FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “…E o Vento Levou”: vestidos icônicos são renovados para mostra
    “…E o Vento Levou”: vestidos icônicos são renovados para mostra
    POR Redação

    e-o-vento-levou-gone-with-the-wind-vestido-de-cortina-green-curtain-dressO vestido verde de cortina de “…E o Vento Levou” ©Reprodução

    Cinco vestidos da personagem Scarlett O’Hara, vivida por Vivien Leigh no icônico “…E o Vento Levou” estão passando por um minucioso processo de restauração promovido pelo Harry Ransom Center, instituição da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. O motivo? A futura exposição comemorativa que deve acontecer em 2014, ano em que o filme comemora 75 anos.

    vestido-verde-de-cortinaReprodução do vestido de cortina

    Em 2010, o Harry Ransom Center anunciou que havia conseguido arrecadar 30 mil dólares para promover a restauração dos cinco vestidos adquiridos nos anos 1980 da coleção de David O. Selznick, produtor de “…E o Vento Levou”. São eles: o vestido de cortina, o de veludo verde, o vermelho com plumas, o de veludo azul e o usado por Scarlett O’Hara em seu primeiro casamento.

    2-vestidos-de-e-o-vento-levou-restaurados-para-exposiçãoReprodução do vestido de veludo verde

    O problema é que algumas peças estão tão danificadas que será impossível recuperá-las para a exposição; o véu de casamento, por exemplo, está tão frágil que acabaria se desintegrando. Afinal de contas, os figurinos passaram décadas em turnê antes de chegarem ao Harry Ransom Center, que os considerou frágeis demais para serem exibidos e os manteve guardados em temperatura controlada — os vestidos das imagens ao longo desta reportagem são reprodução feitas pela instituição nos anos 1980.

    3-vestidos-de-e-o-vento-levou-restaurados-para-exposiçãoReprodução do vestido vermelho

    Além do desgaste natural causado pelo tempo (as peças foram criadas só para o filme, sem a consciência de que viajariam anos em turnê) e pela gravidade (seu próprio peso no manequim pode estragar o tecido na região das costuras), os vestidos passaram por décadas de lavagens a seco, alterações e até aplicações de produtos químicos. O vestido de cortina, provavelmente o mais lembrado e mais significativo do filme, perdeu sua coloração original devido a aplicações de desinfetante.

    5-vestidos-de-e-o-vento-levou-restaurados-para-exposiçãoReprodução do vestido de veludo azul

    Em reportagem da Associated Press, porém, Cara Varnell, especialista em conservação de arte e coordenadora do trabalho de restauração dos vestidos, afirmou que não tentará recuperar a tonalidade original do vestido por considerar as descolorações uma “parte da história”. Seu trabalho, de acordo com as informações, será o de manter a resistência das peças no estado mais próximo possível ao seu original, sem tentar recriar sua aparência exata no filme.

    4-vestidos-de-e-o-vento-levou-restaurados-para-exposiçãoReprodução do vestido de casamento

    “Isso seria eu, este indivíduo solitário do século 21, decidindo como aquilo seria há 75 anos. É anti-ético. Você não pode fazer isso. Isso é parte de sua história. Nós honramos a história e honramos a peça”, ela declarou.

    *Curiosamente, apesar de os vestidos de Scarlett O’Hara estarem entre os mais lembrados da história do cinema, o filme não contabiliza o Oscar de Melhor Figurino entre os seus 10 prêmios da Academia recebidos em 1940 — afinal, essa categoria só foi criada em 1948. Veja na galeria abaixo detalhes do trabalho de restauração das peças originais usadas por Vivien Leigh em “…E o Vento Levou”:

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!