FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Exposição “Recosturando Portinari”, de Ronaldo Fraga, é sucesso de público em BH
    Exposição “Recosturando Portinari”, de Ronaldo Fraga, é sucesso de público em BH
    POR Redação

    O quadro “Civilização Mineira” (1959), de Cândido Portinari, faz parte do acervo da Casa Fiat de Cultura ©Divulgação

    Ronaldo Fraga sabe, como poucos, emocionar uma plateia. E isso vem principalmente do seu talento em contar histórias, habilidade que desenvolveu ao longo dos anos com seus desfiles no SPFW nos quais sempre mistura moda com elementos da cultura nacional. A mais recente empreitada do estilista é a exposição “Recosturando Portinari”, em cartaz na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, até o dia 26 de outubro. Em passagem pela capital de Minas para o Brasil Fashion, o FFW conferiu de perto a mostra, sendo muito bem acompanhado pelo polivalente designer mineiro em uma espécie de visita guiada, mas que acabou se transformando em uma verdadeira aula sobre a arte moderna brasileira.

    “Recosturando Portinari” partiu do processo de restauro do quadro “Civilização Mineira”, pintado por Cândido Portinari em 1959 e que é hoje a maior obra do artista paulista presente em Minas Gerais. “A gente tinha um desafio: atrair o público para a restauração de uma obra, que é um processo caro, demorado, extremamente técnico, mas fundamental”, contou o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira. “Foi então que pensamos no Ronaldo, pois ele é um profissional talentoso e criativo, para fazer uma releitura dessa obra.”

    O convite aconteceu no ano passado, mesma época em que ele estava criando sua coleção de Verão 2015, intitulada “O Caderno Secreto de Cândido Portinari”. “Foi tudo uma feliz coincidência”, disse o estilista. “Eu tenho um verdadeiro fascínio pela geração de artistas brasileiros das décadas de 1930, 40 e 50, porque foram eles que construíram o Brasil moderno. E Portinari sempre esteve ali. Quando fiz a coleção sobre Carlos Drummond de Andrade e Athos Bulcão, por exemplo, eu acabava esbarrando nele. Daí surgiu essa história.”

    + Reveja o desfile de Verão 2015 de Ronaldo Fraga no SPFW

    + Entrevista: “Não escolho o objeto pesquisado, ele que me escolhe”, diz Ronaldo Fraga

    A exposição “Recosturando Portinari” conta com quatro salas, que utilizam linguagens variadas para criar um envolvimento do público com o universo do ilustre filho da cidade de Brodowski. Logo na entrada, inconfidentes mineiros dão boas-vindas aos visitantes, em uma instalação com os elementos do quadro. É como se a pessoa entrasse na obra, participando dela e vendo cada detalhe em tamanho ampliado bem de pertinho. Na sequência, espantalhos (figuras recorrentes no trabalho do pintor) relembram momentos marcantes da vida e da obra de Portinari em uma linha do tempo interativa com vídeos e fotos, enquanto ao lado são revelados os bastidores do ateliê de restauro de “Civilização Mineira” – processo que levou cerca de um ano para ser concluído.

    O quarto e último ambiente pode ser considerado o mais emocionante deles, pelo menos para quem gosta de moda. Nele, os aromas da infância do artista ganham vida, proporcionando uma experiência multissensorial – “a obra de Portinari tem cheiro do café que era plantado no interior de São Paulo, onde ele nasceu”, lembrou o estilista. Com chão coberto por duas toneladas de grãos de café e sob coloridos balões de São João confeccionados a partir de coadores de papel, Ronaldo apresenta alguns dos seus looks desfilados no último SPFW, repletos de cores, formas e visões desse importante nome do modernismo nacional, como a chegada do circo em uma cidade do interior. “O grande pincel de Portinari é o pincel da memória. Uma das coisas que mais me atrai nele é que ele sempre está dizendo para a gente ‘não deixe de lado a criança que você foi’.”

    Inaugurada no último dia 26 de agosto, a mostra já é um sucesso de público – na manhã da nossa visita havia pelo menos duas turmas grandes de escolas. Ainda não há nada confirmado, mas pode ser que “Recosturando Portinari” seja levada ainda para Recife e São Paulo. “O desafio maior foi montar uma exposição sem acervo, tirando o quadro da parede para aproximar as pessoas da arte desse nosso célebre desconhecido que é Cândido Portinari”, observou Ronaldo. E podemos afirmar que ele conseguiu não apenas jogar uma luz sobre esse importante artista nacional, mas também instigar os visitantes a procurar saber mais sobre ele. Pelo menos com a gente foi assim.

    “Recosturando Portinari” @ Belo Horizonte
    Até 26 de outubro
    De terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
    Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10, Funcionários
    (31) 3289-8900
    Entrada gratuita

    + Confira abaixo imagens da exposição “Recosturando Portinari”, de Ronaldo Fraga:

    A primeira sala da mostra convida os visitantes a entrarem no quadro ©Divulgação

    Os materiais usados no processo de restauração também compõem a exposição ©Divulgação

    O espaço dos espantalhos traz uma linha do tempo de Cândido Portinari ©Divulgação

    Uma passarela de café serve de palco para os looks assinados por Ronaldo Fraga ©Divulgação

    Não deixe de ver
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising
    Exposição Rebojo promove artistas do Pará em Londres
    Matthieu Blazy vem ao Brasil para evento da Bottega Veneta
    FFW Insider entrevista Nick Knight