FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Gospel, gótico, pop, soul: Diane Birch é uma mistura de tudo isso
    Gospel, gótico, pop, soul: Diane Birch é uma mistura de tudo isso
    POR Redação

    dianebirch_abre©Reprodução

    Diane Birch faz parte de um novo time da música. Um time que vai de encontro às vozes e ao sucesso de nomes como Katy Perry, Pussycat Dolls e derivados, e que se assemelha bem mais a Adele, Duffy e Amy Winehouse,  graças à voz poderosa, que mistura soul (mais dos anos 60/70), jazz, folk e pop, as letras profundas – e todas escritas por ela – e um jeitinho todo retrô.

    De 27 anos, nascida em Michigan, ela pode parecer frágil à primeira vista, mas não: “Quando criança eu tive que endurecer. Toda vez que eu me mudava, eu era a ‘pessoa nova’, então após um tempo você se torna auto-suficiente”. Tais mudanças se devem ao seu pai, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que quando Birch era pequena, levou a família para o Zimbábue, depois Austrália e em seguida para a África do Sul. Aos 11 anos, a família se assentou em Portland, Oregon, e ela clandestinamente começou a ouvir pop, já que seus pais proibiam, dizendo que era uma música “pecaminosa”. E como muitas garotas adolescentes, se rebelou contra sua educação e se tornou gótica, obcecada com músicas de Cure, Bauhaus e Sisters of Mercy. “Isso resultou basicamente do meu background clássico. Eu era muito obcecada com música clássica e era a única coisa que eu ouvia quando criança. Então eu meio que me desloquei para toda essa fase gótica porque eu amava o movimento gótico, amava um monte de bandas góticas e eu era um pouco obcecada com o século XVIII”, explicou.

    + Ouça “Fools”, primeiro single de Diane a ser lançado no Brasil:

    Enquanto crescia, Birch foi educada com música: “Eu comecei a tocar piano quando eu tinha sete anos e comecei piano clássico. Estudei um método para treinar meus ouvidos, então eu tocava música pelo ouvido, e comecei a pegar coisas só de ouvir”, contou em entrevista. Além de piano, Birch ouvia apenas ópera e música gospel em casa, o que influenciou bastante a maneira com que canta. “Eu cresci na igreja. Depois eu me rebelei e deslizei para diferentes gêneros do pop. Mas a igreja, como toda a sua linguagem e imaginário, ainda é grande parte de mim. Eu evoluí através de tantas fases diferentes, tentando descobrir quem eu sou, o que eu sou. A resposta é que eu sou todas essas coisas”, disse em entrevista ao “Telegraph”.

    dianebirchBirch já teve sua fase gótica e hoje faz uma mistura de sons, do soul ao gospel ©Reprodução

    Ao terminar a escola, a cantora se mudou para Los Angeles, sem apoio dos pais, e começou a tocar em pianos de hotéis. Quando Prince a ouviu, gostou e chamou-a para tocar com ele e sua banda, em sua casa. Depois disso, ela se mudou para Londres, assinou com um empresário e escreveu boa parte de seu álbum de estreia, “Bible Belt” (que significa “Cinturão da Bíblia”, provavelmente uma referência aos pais religiosos).

    A maioria das canções de “Bible Belt” se relaciona com a vida da cantora. “Rise Up” é uma declaração vigorosa e honesta sobre a moralidade proibitiva de sua mãe, e “Valentino” (que tem um clipe incrível) é sobre um amigo imaginário criado por ela em seus dias solitários na África: “De alguma forma, essa música representa, na verdade, uma espécie de adeus à inocência infantil, quando sua imaginação é tão vívida e pura, e não é censurada pela mídia, ou sociedade, ou qualquer coisa. Só é realmente, realmente livre. Essencialmente essa música representa aquela pureza de imaginação”, explicou a cantora.

    + Assista ao clipe de “Valentino”:

    Com letras tão pessoais, é de se perguntar se Diane não se sente muito exposta. A resposta é não: “Na verdade é ótimo. Eu nunca tenho certeza se as pessoas estão curtindo. Eu fico tipo, ‘Quer dizer que você gostou disso?´. É um pouco estranho as pessoas gostarem disso, porque eu sempre penso, ‘Oh, yeah, tenho certeza que isso é uma droga’. Então as pessoas reagem a isso, e isso realmente vale a pena”.

    dianebirch_doisFranjão e cílios cheios de rímel são indispensáveis ©Reprodução

    Além do da voz incrível e do rosto lindo, Diane possui um estilo bastante único. Ao “Refinery 29” contou as cinco peças que usa constantemente:

    1. “Amo chapéus e sempre mantenho um guardado em minha bolsa, mesmo que eu não estiver num humor pra chapéu”.
    2. “Adoro acessórios “Nativos Americanos” e tenho um bracelete Djare feito à mão  que eu nunca tiro”.
    3. Eu tenho essa velha camiseta esfarrapada da KMFDM que eu uso para dormir, e às vezes eu não consigo tirá-la, então eu a uso durante o dia também!”.
    4. “Minha legging de couro Raquel Allegra”.
    5. “Minha bota de carneiro tem sido minha melhor amiga”.

    E qual seria a arma secreta para levantar um look rapidinho? “Tem que ser um batom vermelho”.

    Bible Belt – Diane Birch

    1. “Fire Escape”
    2. “Valentino”
    3. “Fools”
    4. “Nothing But A Miracle”
    5. “Rewind”
    6. “Rise Up”
    7. “Photograph”
    8. “Don’t Wait Up”
    9. “Mirror Mirror”
    10. “Ariel”
    11. “Choo Choo”
    12. “Forgiveness”
    13. “Magic View”

    A cantora mantém um tumblr, cheio de referências boas. Acesse aqui.

    + Veja na galeria mais do estilo de Diane Birch

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier