FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Perfume
    Perfume
    POR Camila Yahn

    A primeira embalagem do perfume “Chanel Nº5”, de 1921 ©Reprodução

    A Chanel acaba de inaugurar a exposição “N°5 Culture Chanel”, no Palais de Tokyo, em Paris, que fica até o dia 5 de junho. A mostra é a última da série de projetos “Culture Chanel”, que começou em Moscou em 2008, com o objetivo de explorar a cultura e os pilares da maison francesa. E a escolha do local é muito bacana, já que o Palais de Tokyo é um dos lugares mais modernos e frescos de Paris.

    A “Nº 5 Culture Chanel” tem curadoria do crítico de arte francês Jean-Louis Froment e traça a linha do tempo da fragrância desde o momento da sua concepção, em 1921. Por meio de obras de arte, fotografias, arquivos, livros e outros objetos, descobrimos o que levou Gabrielle Chanel a criar o icônico perfume. A mostra explora ainda o perfume como representação olfativa de movimentos de arte da época como o cubismo, o dadaísmo e o surrealismo e a relação da marca e da designer com os mesmos.

    + De Catherine Deneuve a Brad Pitt, a evolução das vídeo-campanhas do Chanel N°5

    Catálogo de vendas do perfume “Chanel Nº5”, de 1924 ©Reprodução

    Entre os destaques da exposição está a história que conta as origens do logo com os dois “C” da marca, que remontam a um vitral em uma igreja em Aubazine, na França, e às mulheres do Renascimento, em especial Catherine de Medici, cujo monograma era um duplo “C”, além das origens do nome da própria fragrância relacionadas a superstições de Gabrielle em relação ao número 5.

    Imagem da exposição “N°5 Culture Chanel” no Palais de Tokyo, em Paris ©Chanel/Divulgação

    A mostra conta ainda com uma série de fotos das campanhas da fragrância, incluindo o anúncio de 1937 fotografado por François Kollar para a “Harper’s Bazaar” e estrelado pela própria designer. Diversas versões da embalagem também estão expostas.

    Na inauguração, que levou cerca de 400 convidados, estiveram presentes as atrizes Carole Bouquet, Audrey Tautou, Vanessa Paradis, Anna Mouglalis, o ator Gaspard Ulliel e o diretor de cinema Jean-Pierre Jeunet. Para quem gosta de descobrir os bastidores e as lendas por trás de grandes mitos, aqui há um prato cheio, já que a mostra aborda três grandes forças: a estilista, o perfume e a maison. Veja as imagens na galeria abaixo.

    N°5 Culture Chanel @ Palais de Tokyo
    De 5 de maio a 5 de junho
    Palais de Tokyo, 13, Avenue du Président Wilson
    75116 Paris, França

    Não deixe de ver
    Cabelos: Truss e Ricardo dos Anjos apostam em mix de décadas na SPFW
    Jisoo e Paul Mescal na nova campanha da Cartier, a coleção da Supreme com a Maison Margiela e muito mais
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Willow Smith é a nova embaixadora da Dior Makeup
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Barry Keoghan na nova campanha da Burberry, o lançamento do perfume de Kylie Jenner, a linha capilar da Zara e muito mais
    Rihanna e A$AP Rocky estrelam short film juntos
    Dua Lipa é a nova embaixadora global da YSL Beauty
    A chegada da marca de cosméticos de Beyoncé ao Brasil, a collab da Jacquemus com a Nike, a nova coleção da New Saint e muito mais