FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Maquiadora sênior da M.A.C dá dicas sobre carreira, beleza e moda
    Maquiadora sênior da M.A.C dá dicas sobre carreira, beleza e moda
    POR Redação

    colaborou Stephanie Noelle

    Convidada especial da MAC Cosmetics no SPFW inverno 2011, Fatima Thomas, uma das principais maquiadoras internacionais da marca, ainda estava cheia de energia quando recebeu o FFW para uma entrevista ao fim do desfile da estilista Gloria Coelho, o último cuja beleza foi coordenada por ela _em outros dias, Fatima assinou também o make de Reinaldo Lourenço, Iódice e Osklen.

    Visitando o Brasil pela primeira vez, a norte-americana, que tem no seu currículo produções para Lanvin e Alexander McQueen e artistas como Alicia Keys e Mary J. Blige, falou sobre seus 16 anos de carreira, deu dicas para os aspirantes a maquiadores, revelou as tendências da temporada e ainda deu conselhos de maquiagem especialmente para as brasileiras! Confira:

    CARREIRA

    Fatima em ação no backstage do desfile do Reinaldo Loureço ©Agência Fotosite/ Sergio Caddah

    Como você começou a trabalhar como maquiadora? Sempre teve interesse no assunto?
    Sim, desde que eu era bem pequena, com uns 2, 3 anos. Eu adorava observar minha mãe passando maquiagem, e eu ia lá e colocava meus dedozinhos nos produtos dela e passava no meu rosto. E também eu sou artista, eu gosto de desenhar e pintar, trabalhar com argila, então para mim, a maquiagem é mais uma forma de ser artística.

    Você freqüentou alguma escola de maquiagem?
    Não, eu fui para a faculdade, onde estudei pintura e entalhe, e aprendi sobre maquiagem ao trabalhar com maquiadores realmente muito bons, muitos deles bastante generosos ao compartilhar dicas e truques; e eu também aprendi ao pegar algumas coisas que eu sabia de pintura e desenho, e adaptá-las à arte da maquiagem.

    Você teve um mentor?
    Tive muitos mentores, mais do que eu poderia nomear, que me encorajaram de uma forma ou de outra, ou que me ensinaram; eu acho que ninguém alcança o sucesso sozinho. Você vê uma pessoa bem sucedida, mas o que você não enxerga é que por trás disso há pessoas que, durante anos, desde cedo, a encorajaram em sua trajetória.

    Que conselho você daria para quem quer se tornar maquiador?
    Que a questão é a maquiagem e as linhas, formas, cores e texturas, mas a questão também é saber lidar com todos os tipos de personalidades, de ser profissional, de ser agradável de se trabalhar _isso é tão importante quanto saber preparar uma boa pele, saber pintar os lábios. Você é agradável no set? É bem disposto? Sabe colaborar com outros criadores? Quando você está em um desfile, há os estilistas e suas opiniões, e há os cabeleireiros, e há os stylists, e todos contribuem com ideias, então a questão de saber colaborar e compartilhar o ambiente criativo com outras pessoas é muito importante.

    MAQUIAGEM

    Fatima Thomas ensina a fazer os lábios vermelhos perfeitos em video da MAC Cosmetics

    Sobre maquiagem pelo mundo: “Cada região tem o seu próprio espírito, estilo, “flavor”. Definitivamente há um estilo aqui no Brasil que é mais relaxado; eu gosto porque é sexy sem ser muito sexual, sabe? As mulheres aqui têm um jeito despretensioso que é muito legal.”

    O erro que as pessoas mais cometem: “Não há apenas um, mas eu acho que um dos “pecados capitais” é usar a cor e fórmula errada de base. É muito importante escolher a certa. Algumas de nós se dão melhor com a base líquida, outras se dão melhor com o pó e, outras, com a combinação das 2, mas não se acomode! Peça ajuda a um dos artistas da MAC, eles são treinados para isso; quando você consegue aperfeiçoar a pele, todo o resto é só diversão!”

    TENDÊNCIAS

    maquiadora-senior-da-mac-fala-sobre-tendencias-de-belezaOlhos marcados e lábios coloridos: 2 das 4 belezas de Reinaldo Lourenço, assinadas por Fatima Thomas ©Agência Fotosite/ André Conti

    Sobre a próxima grande tendência: “Na verdade não há uma tendência, a cada temporada nós vemos sempre uma família de tendências. Uma grande que vem crescendo e ganhando força nos últimos anos são os lábios coloridos. Ainda vamos usar lábios nude porque eles são lindos e funcionam, mas agora temos a opções de muitas cores: vermelho, vinho, marrom, que podem ser leves e transparentes quando aplicadas com os dedos, ou, se você quiser mais intensidade, é só passar com um pincel. Vamos continuar tendo foco nos olhos com lábios nude, mas o que está mudando é que, em vez do formato puxadinho no olho, agora ele é mais arredondado; além disso, o cinza escuro é uma alternativa ao preto e ao marrom. Outra opção ótima para os olhos é o vinho: fica lindo em olhos azuis, verdes, castanhos, todos!”

    Experimentações: “Eu sou maquiadora, então eu tenho que experimentar e brincar com as cores; e eu gosto de estar atual, contemporânea. Às vezes eu pego as tendências que vejo e não as copio literalmente, eu posso pegar uma ideia da tendência e usá-la em mim. As pessoas podem copiar algo literalmente e ficar legal, mas às vezes elas também podem dizer ‘uh, eu gosto dessa cor, mas vou usá-la em mim de um jeito diferente’.”

    ESPECIALMENTE PARA O BRASIL

    makes-assinados-por-fatimas-thomas-da-mac-no-spfwReinaldo Lourenço, Iódice, Osklen e Glória Coelho: os 4 desfiles com belezas de Fatima Thomas no SPFW inverno 2011 ©Agência Fotosite

    Truque de maquiagem para o calor: “Eu gosto da base e do corretivo Pro Longwear, que são fantásticos para climas quentes; e mantenha sempre o (pó compacto) Blot Powder na sua bolsa, para quando você precisar retocar o nariz e tirar o brilho do rosto. Essas são as minhas dicas principais, porque quando você faz um preparo correto da pele, toda a sua maquiagem tem uma fixação melhor.”

    Conselho especial para as brasileiras: “Há muitas tendências divertidas acontecendo, não se limite a usar só uma cor nos seus lábios o tempo todo; moda é mudança, e maquiagem é diversão, é como um acessório, certo? Encare como seus acessórios, que você troca de tempos em tempos, então tenha opções, se dê opções, especialmente no quesito cores para os olhos e lábios. E use MAC, esse é o melhor conselho que eu posso te dar, porque nós temos alguns dos melhores produtos do mundo! Temos opções para todos os tons de pele, desde a pele de porcelana mais clara até o tom de ébano mais escuro. E divirta-se com a maquiagem! Ela nunca deve ser uma obrigação, ela deve ser diversão!”

    OS 5 ESSENCIAIS

    À pedido do FFW, Fatima elaborou a sua lista de 5 produtos básicos que toda mulher deve ter: “eu chamo de minha maquiagem da ilha deserta _sabe, ‘se você for parar numa ilha do Survivor e só puder levar 5 cosméticos, o que você levaria?’. Estas seriam as minhas coisas.”

    SAC MAC: 0800 282 8998

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!