FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Jovem brasileiro conquista ex-diretor da Hugo Boss com vídeos sensíveis
    Jovem brasileiro conquista ex-diretor da Hugo Boss com vídeos sensíveis
    POR Camila Yahn

    O brasileiro Vinícius Bobsin ©Adam Appel/Divulgação

    Já tínhamos falado aqui da marca Honest By, fundada pelo ex-diretor criativo da Hugo Boss, o belga Bruno Pieters, que prega uma total transparência na indústria da moda. Na Honest By, é possível saber exatamente o que compra cada centavo que você paga por uma peça, desde o tempo que o designer demorou a concebê-la até o nome da costureira que colocou o botão.

    Lançada em janeiro de 2012, a marca conta com linhas colaborativas, mas sua mais recente colaboração não é uma coleção e sim um vídeo de divulgação da linha “Honest by Bruno Pieters”, realizado por um artista brasileiro, Vinícius Bobsin. ”Honest Us” é o nome do filme, estrelado por Vinícius e pela sua melhor amiga, Heidi, que como escreve Pieters, retrata com perfeição o mood da coleção.

    Pieters descobriu o trabalho de Vinícius no canal Vimeo em novembro de 2012 com o vídeo ”Northern Moon” (vídeo abaixo) e ficou fascinado pela sua inocência e ternura, por sua delicadeza e poesia. Para Pieters, o trabalho de Vinícius transmite algo que ele considera raro e único – autenticidade — e convidou-o de imediato para fazer o clipe para a sua marca.

    Vinícius, 25, nasceu e cresceu em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, onde estudou Design de Moda. Em 2010, mudou-se para a Finlândia para fazer um intercâmbio e acabou ficando. Os seus primeiros trabalhos consistem em curtas mensagens destinados a sua irmã, que ficou no Brasil. Dois anos depois, ele se mudou para a Suécia, onde vive até hoje, trabalhando como freelancer com o seu namorado, o fotógrafo Adam Appel. Com uma estética delicada e com influências e inspirações tiradas da sua vida pessoal, o resultado que você pode ver abaixo são imagens melancólicas que contam histórias de amor e da vida com a autenticidade como plano de fundo. O FFW conversou por e-mail com Vinícius, que nos contou um pouco das suas inspirações, da sua estética e do seu trabalho com Pieters.

    Como você começou a trabalhar com filme?

    Estudei Design de Moda e tecnologia por quatro anos no Brasil e em 2010 decidi fazer um intercâmbio para uma universidade finlandesa, até que optei por parar de estudar por um tempo. Eu queria experimentar de um jeito que os livros não podiam me ensinar. Comecei a trabalhar com vídeo no final de 2010 quando, após fotografar meu primeiro editorial, tive a ideia de captar as mesmas imagens das fotos em movimento. E desde então é o que eu tenho feito, experimentado.

    Quais são as suas inspirações?

    Eu me inspiro em mim mesmo, todos os meus trabalhos são uma reflexão de um período que eu estou vivendo ou vivi, projetado talvez de uma forma mais lúdica. Mas essa reflexão sempre vem à tona quando estou em contato com a natureza, por isso que você sempre vai encontrar um elemento natural no meu trabalho. Eu e o planeta somos minhas inspirações.

    “My own Queen”, trabalho de Vinícius Bobsin ©Vinícius Bobsin/Divulgação

    Como você define a sua estética?

    Simples e orgânica, porém com fantasia. E eu só fotografo com filme, esse é outro ponto importante da minha estética.

    Como o Bruno [Pieters] diz na introdução da entrevista que fez com você, os vídeos de moda são hoje em dia uma importante forma de comunicação das marcas. Acha que com um vídeo se consegue mostrar coisas que a imagem estática não mostra?

    Eu acredito que sim. Mais do que mostrar um conceito, eu acredito que o vídeo te transporta para outras possibilidades, e assim em movimento ele te faz criar outros conceitos. O vídeo não apenas transmite melhor o conceito de uma marca, como às vezes ele faz com que você crie os seus próprios conceitos.

    Como relaciona a moda com o seu trabalho?

    O meu trabalho nunca teve uma distinção da moda, até porque eu criava todas as peças e acessórios que eu usava nos meus vídeos e fotos portanto os dois nasciam juntos. Mas criar um trabalho para algo que já foi criado, colaborar com alguém, fez com que eu entendesse isso melhor e o quão mais simples esse relacionamento é do que eu pensava. Tanto o meu trabalho quanto a moda buscam a descoberta constante enquanto se vestem de fantasia.

    “Nowhere” de Vinícius Bobsin ©Vinícius Bobsin/Divulgação

    Em que aspecto os lugares onde você viveu influenciaram a sua estética? E o Brasil?

    Eu venho de uma família com diferentes origens, mãe de origem alemã e pai com origens indígenas. Eu cresci em meio a diferentes tradições, duas línguas diferentes e jeitos de demonstrar emoções diferentes também. Viver em lugares diferentes influenciou minha estética de todas as formas possíveis: a imensa possibilidade de paisagens, luzes e sensações que o mundo te proporciona faz com que eu viva tentando representar isso em imagens. O Brasil me influenciou com certeza, eu lembro que minhas primeiras imagens de referência vêm dos pampas gaúchos, de quando eu era muito pequeno. A natureza do sul do Brasil é um dos lugares mais inspiradores do mundo na minha opinião.

    Como surgiu o convite para trabalhar com Bruno Pieters?

    Foi da forma mais inesperada e surreal possível, e também a mais simples. Um e-mail lindo elogiando o meu trabalho que ele havia visto online, falando de como ele sentia cada imagem que viu e no mesmo e-mail me convidando para colaborar com ele. Honesto e carinhoso. Eu, que nunca pensei em colaborar com alguém tão importante como ele,  fiquei muito surpreso e feliz.

    O que você mais gosta na marca?

    A honestidade por trás de tudo, com o cliente que compra sabendo onde cada centavo foi utilizado, nos tecidos que são super ecologicamente corretos e no design que é limpo, novo e lindíssimo.

    Como é trabalhar com o Bruno?

    É ótimo pelo fato de ser, das duas partes, completamente honesto com o que faz, sente e cria! Todos os dias eu tento ser a mudança que eu quero ver no mundo [frase de Gandhi que inspirou Pieters a fundar a Honest By]. Tento não só comer de forma ecologicamente correta e me vestir de uma forma mais consciente, mas também tento ser o mais honesto comigo e com os outros!

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador