“O Brasil tem grandes criativos e sempre foi fonte de inspiração para outros países”, celebra Tony Cebrian, publisher da “VICE Brasil” em entrevista ao portal FFW. O estilista Alexandre Herchcovitch, a banda CSS, o artista Jum Nakao, o designer Muti Randolph, o rapper Emicida, o músico Marcelo Camelo, os DJs do NASA, a dupla Mixhell, além de Renato Cohen, Ricardo Carioba e Antonio Pinto foram convidados para participar do coletivo mundial CREATORS, uma parceria entre a gigante da informática Intel e a revista “VICE”. “O Creators funciona como uma plataforma global de divulgação para esses criativos”, completa Cebrian.
O produtor, músico e DJ Mark Ronson é embaixador do projeto CREATORS e pode vir ao Brasil em agosto ©Reprodução
Eles se juntam a outros criadores eleitos nos EUA, China, França, Reino Unido, Alemanha, e Coreia do Sul – entre eles o produtor Mark Ronson, a dupla Boys Noize, a banda Phoenix e o diretor e artista plástico Chris Cunningham – para criar uma rede global de criadores & criações. Carolina Gold e Pitty Talliani, as meninas por trás da Amapô, querem aproveitar ao máximo essa plataforma.
“O que esperamos é ter a liberdade de fazer algo que não seja uma expressão de roupa. Existe algo que o Paulo Borges sempre diz pra gente que quando você tem uma ideia, ela não é mais sua. Ela fica no imaginário coletivo. Acho que o projeto é uma materialização desse inconsciente coletivo”, vibram. O projeto se materializa pela primeira vez no Brasil em um evento que acontece no dia 14 de agosto, em São Paulo.
Confira os detalhes da entrevista com Tony Cebrian:
Quais foram os critérios de escolha para os 12 artistas brasileiros?
Procuramos representar as principais formas de expressão: música, moda, arte e design. Escolhemos pessoas inovadoras e que utilizam a tecnologia em seu processo de criação. Além, é claro, de pessoas que se comunicam bem com público da “VICE”.
Quem participou dessa escolha?
A equipe de curadoria da “VICE”: eu (publisher), Fernanda Negrini (editora-chefe da revista), Ana Luiza Paes Leme (editora de imagem) e André Maleronka (editor), tendo o apoio da equipe editorial da “VICE” Nova York.
Uma vez no projeto, os artistas têm total liberdade de criação ou são brifados por vocês?
Total liberdade de criação. Nós somos somente a plataforma que possibilita os recursos e a divulgação.
Assista ao vídeo que o designer Muti Randolph – que assina a ambientação do D-Edge e também a Galeria Melissa, em São Paulo – criou para o projeto:
O que podemos esperar para o evento que acontece dia 14 de agosto? Quem organiza? Onde acontece?
O evento é idealizado e produzido pela “VICE” no Brasil. A locação e as atrações ainda estão em processo de definição. Os trabalhos que serão expostos também estão em fase de produção. Esperamos surpreender com as atrações. Vamos trazer grandes nomes internacionais.
No site oficial, o Creators é descrito como “rede dedicada a celebrar a criatividade e a cultura entre os meios de comunicação ao redor do mundo.” Na prática, de que maneira essa integração entre os criadores acontece?
Criadores de vários países farão parcerias para produzirem projetos colaborativos. Isso começa no primeiro evento, em NY, e segue até o evento de encerramento, na China.
No Brasil, quantas pessoas estão envolvidas direta e indiretamente neste projeto?
Cerca de 30 pessoas da “VICE” e da Intel, mais os criadores e suas equipes, além da produção do evento.
Qual o tamanho do investimento?
Este é o maior projeto produzido pela “VICE” brasileira desde o inicio de suas atividades em 2009.
Que números você pode revelar pra gente?
Preferimos não revelar números.
+ Site oficial do projeto: thecreatorsproject.com/pt-br
+ Perfil no Twitter: @creators_brasil