FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    E a polêmica continua: novo anúncio é banido no Reino Unido
    E a polêmica continua: novo anúncio é banido no Reino Unido
    POR Redação

    Campanha do desodorante Lynx é banida no Reino Unido ©Divulgação

    O Advertising Standards Authority (ASA), órgão que regulamenta a indústria da propaganda no Reino Unido, tem andado muito atarefado ultimamente. Depois de banir a veiculação da campanha do perfume Oh, Lola!, de Marc Jacobs, estrelada por Dakota Fanning, e de censurar uma das imagens de Hailee Steinfeld para a Miu Miu, o órgão proibiu agora a veiculação dos anúncios para internet do desodorante masculino Lynx (que tem o nome “Axe” no Brasil) por considera-los “sexy demais”.

    As campanhas mostram a modelo Lucy Pinder com pouca roupa, em poses provocativas e acompanhada de frases insinuantes como “ela consegue te fazer perder o controle?” e “quanto tempo você dura?”; o ASA afirmou que recebeu 10 reclamações sobre essas imagens. Além disso, o “The Guardian” divulgou que a campanha de um outro produto Lynx, desta vez um sabonete líquido (imagem à direita), recebeu 113 reclamações. Nela, uma modelo loira de biquíni azul com o top caído é acompanhada da frase “The cleaner you are the dirtier you get” (“Quanto mais limpo, mais ‘sujo’ (com o duplo sentido de ‘safado’) você é”).

    De acordo com reportagem publicada no “The Guardian”, a maioria das reclamações feitas ao ASA alegava que as campanhas são ofensivas porque são sexualmente sugestivas, indecentes, provocativas, glamurizam o sexo casual e objetificam e humilham as mulheres. O ASA acrescentou ainda que as propagandas “claramente pretendem sugerir que o uso dos produtos anunciados leveria a um comportamento sexual mais desinibido”.

    A Unilever, dona da Lynx, se defendeu afirmando que seus consumidores “esperam, e se sentem confortáveis, com a narrativa, o tom e o conteúdo visto em seus anúncios”, e que as campanhas “foram projetadas para ser divertidas, sexy e bem humoradas, e não para causar ofensas”. Quem acompanha o FFW deve lembrar que, em outubro, um outro comercial da Lynx/Axe foi banido, desta vez na África do Sul, depois que cristãos reclamaram que o vídeo ofendia suas crenças religiosas.

    E ainda tem mais: no início do mês, o ASA baniu a campanha abaixo, da marca britânica de biquínis Drop Dead, por considerar a modelo magra demais. Muito pano pra manga nessa discussão, não? O que você acha da ação do ASA na regulamentação dos anúncios publicitários no Reino Unido?

    Campanha de biquíni da Drop Dead é banida no Reino Unido ©Reprodução

    + A campanha da Miu Miu é “irresponsável”? O que dizer destas, então?

    + Campanha de lingerie com Gisele é acusada de sexismo; qual a sua opinião?

    Não deixe de ver
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    FFW