FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    No Blog: a fotografia sem pretensão da superstylist Venetia Scott
    No Blog: a fotografia sem pretensão da superstylist Venetia Scott
    POR Redação

    Editorial fotografado por Venetia Scott, para a Self Service, em 2007

    Nós já mostramos a stylist Venetia Scott em ação aqui no FFW, através da colaboração de Marina Quinete que fotografou os bastidores do último desfile da Marc by Marc Jacobs, em NY. Mas além de ser uma stylist de mão cheia, que ocupou o lugar do não menos incrível Joe McKenna no comando do styling dos desfiles e campanhas de Marc Jacobs, Venetia também vem se aventurando pela fotografia. Tudo começou através de um convite de Ezra Petrônio, que a chamou (sem nunca ter visto nenhuma de suas fotos) para clicar um editorial para uma das edições da revista  Self Service, em 2006. De lá pra cá, Venetia vem desenvolvendo seu ótimo olhar em editoriais e campanhas para marcas como Margaret Howell, para a qual fotografa e faz o styling. A vontade de fotografar começou depois de ganhar o livro “Die Welt Ist Schon”, de Juergen Teller, com quem foi casada e teve uma filha.

    Uma das curiosidades dessa nova fase de Venetia é que ela admite não saber absolutamente nada sobre técnica fotográfica, é tudo baseado em luz natural e zero pós-produção. Ela apenas segue o seu feeling e faz da câmera seus próprios olhos. Abaixo, algumas imagens do editorial fotografado por Scott na Ucrânia, para a nova edição da Self Service, com a modelo Codie Young.

    Pra fechar, li um trecho de um post da Simone Persichetti, bem interessante e acho que tem tudo a ver com a Venetia, que é stylist mas resolveu se aventurar pela fotografia, sem pretensão nenhuma, apenas como forma de exercitar seu olhar:

    “Começamos com uma frase do pintor Kandinsky e que também inicia o livro de Luciano Trigo “A grande Feira”: “cada época cria uma arte que lhe é própria e que nunca renascerá”. Parece que a arte própria da nossa época é aquela conseguida por meio da imagem fotográfica. A fotografia está na moda: todos falam sobre fotografia, festivais se sucedem pelo Brasil, cursos acadêmicos abrem sucessivamente no Brasil todo, fotografias estão sendo o tempo todo mostradas para nós. Mesmo assim parece que ainda existe um vácuo, um grande vazio sobre o pensar fotografia. Discussões giram sempre em torno de clichês do tipo : “hoje todo mundo fotografa”, “hoje qualquer um é fotografo”. Ora, isso acontece desde a invenção da fotografia. Não é nenhuma novidade. A novidade é que fala-se mais sobre isso.  E daí que todo mundo fotografa? Alguém ficaria triste se todo mundo fosse alfabetizado? Soubesse ler e escrever? Qual é o problema? Reserva de mercado? Esquece-se que quanto mais as pessoas fotografarem maior será sua capacidade de alfabetização visual, de saber compreender a dificuldade em fazer uma imagem. Nem todo mundo que sabe ler e escrever é Machado de Assis.”

    Campanha da Margaret Howell com styling e fotografia assinados por Venetia Scott

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar