FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Banda UÓ
    Banda UÓ
    POR Augusto Mariotti

    Por Tino Monetti, em colaboração para o FFW

    ©ModismoNet

    Haus of UÓ: From Pamonhaland To The World. A apodítica declaração que abre o site da Banda UÓ pode ajudar a explicar o espírito divertido do trio, que mescla hits internacionais com batidas do tecnobrega e letras sarcásticas, divertidas e sinceras. Surgida em 2010 – em um momento que o electrobrega ainda não abria novela na Globo e ninguém falava de Gaby Amarantos – a Banda UÓ teve rápida ascensão no mundo da música alternativa, ganhando destaque inclusive em meios de comunicação internacionais.

    A faixa “Shake de Amor”, baseada na canção da menina prodígio Willow Smith, transforma a produção em uma canção forte sobre vingança, coração partido e desejo de violência contra o ser (ex) amado. Outro hit, por exemplo, a divertida “O Gosto Amargo do Perfume”, é um cover animado do Two Door Cinema Club, com videoclipe daqueles “tem que ver”, que inclusive ganhou prêmio no VMB 2011 na categoria Melhor Webclipe. Entre outras versões para o electrobrega, estão músicas de Foreigner, Rihanna e Katy Perry.

    A seguir, em entrevista exclusiva para o FFW, o trio formado pelos goianos Davi Sabbag, Candy Mel e Mateus Carrilho fala sobre o início do grupo, moda, internet, mercado internacional e futuro, além de detalhes sobre o novo álbum, que contará com a participação de Preta Gil e cujo lançamento deve ocorrer no próximo semestre.

    Como nasceu a ideia da banda? Como foi a escolha do electrobrega/tecnobrega como identidade musical de vocês?

    A ideia surgiu como uma brincadeira dessas de amigos que sempre estão criando algo o tempo todo. Em uma das festas que era voltada para a música brega, decidimos montar uma banda fictícia só pra divulgar o evento e fizemos um pocket-show que fez bastante sucesso. Daí vimos que a ideia podia ir muito longe e virar um sucesso. A ideia musical surgiu por causa do DJ Cremoso, que colocava batidas de tecnobrega em grandes hits internacionais.

    Hoje, qual a linha que separa o que é brega e o que é cult? 

    Ela não existe porque o brega também é cult. Essa divisão é mais pela questão do pobre e do rico, da classe A e da classe C. Cada um com sua inteligência e sua arte. A diferença é que hoje as pessoas conseguiram dar valor a cultura da periferia. O que vem do povão tem a mesma magnitude da música clássica, só que de maneiras diferentes.

    Assim como sua música mescla elementos, o mesmo acontece com o figurino. Como vocês enxergam a moda e o estilo da Banda UÓ? Quem são seus ícones fashion?

    Nós não somos fashionistas porque não estudamos sobre moda ou tampouco entendemos sobre o assunto. Nós usamos a moda a nosso favor, gostamos dela, mas de maneira prática e simples. Usamos o que temos vontade, o que achamos bonito ou diferente. Temos nossos estilistas e marcas preferidas, mas somos desprendidos disso. Adoramos brechós e velharias. A Banda UÓ tem muito dos anos 80 e 90. As influências vão das jaquetas de Joey Ramone passando pelo gingado de Beto Jamaica com os cabelos de Clara Nunes e terminando nas ombreias da Xuxa.

    Até que ponto a internet contribuiu para o sucesso de vocês? Qual a importância da rede para um novo artista na atualidade?

    Ela contribuiu em tudo. A internet hoje é a principal arma para o novo artista que quer mostrar seu trabalho e vendê-lo de maneira fácil e barata. Nós fizemos isso, apostamos e chegamos onde estamos. Se seu trabalho for bom e criativo, alguém vai acabar notando.

    O que vocês gostam de ouvir? 

    Nunca pergunte para um jovem deste século os nomes definidos do que ele está escutando. É muito complexo, vivemos na era da diversidade. A música que nós escutamos vai para todos os rumos, estilos e décadas. Os roqueiros aprenderam a apreciar samba e todos nós achamos a Beyoncé demais. Escutar todo tipo de música é possível, seja pra fazer coreografia na noite, pra chorar ou pra um churrasco no domingo. Cada música é uma situação e os ídolos não cabem nesta resposta.

    ©Divulgação

    O que vocês gostariam de experimentar musicalmente daqui para a frente? Existem outros projetos paralelos para a banda, ou para Mateus, Mel e Davi?

    A Banda UÓ vem mais pop e menos regional no primeiro CD, que percorre por mais ou menos tudo que gostamos e aprendemos ao longo da nossa infância até a juventude. Gostamos bastante do trabalho com o brega porque é muito livre e se não fosse tão fácil para os três, já teríamos cometidos muitas gafes. Haverá muito tempo de carreira ainda e no futuro queremos sim buscar outros projetos. Davi vai lançar um CD todo instrumental, Mel vai ser cantora gospel, e eu quero um projeto bem deprê (risos).

    Vocês pensam em invadir o mercado internacional?

    Queremos ir para o exterior só pelo fato das viagens, queremos rodar o mundo todo, mas precisamos ficar no Brasil ainda, pois é aqui que vamos ficar ricos e comprar várias casas e carros.

    Quais são os projetos futuros da Banda UÓ? 

    O nosso CD está ficando demais, é bem animado e fácil de absorver. Não queremos passar nada além de fazer todos se divertirem muito com músicas gostosas e cheias de histórias e personagens. Queremos fazer vídeos cada vez mais legais e nunca perder esse espírito da diversão.

    – Assista abaixo ao clipes “O Gosto Amargo do Perfume” e “Shake de Amor”:

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW