FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Testamos a ferramenta do Google que permite entrar em 150 museus pelo mundo
    Testamos a ferramenta do Google que permite entrar em 150 museus pelo mundo
    POR Camila Yahn

    Visão do Google Art Project da Pinacoteca do Estado, em São Paulo ©Reprodução

    Já pensou visitar um museu sem sair do conforto de sua casa e sem gastar dinheiro? Agora é possível, graças ao Google Art Project, um projeto lançado pelo Google que permite visitar mais de 150 museus do mundo com a ferramenta Street View. O projeto foi lançado em fevereiro de 2011, na época somente com 17 parceiros, e permite ao usuário não só acessar imagens de obras de arte em alta resolução como passear pelo museu como se estivesse lá (e com ele vazio!), obter informações sobre a peça que você está vendo e ainda compilar as suas galerias e obras favoritas, criando um login com uma conta do Google.

    O projeto incluiu hoje mais de 32 mil obras de arte de mais de 40 países, incluindo a Tate Gallery de Londres, o Metropolitan Museum of Art, de Nova York, as galerias Uffizi, de Florença, e dois espaços em São Paulo, o Museu de Arte Moderna com 89 obras disponíveis e a Pinacoteca do Estado, com 98.

    A ferramenta pretende colocar a tecnologia a serviço da educação e tem como objetivo ser um recurso mundial e um facilitador do acesso à arte para todo mundo. Ao mesmo tempo em que permite ver as obras, ao clicar nas mesmas, você pode obter informações sobre o seu autor, ver mais peças desse autor ou do mesmo ano da peça, e ainda ver algumas obras com resolução de até 1 bilhão de pixels.

    Detalhe da obra de Vincent van Gogh de 1889, The Starry Night,  em altíssima resolução (MoMA) ©Reprodução

    Para quem se perde em museus físicos, pode descobrir mais coisas sobre arte sem ter limite de tempo e para quem não tem oportunidade de visitar os museus fisicamente, é uma boa maneira de passear e conhecer o mundo da arte. Se não pertence a nenhum destes perfis, divirta-se ao visitar, por exemplo, a Casa Branca, residência do Presidente dos Estados Unidos, aqui.

    O FFW testou a ferramenta e se perdeu durante algumas horas por vários museus do mundo – coisa que não é difícil de acontecer uma vez que você entra no site. É impressionante como nos sentimos fisicamente dentro do museu. O site está dividido por categorias – obras, galerias, coleções e artistas -, e em cada uma delas dá para saltar de museu em museu. Dá ainda para ver a obra sozinha em alta resolução e analisar todos os detalhes ou optar por ver a obra no contexto em que está exposta. Ainda, se clicar nos detalhes de cada peça, podemos ler tudo sobre o ano em que foi elaborada, as técnicas utilizadas, saber mais sobre o autor, entre muitas outras coisas.

    O Google já recebeu, claro, muitas críticas em relação ao projeto. Se por um lado facilita o acesso à arte, por outro torna cada vez mais desnecessária a presença física em museus. A empresa garante que o objetivo da ferramenta é precisamente o contrário: aproximando e levando mais informações às pessoas sobre as obras, espera-se que faça crescer nelas a vontade de as visitar pessoalmente. Será?

    Abaixo você pode ver como a magia acontece:

    Não deixe de ver
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    FFW