A parceria entre a Lancôme e Alber Elbaz ©Reprodução
Um estudo recente revelou que as linhas de beleza associadas a designers ajudam o mercado de beleza a crescer como um todo. Segundo Kate Grand, analista da empresa de estudos de mercado NPD Group, a indústria de beleza é grande e “todos querem uma fatia”, segundo palavras da própria. “Ainda teremos muitas coisas vindas das marcas com história e legado, como a Estée Lauder e a Elizabeth Arden, mas os designers estão liderando em termos de inovação e conceito”, explica.
Nos camarins dos desfiles das grandes maisons, é cada vez mais comum vermos que a maquiagem utilizada é da própria marca que vai desfilar. Cada vez mais, designers lançam linhas de maquiagem próprias ou associam o seu nome a uma empresa de beleza do mercado, assinando produtos ou embalagens. Mas associar uma linha de beleza a uma marca ou a um designer não é só uma questão de vaidade e de lucro. Aparentemente, devemos também a esse fato algumas das evoluções tecnológicas de ingredientes, fórmulas e embalagens.
As três marcas que contribuíram para o mercado de beleza com evoluções tecnológicas e de formulação: Dior, YSL e Chanel ©Reprodução
Apesar de não ser exatamente a mesma situação, as embalagens que Alber Elbaz, diretor criativo da Lanvin, criou para a Lancôme fizeram o mundo inteiro olhar de novo para alguns produtos (já existentes) da marca e fez-nos repensar sobre a importância das embalagens. Segundo o mesmo estudo, à Yves Saint Laurent podemos agradecer pelos produtos labiais, à Dior pelas máscaras de cílios e à Chanel pela loucura dos esmaltes, sempre com cores inovadoras e de edição limitada. Lutando por uma posição de destaque na categoria está a Tom Ford Beauty; a linha de maquiagem da Givenchy, Le Makeup; e o mais aguardado lançamento do ano no mercado de beleza, que chega às lojas da Sephora no dia 9 de agosto, a Marc Jacobs Beauty. Todas as marcas citadas ocupam uma grande fatia no mercado de beleza e são consideradas referências.
Além de impulsionarem o mercado, as linhas de beleza que pertencem a grandes casas de moda carregam nelas o conceito, a herança e as inspirações da maison. E claro, estão sempre de acordo com as propostas apresentadas por cada grife para a temporada e têm de fato uma preocupação referente a tecnologia, inovação e a criação de novos tons.