FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Um dos melhores do mundo, cabeleireiro Guido Palau fala sobre carreira e tendências
    Um dos melhores do mundo, cabeleireiro Guido Palau fala sobre carreira e tendências
    POR Augusto Mariotti

    O mestre dos cabelos Guido Palau ©Divulgação

    O cabeleireiro britânico Guido Palau é uma das principais referências do mundo quando o assunto é hairstyling. Só na temporada passada, de Inverno 14/15, ele assinou os cabelos da Calvin Klein, Louis Vuitton, Alexander Wang, Alexander McQueen, Christopher Kane, Dolce & Gabbana e Lanvin, entre outras.

    Seu trabalho é publicado em revistas como “Vogue”, “Love”, “W” e “V”, com participações mensais, ou seja, Guido é um dos profissionais mais requisitados do circuito fashion.
    Palau começou trabalhando no salão do lendário Vidal Sassoon em Londres, e logo enveredou pelos editoriais de beleza com pegada mais artística, onde ele podia livremente criar seus cabelos impensáveis ou “apenas” contribuir de forma impecável às ideias de fotógrafos e stylists.

    A grande virada veio quando ele foi convidado para cuidar dos cabelos das modelos do videoclipe “Freedom”, de George Michael, entre elas Linda Evangelista, Cindy Crawford e Naomi Campbell. A partir daí começou a trabalhar com o fotógrafo David Sims, o que despertou a atenção da revista “The Face”, que por sua vez chamou a atenção da Calvin Klein, que contratou Guido para trabalhar nos desfiles da marca. O caminho estava feito.

    Em 2005, ele começou  a atuar como consultor criativo da Redken, cargo que mantém até os dias de hoje. E foi através da marca que conseguimos essa entrevista com o mago dos cabelos. Abaixo, ele fala sobre tendências, comportamento da mulher e sobre suas referências.

    TENDÊNCIAS PARA O VERÃO 2014

    Quais as principais tendências para os cabelos neste ano de 2014?

    Tem tudo a ver com cor, especialmente no próximo verão. Cor muito extrema, loiros extremos, vermelhos extremos. O tom do cabelo transformou-se numa parte grande do estilo das pessoas. A inspiração veio dos loiros, vermelhos, castanhos icônicos e também de olhar muito as animações, os desenhos, os animes e mangás. Também há o conceito do penteado minimalista que mostrei em desfiles como o do Alexander Wang e da Céline. Para esse tipo de penteado, há muitas técnicas e produtos para conseguir acabamento. Apenas porque é minimalista não significa que seja simples. Há muitas coisas e vários produtos que fazem com que um visual simples de cabelo pareça mais dramático do que realmente é. Esse é o tipo novo do sofisticação.

    O cabelo minimalista que Guido fez para o Verão 14 de Alexander Wang ©Imaxtree

    O que apareceu de mais bacana em termos de visual nessa estação?

    Os estilos intencionalmente suavizados desta estação provam que um cabelo fácil pode também parecer extremamente elegante. Enquanto o cabelo parece simples e despenteado, o visual total em si é muito luxuoso e legal. Não tem nada a ver com cabelo cheio de volume, mas uma elegância mais suavizada, discreta. Para conseguir um visual similar, as mulheres devem começar a jogar com sua textura natural do cabelo. É preciso aplicar produtos específicos para pentear, seja quando seu cabelo ainda estiver úmido ou depois que secar, pois isso irá realçar sua textura natural.

    O cabelo cor de platina parece algo que se deva experimentar. Qualquer um pode usar?

    O cabelo platinado tem sido uma tendência enorme. Nós colorimos um número de meninas platinadas para o desfile Verão 2014 da Prada. A cor combina melhor com tons de pele e cabelo mais claros. Se o cabelo for demasiado escuro a cor pode ficar uma pouco amarelada e não “nórdica” o bastante.

    Quem você acha que são as próximas grandes modelos para se ficar de olho?

    Há algumas meninas que estão se destacando muito, como Anna Ewers, Ophélie Guillermand e Ola Rudnicka.

    Como você se sente quando acaba de produzir a última modelo a entrar na passarela?

    É uma sensação incrível. Eu posso ver todo o trabalho árduo que foi feito nas últimas semanas para criar o visual e toda a coleção. É um sentimento de grande realização.

    Modelos platinadas para o Verão 14 da Prada ©Imaxtree

    O que sustenta você durante a semana da moda? Como você se prepara para ela? Tem algum ritual especial?

    Não há nenhuma maneira para se preparar para a confusão que é uma semana da moda. É como um redemoinho e quando chega a hora, é pouco tempo para qualquer outra coisa. Eu me certifico de ir para minha aula de spinning regularmente e tento me alimentar pelo menos uma vez por dia com uma refeição saudável.

    INSPIRAÇÕES E ÍCONES

    Você sente que o mundo dos bastidores tem mudado ao longo dos anos? O cabelo se transformou numa parte mais integral do visual; os designers estão mais conscientes agora de que o cabelo comunica e complementa a roupa?

    As mudanças no cabelo e na moda vêm sempre da inspiração que conseguimos e ela está em toda parte. Está sempre evoluindo de algo que vimos antes no passado para uma história nova. O cabelo é um acessório sobre o qual temos mais controle. Nós podemos realmente criar o nosso próprio estilo e individualidade com nosso cabelo e expressar não só a nós mesmos através dele, mas até as nossas crenças.

    Onde você busca inspiração?

    Eu encontro inspiração absolutamente em todos os lugares, seja simplesmente andando na rua ou olhando para projetos arquitetônicos, para sub culturas e música. O bom é quando você viaja bastante e pode obter inspiração de muitos países diferentes. Cada lugar tem sua própria personalidade, dessa forma, eu sou inspirado por museus, arte, exposições, música, arquitetura, projetos do mundo inteiro…

    Quais produtos estão sempre em sua mala de beleza?

    Um hairspray flexível, mas que sustente, como o Fashion Work 12 Versatile Hairspray da Redken, um produto protetor do calor na secagem, assim como o Pillow Proof Blow Dry Express Primer ou 0 Pillow Proof Blow Dry Express Primer.

    Como você sabe qual é o melhor corte e a melhor cor para uma pessoa? Que fatores você leva em consideração?

    Todas as mulheres são diferentes. Eu olho cada detalhe, a silhueta, a personalidade, a cor da pele, e cada PARTE do rosto e sua proporção.

    Há alguma coisa as mulheres nunca devem fazer com seu cabelo?

    Colorir elas mesmas.

    Você acha que as mulheres têm motivações diferentes quando vão a um hair stylist mudar o visual?

    As mulheres têm todos os tipos de motivações para mudar seu visual, mas no final das contas é porque querem ser alguma outra pessoa, “alguém nova”; as mulheres gostam de mudança. Não gostam de sentir-se presas em um visual; é a mesma coisa com roupas.

    Você trabalha com modelos ao redor do mundo. Como faz para criar para tipos tão diferentes de mulheres?

    Primeiramente, tem tudo a ver com roupas e compreender o tipo de mulher e a característica que o estilista imagina, a mensagem que ele quer retratar através das roupas. Há sempre uma história para contar. É importante compreender exatamente todos aqueles detalhes para criar o visual perfeito para esta mulher.

    Você trabalhou recentemente com Sky Ferreira para a Redken Styling Press Event e para o American Salon Photo Shoot. Como foi trabalhar com Sky?

    A experiência foi realmente divertida, ela é uma ótima garota. É muito inspirador para um cabeleireiro trabalhar com alguém que muda tanto e está de fato a fim de mudar. Essa é a Sky – uma pessoa que gosta de mudar e experimentar com sua beleza e seu cabelo. Ela é uma ótima e divertida porta-voz para a Redken.

    Sky Ferreira com cabelos by Guido Palau ©Reprodução Redken

    Do que você gosta sobre o estilo da Sky?  E o que você nunca faria com o cabelo dela?

    É audaz, ela não tem medo de mudar seu visual, de transformar sempre. Ela veste Saint Laurent com algo mais e então o transformará em algo só seu. Tem suas próprias ideias, opiniões individuais sobre moda, o que realmente é inspirador. Agora, nunca se sabe com meninas como a Sky. Ela é um camaleão e está sempre mudando seu visual; um minuto ela quer um look de moleque e no próximo, quer ser uma sereia sensual.

    O que você acha de artistas que estão sempre se transformando?

    Acho que Rihanna está inspirando muito os cabeleireiros. Ela está sempre tão linda e constantemente mudando seu cabelo, mas sempre com um belo estilo. Ela está se divertindo com seu sucesso e sua capacidade de mudar e está inspirando muito as mulheres a verem como podem ser diferentes.

    VIDA & CARREIRA

    Em que ponto de sua vida você decidiu abraçar uma carreira como cabeleireiro e por quê?

    Sempre fui muito curioso e era inspirado pelas revistas de moda e beleza que mostram trabalhos de profissionais notáveis, tais como Barry Lategan, Bruce Weber e o cabeleireiro holandês Christian, cuja abordagem livre ao estilo empurrava os limites de seu tempo. Foi durante o início dos anos 1980, quando movimentos da subcultura, como a New Wave, o Indie e o Gótico coexistiram e moldaram um conjunto criativo que mudou as tendências de cabelo em relação a corte e coloração. Tudo isso despertou meu interesse por cabelos.

    Que marcos foram importantes para sua carreira?

    Há muitos! George Michael, a mostra Savage Beauty, de Alexander McQueen, no MET, e os fotógrafos Steven Meisel e David Sims.

    Qual foi sua foto mais importante e por quê?

    Para a Versace, com Kate Moss anos atrás; com esse trabalho levei minha carreira a um outro nível.

    Qual você diria é o visual de passarela mais influente que você criou em sua carreira que tenha influenciado a maneira que os consumidores usam seu cabelo?

    A trança lateral de Alexander Wang, na temporada de Verão 2010. Veja aqui.

    Que conselho você daria aos cabeleireiros mais novos que desejam se tornar grandes profissionais?

    1. Tenha sempre tudo que você necessita ou pode vir a necessitar a mão ou perto de você; dessa maneira você estará pronto para o que der e vier.

    2.  Mantenha uma mente aberta. Eu pego muita inspiração de todos os grandes designers com quem trabalho.

    3. Seja organizado.

    4. É importante estar sempre focado, então mantenha a cabeça no lugar.

    5. Tenha paciência e trabalhe duramente. Se você tiver um ego, não o mostre.

    E o que os cabeleireiros novos devem ter em mente para serem bem sucedidos?

    Bem, o mais importante são boas habilidades no ofício de cabeleireiro! Mas também ter uma boa ética de trabalho, estar aberto à criatividade, se desafiar, aprimorar suas habilidades, e sempre aprender com as pessoas com quem você trabalha. Ter humildade também ajuda.

    GUIDO EM NÚMEROS

    Quantas horas dorme antes do desfile da Louis Vuitton: 2

    Quantidade de produtos usados durante uma temporada: 1.886

    Quantos desfiles por estação: de 30 a 40

    Quantos assistentes durante a temporada: de 25 a 50

    Quantos drinks toma após desfiles ou depois da semana de moda: 0

    Quantos anos na indústria: 25

    TOP 3 DA REDKEN, SEGUNDO GUIDO

    1. Guts 10 Volume Spray Foam: Este é meu produto essencial quando quero adicionar volume ao cabelo. Se você gosta de levantar a  raiz, então você amará Guts 10.

    2. Diamond Oil Shatterproof Shine: Eu adoro este produto porque dá um brilho imediato ao cabelo ao mesmo tempo em que nutre e fortalece os fios de dentro para fora. No fim de uma semana da moda, a qualidade do cabelo das modelos fica comprometida, por isso sempre tenho este produto na minha maleta.

    3. Move Ability 05 Lightweight Defining Cream/Paste: As mulheres acham a ideia de um creme em pasta ruim porque têm medo de que seu cabelo fique gorduroso e faça com que seus penteados pesem. Esse produto é ótimo para as mulheres com cabelo comprido. Funciona para fazer escova porque pesa pouco e dá ao cabelo um ótimo volume. Não é algo que você faria com uma pasta comum…

    Não deixe de ver
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Willow Smith é a nova embaixadora da Dior Makeup
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Barry Keoghan na nova campanha da Burberry, o lançamento do perfume de Kylie Jenner, a linha capilar da Zara e muito mais
    Rihanna e A$AP Rocky estrelam short film juntos
    Dua Lipa é a nova embaixadora global da YSL Beauty
    A chegada da marca de cosméticos de Beyoncé ao Brasil, a collab da Jacquemus com a Nike, a nova coleção da New Saint e muito mais
    Quanto vai custar a linha para cabelo de Beyoncé que chega ao Brasil
    Zendaya como co-chair do Met Gala 2024, o novo produto de Hailey Bieber, Ganni à venda no Brasil e muito mais