FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Exposição Salvador Dalí chega ao Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo
    Exposição Salvador Dalí chega ao Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo
    POR Augusto Mariotti
    Salvador Dalí. Associated Press, Paris. Salvador Dalí ilustra El Quijote, 1956. © Salvador Dalí, Fundació Gala-Salvador Dalí, Figueres.

    Salvador Dalí ilustra “Dom Quixote”, em 1956 ©AP/Fundação Gala-Salvador Dalí/Divulgação

    A exposição que foi visitada por quase 1 milhão de pessoas em menos de quatro meses no Rio de Janeiro chega a São Paulo. A partir de domingo, o público pode conferir no Instituto Tomie Ohtake a mostra sobre a vida e a obra de Salvador Dalí (1904-1989), com algumas mudanças em relação ao material apresentado no Rio.

    Além dos trabalhos exibidos na versão carioca, a exposição chega à capital paulista com cinco novas obras provenientes da Fundação Gala-Salvador Dalí e outras duas do Museu Reina Sofia, instituições detentoras de 90% dos trabalhos expostos. As obras que foram incluídas substituem alguns dos trabalhos da coleção do Museu Salvador Dalí, da Flórida, nos Estados Unidos.

    Dessas sete obras do mestre do surrealismo que estarão exclusivamente em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, uma delas é o óleo sobre madeira “O espectro do sex-appeal” (1934). Do tamanho de meia folha de papel, atribui-se à pintura a forma como Dalí demonstrou o temor pela sexualidade. “Desnudo” (1924), que pertenceu a Federico García Lorca, “Homem com a cabeça cheia de nuvens” (1936), de profunda carga simbólica, com referência explícita a René Magritte, e “O piano surrealista” (1937), fruto de sua colaboração com os Irmãos Marx, estão também entre os trabalhos.

    Salvador Dalí. Autorretrato cubista, 1923. Museo Reina Sofía, Madrid. © Salvador Dalí, Fundació Gala-Salvador Dalí, Figueres.

    “Autorretrato Cubista”, de 1923 ©Salvador Dalí/Fundação Gala-Salvador Dalí/Divulgação

    Acompanha a exposição um catálogo especial, que aborda as 218 peças apresentadas, assim como a recepção crítica entre escritores e especialistas de grande renome, como Eliane Robert Moraes, Paulo Miyada e Veronica Stigger.

    A retrospectiva de Dalí, com curadoria de Montse Aguer, diretora do Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Gala-Dalí, foi organizada para convidar o público a mergulhar por um universo onírico, simbólico e fantasioso. O conjunto de peças é formado por 24 pinturas, 135 trabalhos entre desenhos e gravuras, 40 documentos, 15 fotografias e quatro filmes. O espectador terá contato com a produção de Dalí desde os anos 1920 até seus últimos trabalhos, proporcionando ao visitante uma clara percepção de sua evolução, não só técnica, mas de suas influências, recursos temáticos, referências ideológicas e simbolismos.

    A fase surrealista, que deu fama mundial ao catalão, será retratada em telas que apresentam seu método paranoico-crítico de representação, com obras muito significativas como “O Sentimento de Velocidade” (1931), “Monumento imperial à mulher-menina” (1929), “Figura e drapeado em uma paisagem” (1935) e “Paisagem pagã média” (1937).

    Salvador Dalí. O sentimento de velocidade, 1931. Fundació Gala-Salvador, Figueres. © Salvador Dalí, Fundació Gala-Salvador Dalí, Figueres.

    “O Sentimento de Velocidade”, de 1931 ©Salvador Dalí/Fundação Gala-Salvador Dalí/Divulgação

    O público também poderá conferir a contribuição de Dalí para o cinema. Os filmes “O Cão Andaluz” (1929) e “A Idade do Ouro” (1930), codirigidos por Salvador Dalí e Luís Buñel, e “Quando Fala o Coração” (1945), de Alfred Hitchcock, cujas cenas do sonho foram desenhadas pelo artista, serão apresentados no espaço expositivo. Duas mostras de cinema acontecem em paralelo à exposição: a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que exibirá os filmes “O Cão Andaluz” e “A Idade do Ouro”, em suas versões integrais, e a mostra Surrealismo no Cinema, organizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), entre os dias 16 e 21 de dezembro.

    O acervo apresenta documentos e livros da biblioteca particular de Dalí, provenientes do arquivo do Centro de Estudos Dalinianos, que dialogam com as pinturas proporcionando ao visitante uma viagem biográfica e artística pela carreira do pintor. O conjunto conta ainda com ilustrações feitas para clássicos da literatura mundial, como “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, e “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll.

    Para trazer o acervo ao Brasil, o Instituto Tomie Ohtake participou de uma longa negociação com os museus envolvidos. “Foram cinco anos de muitas tentativas e conversas com os detentores das grandes coleções de Dalí, para se concretizar as exposições do artista no Brasil, pela primeira vez com pinturas, e com maior concentração na fase surrealista”, disse Ricardo Ohtake, presidente da instituição.

    Salvador Dalí @ São Paulo
    Abertura: dia 18 de outubro de 2014, das 11h às 15h (convidados)
    De 19 de outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015
    De terça a domingo, das 11h às 20h
    Instituto Tomie Ohtake – Avenida Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Coropés, 88), Pinheiros
    Estação Faria Lima/Linha 4 (amarela)
    (11) 2245-1900
    Entrada gratuita por sistema de senhas: distribuição das 10h às 18h (terça a domingo) na entrada do Instituto Tomie Ohtake; no máximo duas senhas por pessoa, com opção a três horários de visitação, 11h, 14h e 17h, e somente para o dia em que forem retiradas; última entrada às 18h
    + institutotomieohtake.org.br

    Não deixe de ver
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising
    Exposição Rebojo promove artistas do Pará em Londres
    Matthieu Blazy vem ao Brasil para evento da Bottega Veneta
    FFW Insider entrevista Nick Knight