Página inicial do e-commerce Dafiti no Brasil
Fundada pelos alemães Malte Horeyseck e Malte Huffmann, o francês Thibaud Lecuyer e o brasileiro Philipp Povel, a empresa varejista brasileira Dafiti comunicou recentemente ao jornal britânico “The Financial Times” um investimento de US$ 65 milhões vindo da bilionária família colombiana Santo Domingo, do recém-falecido Julio Mario Santo Domingo, uma espécie de “Roberto Marinho” colombiano.
Ressaltando a importância e o crescimento do e-commerce brasileiro, o jornal apontou que o anúncio foi dado dias depois que Amazon e Google comunicaram o início do comércio virtual no país. Longe de ser uma coincidência de interesses, estudos indicam um aumento de 25% no setor de comércio pela internet no Brasil em 2012. De acordo com Philipp Povel, “o mercado de varejo no Brasil vale aproximadamente $230 bilhões, sendo que até o fim de 2012, estima-se que o país terá 43 milhões de consumidores online”.
Com pouco mais de um ano e meio de existência, a Dafiti foi considerada o melhor startup brasileiro em 2011 pela revista “Exame”. O investimento inicial foi de 50 milhões de dólares, feito pela empresa alemã Rocket Internet. Inicialmente trabalhando com sapatos, hoje a Dafiti expandiu seu comércio a roupas, produtos de beleza e até acessórios para casa e conta com mais de 1.200 funcionários, atuando também na Argentina, Chile, Colômbia e México. Para uma moda mais especializada, foi criada também a Dafiti Premium, uma loja virtual que trabalha com peças de estilistas como Carina Duek, Ronaldo Fraga e Glória Coelho. Em termos de visibilidade na internet, seu crescimento também é tão impressionante quanto o empresarial. De acordo com o site de monitoramento Alexa, Dafiti.com.br é 61º website mais acessado do Brasil. No que diz respeito ao nicho do e-commerce, fica atrás somente dos gigantes do setor: Lojas Americanas, Submarino e Mercado Livre.