FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Alto luxo
    Alto luxo
    POR Redação

    Vista aérea do shopping RioMar, em Recife ©Divulgação

    Semanalmente, o Brasil dá provas de que vive um momento único. Após as recentes aberturas de dois shoppings de luxo em São Paulo – JK Iguatemi e Cidade Jardim –, é Recife a próxima cidade a receber um empreendimento de grande porte: o shopping RioMar, que inaugura na próxima terça-feira (30.10) na capital pernambucana. O local, que vai abarcar lojas da Burberry, Tory Burch e Hugo Boss, visa alimentar a região Nordeste do país, carente no que diz respeito ao mercado de alto “nível”.

    Localizado em uma área nobre de Recife, o shopping RioMar já possui espaços em Fortaleza, no Ceará, e em Aracaju, em Sergipe, mas o novo empreendimento, também pertencente ao Grupo JCPM (João Carlos Paes Mendonça), é consideravelmente maior que seus antecessores. Aliás, segundo o “WWD”, o shopping RioMar de Pernambuco será o maior de toda a região Nordeste e representou um investimento de R$ 600 milhões apenas em seu projeto estrutural, que ocupa cerca de 195 mil m².

    Shopping RioMar, em Recife ©Divulgação

    Além das já citadas Burberry, Tory Burch e Hugo Boss, Diesel, Juicy Couture e a linha de cosméticos da Chanel também estão confirmadas para abrir no shopping RioMar. Ainda há negociações para que Louis Vuitton, Prada, Miu Miu, Kate Spade e Kiehl’s inaugurem espaços próprios no segundo piso do local, que contará apenas com marcas de luxo, nacionais e internacionais (do mercado brasileiro, H. Stern; Osklen; Cavendish; Le Lis Blanc; Noir, Le Lis e Bo.Bô são alguns dos nomes que asseguraram um lugar no RioMar).

    Apesar de o objetivo ser expandir o mercado de luxo no Nordeste do país, os empresáveis responsáveis pelo projeto sabem que não é fácil manter um empreendimento de tal porte sem lojas-âncoras. Por isso mesmo, o shopping RioMar de Recife contará com as varejistas C&A, Renner, Riachuelo, Marisa e Leader, além de pontos para as Casas Bahia e Americanas. Ao todo, serão 476 lojas distribuídas em quatro pisos (93 mil m² dos 195 mil m² totais), mas o local também vai hospedar 14 salas de cinema, um teatro de 500 lugares e uma academia de ginástica.

    “No futuro, as pessoas vão pensar no mercado de varejo no Nordeste antes e depois do RioMar”, falou ao “WWD” Carlos Ferreirinha, presidente da MCF Consultoria & Conhecimento, consultoria de luxo localizada em São Paulo. A nova classe média, ou C, como é chamada, é um dos públicos alvo do empreendimento: “Um cliente de classe C pode não comprar um trench coat da Burberry, mas ele ou ela pode comprar um chaveiro ou uma carteira”, adicionou Ferreirinha.

    Vista aérea do Porto de Suape, em Recife ©Divulgação

    Recife é a principal capital econômica da região Nordeste e um polo cultural e de tecnologia, mas acima de tudo, é um mercado promissor: a abertura da M.A.C Cosmetics na cidade, em abril deste ano, gerou a maior receita da marca na América Latina durante seu primeiro mês. O Diageo, conglomerado britânico de bebidas alcoólicas que possui a cervejaria Guinness e a vodca Smirnoff, escolheu Recife para abrir sua primeira loja conceito no Brasil em setembro já que Pernambuco é o estado que mais consome o uísque Johnnie Walker no Brasil.

    A abertura do shopping RioMar e, sobretudo, a percepção do potencial econômico de Recife é apenas um reflexo do crescimento de Pernambuco e, em uma escala ainda maior, do próprio Brasil. A Fiat, por exemplo, está construindo uma fábrica de R$ 4 bilhões no Porto de Suape, localizado no município de Ipojuca, interior do estado, que já é sede de várias companhias de petróleo e gás.

    Não deixe de ver
    Chinesa Temu chega ao Brasil em 2024
    Inditex, dona da Zara, lança marca para competir com a Shein
    Usher como modelo da Skims, o novo diretor criativo da GAP, vendas da Kering em queda e mais!
    Arezzo e Grupo Soma confirmam fusão para formar empresa de R$ 12 bilhões
    Arezzo e Grupo Soma se preparam para uma possível fusão
    Ação judicial entre a Chanel e a WGACA tem início em NY
    O que o sucesso do Ssense tem a ensinar para os e-commerces de moda?
    Farfetch é comprada pela sulcoreana Coupang
    O consumo de fast fashion no Brasil
    A Fórmula 1 e a moda nunca estiveram tão próximos