FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Exposição sobre Jean-Paul Goude celebra o mago da fotomontagem
    Exposição sobre Jean-Paul Goude celebra o mago da fotomontagem
    POR Redação

    abre-Jean-Paul-GoudeRecorte de imagens de Grace Jones, 1978 ©Jean-Paul Goude

    “A fotomontagem sempre existiu. Mudar um pequeno gesto em uma fotografia, ou trocar a ordem em que as pessoas estão paradas. O Avedon fazia isso. Ele fazia muitas adulterações em suas fotografias, mas não contava a ninguém. Ele não precisava. Eu conto pra todo mundo porque quero ser notado. Sou como um mago que mostra como eu faço os truques”, afirmou à “Another Magazine” o francês Jean-Paul Goude, revelando uma das pedras fundamentais do seu trabalho – e da exposição sobre sua carreira que segue no Museum of Decorative Arts, em Paris, até o dia 18 de março de 2012.

    Para quem não está ligando o nome à pessoa, Jean-Paul Goude foi o responsável por grande parte da linguagem visual de Grace Jones, sua então musa inspiradora (e com quem teve um filho, Paulo), incluindo aquela que é possivelmente a imagem mais icônica da artista: a capa do disco “Island Life” (1985), publicada originalmente na “New York Magazine” em 1978, construída por meio do recorte e colagem de pedaços de várias fotos tiradas em poses diferente. Um dos maiores exemplos da “The French Correction” (“A Correção Francesa”, em tradução livre do termo cunhado pelo próprio Goude), a imagem representa a sua técnica de glorificação e “aperfeiçoamento” do corpo, princípio básico do seu trabalho. “O ponto principal é que a Grace não conseguiria fazer [a pose]”, ele disse à “Another Magazine”, concluindo: “E essa é a base do meu trabalho: criar uma ilusão crível”.

    “Goudemalion”, exposição promovida pelo Museum of Decorative Arts, é a primeira mostra de Jean-Paul Goude em 20 anos, e faz uma bela retrospectiva dos quarenta anos de carreira do artista, incluindo seus trabalhos com ilustração, fotografia, publicidade, filmes e vídeos. Veja na galeria abaixo um pequeno exemplo do que pode ser visto na mostra:

    “Goudemalion. Jean-Paul Goude une rétrospective
    Até 18 de março de 2012
    Les Arts Décoratifs
    107, rue de Rivoli 75001
    Paris

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!