FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Tutorial
    Tutorial
    POR Camila Yahn

    Vanessa Rozan no Liceu de Maquiagem ©Ricardo Toscani

    Se você é uma daquelas pessoas que cada vez que entra em uma loja de maquiagem e beleza tem vontade de comprar todos os pinceis, mas não sabe muito bem para que serve nenhum deles, então esta matéria é para você. Em uma conversa com a maquiadora Vanessa Rozan, o FFW esclarece tudo sobre os pinceis, da utilidade ao preço de cada um.

    Vanessa foi por seis anos maquiadora sênior da M.A.C. na América Latina e hoje apresenta o quadro de maquiagem do programa Esquadrão da Moda, do SBT. Junto com o também maquiador e cabeleireiro Vito Mariella, Vanessa abriu o Liceu de Maquiagem, que além de cursos básicos e profissionais para quem quer aperfeiçoar os seus conhecimentos ou até se tornar um maquiador profissional, oferece também serviços de cabelos e maquiagem abertos ao público (com hora marcada). Foi no espaço vintage, kitsch e convidativo à beleza do Liceu que Vanessa deu ao FFW uma aula sobre pincéis.

    “O pincel é uma coisa que você vai comprar e que deve durar um longo período de tempo. Este pincel (mostrando o pincel número 37 da M.A.C) nem existe mais e eu ganhei quando entrei na M.A.C de uma pessoa que já o tinha usado durante 13 anos. E isso faz 10 anos. Então, ele é um pincel que já tem 23 anos. E a ideia é essa, você vai gastar um dinheirão em um pincel, mas é um investimento para a vida”, explica. A boa notícia é: não tem muita regra, só precisa saber escolher e se divertir.

    Vanessa mostrando como esfumar uma sombra ©Ricardo Toscani

    Confira abaixo todas as dicas e conselhos para comprar os pincéis certos:

    Pincel ou dedo?

    Tem coisas que ficam bem com os dois. Aplicar base, por exemplo. Mas tem coisas que precisam de pincel: delineador, esfumar, fazer uma boca vermelha e aplicar blush em pó. Eu, por exemplo, só uso blush cremoso e líquido com o dedo. Não consigo aplicar com pincel. O calor do dedo ajuda a assentar melhor. Mas é legal você ter um kit básico de pincéis para situações de emergência, se você quiser fazer um delineador lindo, por exemplo.

    Como são feitos os pincéis profissionais?

    Normalmente os pinceis profissionais são montados assim: é a primeira tosa do bicho. A ponta do pelo é arredondada, porque é um pelo virgem. A segunda tosa, como já foi passada a máquina, é chanfrada, microscopicamente. Fazem a tosa, pegam todos os pelos e vão colocando um a um manualmente. Por isso é que tem pincel que é caríssimo, porque é um trabalho artesanal. É montado manualmente para dar a forma ao pincel sem ter que cortar, porque senão perdemos todo o formato do pelo naturalmente arredondado. Depois ele é colado na chapa de metal. Se você deixar de molho, a água sobe pela cerda e apodrece a madeira, então começa a soltar pelo.

    TAMANHO, FORMATO E TIPO DE CERDA (as três caraterísticas de um pincel)

    O tamanho do pincel em relação ao espaço onde vai atuar é uma das características mais importantes que influenciam a escolha ©Ricardo Toscani

    1) Tamanho:

    Na verdade não existe uma diferença. O jeito mais inteligente de você aprender a usar pincel é ir pelo espaço que você tem e o tamanho do pincel. Tipo decorar apartamento. Você não pode comprar um sofá de sete lugares se o seu apartamento tem 60 metros. A ideia é não pegar um pincel muito grande para um rosto muito pequeno.

    Como saber o tamanho ideal?

    Tem que testar. Eu não tenho muito espaço entre a sobrancelha e o côncavo, então preciso de um pincel mais fino que vá trabalhar no espaço certo e não vai jogar a sombra muito lá em cima.

    2) Formato:

    Existe uma diferença básica entre eles, que são chatos ou arredondados: o chato vai aplicar melhor e o redondo vai esfumar melhor. Não que o chato não possa espalhar, ele é ótimo para espalhar cremoso ou lápis. Já o redondo é bom para espalhar qualquer coisa em pó, porque vai dar um aspecto mais suave.

    3) Tipo de cerda:

    Existe o pincel de cerda sintética, de cerda natural (boi, cabra, zibelina e cabra selecionada, que é uma parte da cabra onde o pelo é mais macio) e de cerda mesclada (natural e sintética, todos os duo fibras são assim – sintética é a branca, natural é a preta).

    Pincel Duo Fibra: o coringa ©Ricardo Toscani

    Para que é melhor cada um?

    O pincel deve ser sempre muito macio, quer seja sintético, natural ou mescla. Não pode pinicar. Cada vez mais existem sintéticos que copiam a maciez do natural e estão cada vez mais próximos. A ideia é essa, fazer uma coisa que seja mais barata, que não dependa da primeira tosa do bicho, mas que tenha a mesma maciez.

    Os sintéticos, por serem mais “durinhos”, são melhores para arrastar uma coisa cremosa. A cerda é bem firme, então é bom para traçar e dar definição.

    Os Duo Fibra, como são uma mescla dos dois, oferecem mais possibilidades. O interessante do Duo Fibra é que o natural não vai encostar no rosto, só o sintético. O natural serve como uma base para segurar o sintético. A ideia é você não ter tanta pressão de cerda espalhando o produto, como ocorre nos pincéis que são totalmente sintéticos.

    Para que é indicado o Duo Fibra?

    O Duo Fibra é indicado para cremoso, pó e liquido, é um pincel que dá para todos os tipos. Pode passar base liquida, pó, base cremosa… é meio que um coringa. E como ele não deposita tanto produto, ele espalha mais, é bom para quem está começando, que sempre tem a mão mais pesada e coloca muito produto — ele vai dar leveza, não vai deixar muito pesado. O pincel tem que ser um carinho.

    COMO CUIDAR DOS PINCEIS 

    O jeito correto de secar os pincéis: na horizontal, em cima de uma toalha ©Ricardo Toscani

    Se o pincel é só seu e você não divide com ninguém, você não precisa lavar todo dia. Deve lavar uma vez por mês ou a cada dois meses no máximo.

    Produtos:

    Pode ser xampu de bebê, pode ser aquele produto 2 em 1 que tem um pouquinho de condicionador e deixa mais macio, ou xampu com PH neutro. Tem produtos de higienização, que chamam brush cleanser. Eu uso o da M.A.C e um da Klass Vough, que é mais barato e é ótimo também.

    Como fazer:

    Você põe um pouquinho de xampu na palma da mão e faz uma massagem com o pincel de trás para a frente ou em círculos. Nunca batendo na mão, porque vai criando nozinhos no meio das cerdas. Depois enxágua e deixa secar em cima de uma toalha.

    Vanessa Rozan mostra a diferença das cerdas naturais e sintéticas dos pincéis Duo Fibra ©Ricardo Toscani

    O que não fazer:

    – Deixar de molho de jeito nenhum porque deforma a cerda.

    – Secar no secador jamais. Nem no ar frio nem no ar quente, tem que secar ao natural.

    – Deixar secando no copinho também não porque a água escorre para a madeira.

    Como arrumar os pincéis?

    Eu separo por tamanho. Tem quem separe por tipo de cerda. Quando lavei e já estão bem secos eu coloco na minha nécessaire com várias bolsinhas de zíper, porque eles ficam protegidos, mais do que em um copo.

    ROSTO, OLHOS E LÁBIOS: APRENDA A ESCOLHER O PINCEL IDEAL 

    Base

    Pincéis de base: os convencionais e os preferidos de Vanessa ©Ricardo Toscani

    Eu uso o mesmo para hidratante, primer e base. Ele é pequeno e maleável e por ter cerdas sintéticas é ideal para isso. Para a base, qualquer um de cerda sintética é bom, porque é mais durinho. Ou um Duo Fibra. Se você comprar um Duo Fibra, pode passar base também.

    Corretivo

    Aplicação de corretivo e os pincéis ideais ©Ricardo Toscani

    O pincel de corretivo que se vende no mercado é como se fosse um mini de base, mas eu prefiro fazer corretivo com o pincel de esfumar sombra, porque ele aplica e esfuma ao mesmo tempo, então não fica marcado. Pode aplicar com tapinhas mesmo e empurrar.

    Blush

    O “sim” e o “não” dos pincéis de blush ©Ricardo Toscani

    O pincel para blush/pó, não pode ser muito grande. Eu prefiro os chanfrados para blush porque acho mais fácil de aplicar, ou um menor, porque aplica menos produto e fica mais suave. Muito grande,  jamais! Ia parecer que foi atacada pelo blush. (risos)

    Sombra

    Pincéis para sombra e demonstração de como utilizar cada um ©Ricardo Toscani

    Quem está começando deve investir em um pincel que seja fofinho, mas chato. Então você tem o melhor dos dois: você vai conseguir aplicar e depois usar o mesmo para esfumar. Quanto aos mais específicos, para quem gosta de maquiagem, é legal você ter um para aplicar e outro para esfumar.

    Iluminador e contorno 

    Pincéis ideais para iluminador e contorno ©Ricardo Toscani

    Para iluminador e contorno é legal usar uns que não sejam nem tão grandes quanto os de blush nem tão pequenos quanto os de sombra. Para contorno, especificamente, é bom ter um pincel chanfrado porque ele encaixa no osso do contorno.

    Delineador

    Pincéis de delineador e boca ©Ricardo Toscani

    Para passar delineador eu uso pinceis de nail art e até de aquarela. Precisa de um pincel que tenha uma dureza, que seja bem definido.

    – Dica para passar delineador: sempre tem um olho que você faz melhor que o outro. Comece pelo que você faz pior e depois copie. Tipo treinar o cérebro.

    Boca

    Vanessa exemplificando a utilização do pincel de boca ©Reprodução

    Eu prefiro fazer contorno com lápis de boca e depois passar o batom com um pincel mais fofo.

    Pincéis muito específicos:

    Máscara de cílios: quando não quer que fique muito grudado, mais para quem faz maquiagem HD que não pode aparecer nada, precisa de muita definição.

    Sobrancelha: pode ser uma escova de dente limpa.

    Leque: Esse é mais usado para limpar o excesso ou para colocar só um véu de blush.

    Onde e como comprar:

    Em muitos lugares. Na Ludovicus, em sites, na Ikesaki, na Casa do Artista, Shu Uemura, Giorgio Armani, Sephora… não precisa ser só o caríssimo. O importante é você ver se é de boa qualidade e se o tamanho é bom para o seu rosto. Para mim tem uma marca incrível japonesa, a Hakuhodo, que você pode comprar pelo site e que entrega no Brasil. Você pode achar coisas baratas ótimas. O tamanho é o mais importante, de resto, o que importa é a maciez e a função.

    Não deixe de ver
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Cabelos: Truss e Ricardo dos Anjos apostam em mix de décadas na SPFW
    Jisoo e Paul Mescal na nova campanha da Cartier, a coleção da Supreme com a Maison Margiela e muito mais
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Willow Smith é a nova embaixadora da Dior Makeup
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Barry Keoghan na nova campanha da Burberry, o lançamento do perfume de Kylie Jenner, a linha capilar da Zara e muito mais
    Rihanna e A$AP Rocky estrelam short film juntos
    Dua Lipa é a nova embaixadora global da YSL Beauty
    FFW