FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Marina Abramović vem a São Paulo para retrospectiva sobre sua obra
    “The Artist is Present” (“A Artista está Presente”)
    Marina Abramović vem a São Paulo para retrospectiva sobre sua obra
    POR Augusto Mariotti
    Marina Abramovic

    A artista Marina Abramović participa de exposição no Sesc Pompeia, em São Paulo ©Marco Anelli/Divulgação

    Reconhecida como a mais importante artista performática do mundo, Marina Abramović virá ao Brasil para a retrospectiva “Terra Comunal – Marina Abramović + MAI”, que acontece de 10 de março a 10 de maio no Sesc Pompeia, em São Paulo. A exposição se divide em duas partes: “Terra Comunal – Marina Abramović”, a maior retrospectiva já realizada na América do Sul sobre a artista sérvia, que participará de oito encontros com o público durante o período do evento; e “Terra Comunal – MAI”, a mais abrangente experiência aplicada até hoje pelo Instituto Marina Abramović (MAI).

    Em “Terra Comunal – Marina Abramović” serão apresentadas instalações desenvolvidas a partir de performances célebres de Marina Abramović na última década. “The House with the Ocean View” (“A Casa com Vista para o Mar”) foi exibida em Nova York, em 2002, quando a artista viveu em uma galeria por 12 dias sobre uma plataforma segmentada em três partes, a quase dois metros do chão. Três escadas de degraus feitos com facas afiadas eram somente o que separavam a artista do público. Marina permaneceu sem comida, leitura e em silêncio durante toda a exposição e os visitantes observavam cada um de seus movimentos. Para “Terra Comunal”, a artista desenvolveu uma apresentação inédita desta obra. A instalação traz uma gravação em que Abramović narra suas ações durante a performance original. O público é convidado a ouvir sua voz e imaginar como tudo aconteceu. “The Artist is Present” (“A Artista está Presente”) foi uma performance realizada como parte de uma retrospectiva da artista no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) em 2010. Durante o período de funcionamento do museu, entre 13 de março e 31 de maio (736 horas), Marina ficou sentada em uma cadeira, em silêncio. Ela convidou os visitantes a se sentarem em uma cadeira, na sua frente, e manter contato visual, pelo tempo que quisessem. No Sesc, a obra será apresentada como uma videoinstalação. A terceira instalação é composta pelo inédito vídeo documental de “512 Hours” (“512 Horas”), baseado na performance realizada em Londres, no ano passado, em que ela interagia diretamente com o público, por meio de exercícios simples que ela mesma desenvolveu.

    Marina no meio de nós

    “Terra Comunal – MAI”, que tem curadoria de Marina Abramović e das artistas Paula Garcia e Lynsey Peisinger, apresentará o método Abramović e performances de oito artistas brasileiros. A programação especial inclui novas performances de Lynsey Peisinger e de trabalhos antigos de Abramović por Andrea Boller. Haverá oito encontros do público com Marina Abramović, marcados para os dias 11 e 26 de março, 1º, 2, 8, 15, 22 e 30 de abril, às 20h, no Teatro do Sesc Pompeia. As conversas serão informais e o público será incentivado a participar e fazer perguntas, dispondo de tradução simultânea para o português. Os ingressos para os encontros são gratuitos e devem ser retirados (até dois por pessoa) nas bilheterias da rede Sesc a partir das 13h do dia de cada palestra.

    A artista e a moda

    Vale lembrar que a artista tem uma longa relação com a moda. No fim dos anos 2000, Riccardo Tisci foi convidado pela revista “AnOther Magazine” para fazer uma colaboração em parceria com um artista, e o estilista escolheu Marina, o que deu início a uma série de colaborações. Em 2013, a revista “Visionaire” publicou uma foto polêmica em sua edição sobre religião em que a dupla recria a imagem da pietá com Cristo. Desde então, Marina tem trabalhado para diversas marcas. No ano passado, ela criou um vídeo para a Copa do Mundo em parceria com a Adidas.

    Clique na galeria para ver mais imagens de performances de Marina Abramović.

    “Terra Comunal – Marina Abramović + MAI” @ São Paulo
    De 10 de março a 10 de maio
    Sesc Pompeia
    Rua Clélia, 93
    Entrada gratuita

    Exposição
    Terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 19h
    Área de Convivência do Sesc Pompeia

    Encontros com Marina Abramović
    11 (palestra de abertura) e 26 de março, 1, 2, 8, 15, 22 e 30 de abril, às 20h
    Teatro do Sesc Pompeia (774 lugares)
    Retirada de ingressos gratuitos (até dois por pessoa) nas bilheterias da Rede Sesc a partir das 13h no dia de cada palestra

    Método Abramović
    De 10 de março a 10 de maio
    Cinco sessões diárias de terça a sábado e quatro aos domingos e feriados, a partir das 9h30
    Inscrições pelo site sescsp.org.br/terracomunal a partir de 10 de março (o lote aberto em 3 de março já está esgotado)
    Cada sessão, com 2h30, atenderá aproximadamente 90 inscritos

    Confira a programação completa em sescsp.org.br/pompeia

    Não deixe de ver
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’