FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    O universo mágico e colorido da maquiadora Pat McGrath
    O universo mágico e colorido da maquiadora Pat McGrath
    POR Redação

    Pat McGrath ©Reprodução

    Cores, muitas cores. Glitter e até paetês. Da beleza quase surrealista dos tempos “hiperbólicos” da Christian Dior, sob comando de John Galliano, à suavidade romântica da alta-costura da Valentino, ou ainda a vibração étnica de Anna Sui, Pat McGrath tem a capacidade e o talento de desenvolver maquiagens para quaisquer propostas e ocasiões. A inglesa, considerada pela “Vogue” a maquiadora mais influente do mundo, é também, desde 2004, diretora criativa de design de cosméticos da Procter & Gamble e, consequentemente, das marcas Dolce & Gabbana, Max Factor, CoverGirl e SK-II. Além dos desfiles e do trabalho empreendido na gigante americana, McGrath é colaboradora frequente de revistas como “Allure”, “W”, “Harper’s Bazaar” e das edições americana e italiana da “Vogue”, sem contar o cargo regular na “i-D”.

    Maquiagens de Pat McGrath para Christian Dior alta-costura 2011/12 e Gucci Outono/Inverno 2012/13 ©Reprodução

    Listar as atribuições de McGrath só é mais fácil que mencionar todas as marcas com que a inglesa já trabalhou: Prada, Gucci, Louis Vuitton, Givenchy, Balenciaga, Stella McCartney, John Galliano, não há quem não queira as maquiagens conceituais de Pat. Mais recentemente, David Fincher contou com o auxílio de McGrath para criar o visual andrógino de Lisbeth Salander, personagem de Rooney Mara em “Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres”. Ao olhar as maquiagens criadas pela inglesa, verdadeiras obras de arte nas quais rostos femininos servem de tela para sua inventividade aparentemente sem limites, é difícil acreditar que McGrath não tenha formação técnica na área em que é sumidade.

    Maquiagens de Pat McGrath para John Galliano Outono/Inverno 2009/10 e Primavera/Verão 2011 ©Reprodução

    McGrath foi criada em Northampton por sua mãe, Jean McGrath, uma imigrante jamaicana apaixonada por moda e maquiagem. Em entrevista dada à “Vogue” em 2007, a inglesa atribuiu à mãe sua criatividade, afirmando que a mesma lhe ensinou a observar as padronagens, tecidos e todos os outros elementos que integram o universo fantástico dos desfiles. Após terminar o colégio, McGrath fez um curso de artes na Northampton College e pretendia estudar moda, mas abandonou o projeto ao conhecer a stylist Kim Bowen, que a convidou para observar seu trabalho em ensaios fotográficos para as revistas “The Face” e “i-D”.

    Capas da “Vogue” italiana  de fevereiro e março de 2012 com maquiagem de Pat McGrath ©Reprodução

    No entanto, a grande oportunidade de McGrath surgiu quando a maquiadora conheceu Edward Enninful, então editor de moda da “i-D”. A partir daí, a inglesa conquistou muitos trabalhos e assumiu o cargo de diretora de beleza da revista, posição que ocupa até hoje. Em 1999, McGrath desenvolveu uma linha exclusiva de cosméticos para Giorgio Armani e nessa mesma década iniciou longas colaborações, com fotógrafos e marcas: praticamente todos os desfiles da Christian Dior e Prada nos últimos anos tiveram Pat McGrath como maquiadora chefe, bem como os editoriais da “Vogue” italiana.

    – Vídeo de Resort da Balenciaga com maquiagem de McGrath e direção de Steven Meisel:

    Em todos esses anos em que trabalha na indústria da moda, McGrath é frequentemente questionada sobre como alimenta sua criatividade. “Cada designer leva você a uma jornada diferente. É ótimo quando eles deixam você entrar na fantasia deles”, já afirmou a maquiadora à “Vogue” britânica. O que é certo é que a própria Pat consegue criar imagens icônicas que ultrapassam as roupas e nos transportam para um universo de beleza colorido e quase mágico, onde qualquer mulher pode ter a pele perfeita e lábios vermelhos.

    – Vídeo da CoverGirl com Pat McGrath e Jessica Stam:

    + Confira mais maquiagens incríveis de Pat McGrath na galeria abaixo:

    Não deixe de ver
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Cabelos: Truss e Ricardo dos Anjos apostam em mix de décadas na SPFW
    Jisoo e Paul Mescal na nova campanha da Cartier, a coleção da Supreme com a Maison Margiela e muito mais
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Willow Smith é a nova embaixadora da Dior Makeup
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Barry Keoghan na nova campanha da Burberry, o lançamento do perfume de Kylie Jenner, a linha capilar da Zara e muito mais
    Rihanna e A$AP Rocky estrelam short film juntos
    Dua Lipa é a nova embaixadora global da YSL Beauty
    FFW