FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Gênios: Os Gêmeos abrem A Ópera da Lua, nova exposição em São Paulo; veja imagens
    Gênios: Os Gêmeos abrem A Ópera da Lua, nova exposição em São Paulo; veja imagens
    POR Augusto Mariotti

    Obra “Meus pés estão flutuando”, que estará em exposição na galeria Fortes Vilaça, em São Paulo, a partir de domingo ©Eduardo Ortega/Divulgação

    Quem acompanha Os Gêmeos pelas redes sociais vai poder, finalmente, ver de perto os trabalhos sobre os quais eles davam pistas desde o início do ano. Isso porque muitas das peças que serão expostas a partir deste domingo (29.06) na galeria Fortes Vilaça, em São Paulo, foram feitas especialmente para a mostra — e os irmãos torturaram seus seguidores com fotos de detalhes e de obras inacabadas.

    Os Gêmeos em produção ©Divulgação

    Intitulada “A Ópera da Lua”, a individual traz obras inéditas para o galpão da galeria, localizado na Barra Funda. São cerca de 30 pinturas, três esculturas, uma instalação musical e uma vídeo-instalação 3D. Entre as obras da mostra está “Fermata”, uma escultura musical, um misto de vagão de trem e orquestra, originalmente criada para o Museu da Vale, em Vitória, no Espírito Santo. Ela estará ao lado da maior escultura já realizada pelos artistas, projeto que só será conhecido no dia da abertura. “Em tudo o que fazemos há algo de novo. Sempre trabalhamos com a música em nossas obras, mas nesta mostra em especial a colocamos de forma mais intensa – daí o título ‘A Ópera da Lua'”, dizem.

    Gêmeos idênticos e artistas plásticos, Otávio e Gustavo Pandolfo trabalham com várias técnicas e suportes diferentes, de forma simultânea e alternada: do desenho para o grafitti e os murais, da pintura para as imagens cinéticas, esculturas e instalações. A obra da dupla tem uma natureza fantástica, um caleidoscópio onde imagens de origens diversas, com elementos surreais, se sobrepõem e se rebatem em uma paleta multicolorida. O estilo se caracteriza por personagens singulares que habitam um mundo onírico em contraponto à cidade que lhes serve de suporte e estímulo. Em narrativas que podem ser poéticas, irônicas ou críticas, os artistas trabalham com muitos detalhes em uma minuciosa construção das imagens. Os excessos são elemento fundamental na transcendência do real para o imaginário.

    Obra “Casou pra ver como é”, que integra a exposição “A Ópera da Lua” ©Eduardo Ortega/Divulgação

    O desenvolvimento do trabalho da dupla para museus e galerias permitiu a incorporação da luz, som e movimento nas obras. Foi na Galeria Fortes Vilaça que a dupla apresentou, em 2006, sua primeira individual em São Paulo. Nessa terceira exposição, os artistas dão enfoque especial às esculturas, levando a experiência da pintura para o tridimensional. Nesta mostra, portas e janelas conectam as obras construindo um grande ambiente imersivo. As pinturas tomam formas e dimensões inesperadas, exploram novos contextos para os personagens, novas histórias, texturas e padrões em profusão. “Nosso processo criativo vai do lúdico ao drama, mas sempre focando o lado positivo das coisas, por mais que ele tenha um diálogo questionador. É difícil não ter um caráter contestador vivendo em um país como o Brasil, principalmente quando utilizamos as ruas.”

    Otávio e Gustavo nasceram em São Paulo, no bairro do Cambuci, onde desenvolveram um modo distinto de brincar com a arte. Foi na chegada da cultura hip hop ao Brasil, nos anos 1980, que encontraram um modo de se comunicar com o público por meio da arte. Reconhecidos e admirados nacional e internacionalmente, realizaram inúmeras mostras individuais e coletivas em museus e galerias de diversos países, como Cuba, Chile, Estados Unidos, Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Lituânia e Japão.

    Exposição “A Ópera da Lua”, de Os Gêmeos @ São Paulo
    Galpão Fortes Vilaça
    Rua James Holland, 71, Barra Funda
    Abertura: 29 de junho, das 14h às 17h
    De 1º de julho a 16 de agosto
    Terça a sexta-feira, das 10h às 19h
    Sábado das 10h às 18h

    Não deixe de ver
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising
    Exposição Rebojo promove artistas do Pará em Londres
    Matthieu Blazy vem ao Brasil para evento da Bottega Veneta
    FFW Insider entrevista Nick Knight