeitar os direitos morais e autorais dos artistas e dos profissionais envolvidos neste mercado. Espero que um dia a legislação alcance a velocidade das novas tecnologias.

    O que você imagina que será melhor no futuro?
    Acho que os “www” e os “http” serão substituídos por um grande sistema de pesquisa que fará da rede uma gigantesca versão das páginas amarelas. A frase de [Andy] Warhol que diz que todos terão direito a 15 minutos de fama amanhã será substituída por “todos serão famosos por conhecer 15 pessoas”.

    Galeria do Rock
    ONDE Rua 24 de Maio, 62
    QUANDO De segunda a sexta, das 9h às 20h; sábados, das 9h às 17h.
    COMO CHEGAR Veja o mapa

    Baratos e Afins
    CONTATO (11) 3223.3629‎
    + baratosafins.com.br

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