FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Brasil inspira músicas cativantes de Gotye, destaque do momento
    Brasil inspira músicas cativantes de Gotye, destaque do momento
    POR Redação

    Gotye ©Reprodução

    Com uma sonoridade rara, fruto de um perfeccionismo quase que incansável, o cantor, compositor e multi-instrumentista Gotye ultrapassou as barreiras de sua longínqua Austrália para arrebatar o mundo. Com “Somebody That I Used to Know”, primeiro single do álbum “Making Mirrors”, terceiro de sua discografia, o músico conquistou não apenas comparações com ícones como Peter Gabriel, Paul Simon e Sting, mas também o topo das paradas em mais de 11 países (incluindo Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha), quase 183 milhões de acessos no YouTube e participações em programas televisivos e festivais, como na última edição do Coachella, que aconteceu no início deste mês na Califórnia.

    – “Somebody that I Used to Know”, com a participação da cantora Kimbra:

    Gotye, que na verdade se chama Wouter De Backer, já era relativamente conhecido na Austrália – país em que vive desde os dois anos, desde a mudança de sua família de Bruges, na Bélgica, para Sydney e depois Melbourne. Os dois primeiros álbuns do músico (“Boardface”, de 2003, e “Like Drawing Blood”, de 2006) foram lançados de forma independente; o segundo, inclusive, recebeu críticas muito positivas de veículos como o site “Pitchfork”, que o definiu como “memorável e cativante”. O sucesso avassalador, no entanto, só veio com “Making Mirrors”, que apenas quatro meses depois de chegar às lojas foi votado o melhor disco de 2011 pela rádio australiana “Triple J”.

    – Mini documentário sobre a produção do álbum “Making Mirrors”:

    O método de trabalho de Gotye é algo que por si só é extremamente fascinante e peculiar: trancado na fazenda de sua família em Mornington Peninsula, zona litorânea localizada no sudeste de Melbourne, o músico desenvolveu o costume de mesclar batidas encontradas em vinis e discos antigos, além de simples notas musicais que encontra em outras plataformas como a internet. No álbum “Making Mirrors”, inclusive, Gotye utilizou bases brasileiras: em “Somebody That I Used to Know” foram utilizados pedaços de “Seville”, do violonista Luiz Bonfá (1922-2001), já “I Fell Better” tem início com sons tirados da antológica “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso (1903-1964). A intensidade dessa pesquisa e a insatisfação com o banal é o que fizeram com que “Making Mirrors” demorasse quase cinco anos para ser finalizado – em entrevista para a rede britânica “BBC”, o australiano contou inclusive que quase desistiu de finalizar a música que viria a ser seu grande hit.

    – “I Fell Better”, em que Gotye utiliza notas de “Aquarela do Brasil”:

    – “Easy Way Out”, novo single de Gotye:

    “Procuro sons interessantes e idiossincráticos, mexendo no contexto deles. Quero sentir onde a música está – letra e melodia se encaixando nas colagens, como se não viessem de fontes diferentes”, contou Gotye em entrevista realizada pelo jornal “Folha de S.Paulo” durante o Coachella. Todas as canções que fazem parte de “Making Mirrors” são completamente diferentes entre si, mas compõem um conjunto único e primoroso, onde a música vai além do óbvio.

    + Veja matéria de Ricardo Athayde para o FFW sobre Gotye

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW