Campanha do desodorante Lynx é banida no Reino Unido ©Divulgação
O Advertising Standards Authority (ASA), órgão que regulamenta a indústria da propaganda no Reino Unido, tem andado muito atarefado ultimamente. Depois de banir a veiculação da campanha do perfume Oh, Lola!, de Marc Jacobs, estrelada por Dakota Fanning, e de censurar uma das imagens de Hailee Steinfeld para a Miu Miu, o órgão proibiu agora a veiculação dos anúncios para internet do desodorante masculino Lynx (que tem o nome “Axe” no Brasil) por considera-los “sexy demais”.
As campanhas mostram a modelo Lucy Pinder com pouca roupa, em poses provocativas e acompanhada de frases insinuantes como “ela consegue te fazer perder o controle?” e “quanto tempo você dura?”; o ASA afirmou que recebeu 10 reclamações sobre essas imagens. Além disso, o “The Guardian” divulgou que a campanha de um outro produto Lynx, desta vez um sabonete líquido (imagem à direita), recebeu 113 reclamações. Nela, uma modelo loira de biquíni azul com o top caído é acompanhada da frase “The cleaner you are the dirtier you get” (“Quanto mais limpo, mais ‘sujo’ (com o duplo sentido de ‘safado’) você é”).
De acordo com reportagem publicada no “The Guardian”, a maioria das reclamações feitas ao ASA alegava que as campanhas são ofensivas porque são sexualmente sugestivas, indecentes, provocativas, glamurizam o sexo casual e objetificam e humilham as mulheres. O ASA acrescentou ainda que as propagandas “claramente pretendem sugerir que o uso dos produtos anunciados leveria a um comportamento sexual mais desinibido”.
A Unilever, dona da Lynx, se defendeu afirmando que seus consumidores “esperam, e se sentem confortáveis, com a narrativa, o tom e o conteúdo visto em seus anúncios”, e que as campanhas “foram projetadas para ser divertidas, sexy e bem humoradas, e não para causar ofensas”. Quem acompanha o FFW deve lembrar que, em outubro, um outro comercial da Lynx/Axe foi banido, desta vez na África do Sul, depois que cristãos reclamaram que o vídeo ofendia suas crenças religiosas.
E ainda tem mais: no início do mês, o ASA baniu a campanha abaixo, da marca britânica de biquínis Drop Dead, por considerar a modelo magra demais. Muito pano pra manga nessa discussão, não? O que você acha da ação do ASA na regulamentação dos anúncios publicitários no Reino Unido?
Campanha de biquíni da Drop Dead é banida no Reino Unido ©Reprodução
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