FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Artesanato representa a alma de um povo”, diz italiano Maurizio Galante
    “Artesanato representa a alma de um povo”, diz italiano Maurizio Galante
    POR Redação

    por Nuta Vasconcellos

    Maurizio-Galante-e-Tal-Lancman-falam-sobre-design-no-design-sao-pauloOs designers Maurizio Galante e Tal Lancman ©Juliana Knobel

    O salão Design São Paulo é o mais novo projeto da Luminosidade: com a participação de 20 galerias e lojas de design, estão sendo expostas 120 peças únicas ou de edição limitada, entre mobiliário, iluminação e objetos, sendo que alguns deles foram confeccionados especialmente para o salão.  É um conjunto de todas as formas de criatividade. Moda, arquitetura e design estarão em foco no evento que rola em paralelo ao evento São Paulo Fashion Week, na Oca, no Parque do Ibirapuera. Além da oportunidade de conhecer e poder comprar o trabalho e peças de designers brasileiros e internacionais, o evento também conta com palestras e mesas redondas de nomes importantes do meio.  Hoje mesmo (14.06) rolou uma mesa redonda com os designers Maurizio Galante e Tal Lancman, mediada por Maria Helena Estrada, crítica de design e editora da revista “ARC DESIGN” que também foi uma das pessoas mais importantes no desenvolvimento desse projeto, e que afirmou: “Quem olha tudo isso, acha que foi fácil. Mas foram quatro anos pensando em como montar isso, deixar o design mais acessível”.

    Maurizio Galante é italiano, formado em moda pela Academy of Costume and Fashion. Tal Lancman é israelense e trabalhava com administração, mas já com um pé no design.  “Sempre trabalhei com designers, mas meu trabalho como um começou apenas com o início da minha parceria com Maurizio”, diz Tal. A parceria dos dois nasceu em 2003, mas eles só começaram a desenvolver instalações e mobílias em 2005. E desde então, se tornaram um dos grandes nomes do design.

    Batemos um papo com eles para saber um pouco mais sobre seu trabalho e sobre o futuro do design no mundo.

    A visão das pessoas em relação ao design em mobílias ainda é limitada e as obras pouco conhecidas do grande público. Como vocês vêem isso e como mudar essa visão?

    Maurizio: Acredito que eventos como esse ajudam as pessoas a se aproximarem das peças e a entenderem melhor o design…

    Tal: As pessoas têm que começar a ver os objetos como “amigos”. Eles têm o poder de nos acalmar, de nos alegrar, de nos entreter. É uma relação forte, mas essa visão vem com o tempo… Como uma construção.

    Como é o trabalho de vocês? Desde pensar em uma peça e até desenvolvê-las?

    Maurizio: Na verdade eu faço as minhas coisas e o Tal faz as coisas dele. Depois nos reunimos e “vendemos” as nossas ideias um pro outro… Na maioria das vezes o outro compra! (risos) Mas já passamos por situações engraçadas como o puff  TATO TATTOO Rabbit… fui contar a minha idéia todo empolgado para o Tal e ele entortou o nariz….

    Tal: Sim, mas hoje eu acho que ele faz parte dessa idéia de design que eu disse. Que te alegra, que te dá conforto…

    Maurizio: Sim! Ele disse: faça! E hoje ele ama.

    Aqui no Brasil não temos uma cultura forte de design, apesar de ter profissionais bem colocados no mercado e muito talentosos. Ainda assim,  o artesanato é muito forte, mas também sofre preconceito e não é valorizado. O que vocês acham sobre isso?

    Maurizio: Quando você fala artesanato o que tem vem à cabeça é souvenir. Aquela peça brega e sem valor. Mas o artesanato é muito mais do que isso. O design não existiria se não fosse o artesanato. Por exemplo, uma cadeira de palha com um design maravilhoso não seria possível sem a arte do artesanato. Representa a alma de um povo e muda vidas.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar