FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Libertação, web e moda: como a internet afetou os fashionistas
    Libertação, web e moda: como a internet afetou os fashionistas
    POR Redação

    por Bia Granja

    Tá certo que o “jeitinho geek de ser” está super na moda já faz um tempo, mas tirando os óculos de aro grosso, o iPhone e o Sheldon, que outro tipo de influência a internet poderia ter na vida dos fashionistas?

    Não entendo nada de moda, mas entendo um pouco de web e da revolução que ela já causou (e continua causando) na forma como a gente se relaciona, comunica, comporta, cria e consome. Essa revolução (a que eu chamo de cultura de internet) já quebrou inúmeros paradigmas em “n” indústrias e mercados, inclusive no mundo da moda.

    2011/10/6472_ilovenerds
    Toda a anarquia criativa e liberdade de expressão, características fortíssimas da internet, contaminaram a moda também. E, do ponto de vista do consumidor (eu), achei essa mudança profundamente LIBERTADORA. Mas qual foi a maior contribuição que a web deu para o mundo fashion?

    Como não entendo nada de quem está do lado de lá da coisa, resolvi fazer essa pergunta aberta no Twitter e também para alguns amigos queridos que trabalham na área. Olha só:

    Denise Dahdah
    , jornalista e editora de moda da revista “Claudia” – “A difusão da informação e imagens. Agora todo mundo sabe quem fez o que primeiro, sabe que pode usar o que quiser, que há espaço pra todos os estilos e gostos e que um não vale mais do que o outro”.

    Glauco Sabino, roteirista do “GNT Fashion” – “A web mudou a maneira como consumimos e entendemos a moda. Se antes esperávamos semanas para aquela revista nos dizer o que rolou e o que é importante nas passarelas, hoje – com mil sites, blogs, twitters – tudo é mais rápido e acessível. Com a internet, as pessoas querem ler e conhecer mais! Os críticos e jornalistas precisam agora ter uma visão mais ampla e ao mesmo tempo profunda sobre tudo o que está acontecendo ali pro trabalho deles fazer sentido. Além disso, a indústria da moda (com relativo atraso, cá entre nós) começa agora a fazer uso efetivo da internet como ferramenta de mídia”.

    Brisa Issa, produtora e jornalista de moda – “A internet e a moda super andam juntas! Se hoje a gente tem uma difusão e maior variedade de roupas e estilos pessoais (sejam eles cópias ou não), é por causa da internet! O que seriam das IT GIRLS sem os blogs de looks do dia. Se pensarmos como movimento social e antropológico, a moda de hoje é a internet”.

    Jana Rosa, ex-blogueira e repórter de moda da MTV – “A internet fez com que, no futuro (que já é agora), qualquer um tivesse 15 minutos de editor de moda, precisando só de um celular, uma câmera e um computador”.

    E pra você? Qual foi a maior contribuição da web pra moda? Divide com a gente aí nos comentários? :)

    PS – Aqui vai um gráfico com as palavras que mais apareceram na resposta do pessoal (deletei “internet” e “moda” por motivos óbvios e quanto maior a palavra, mais ela apareceu).

    2011/10/6473_nuvem_tags

    Agradecimentos: @nkouhomi @umajoiadejuju @allyneantoni @erikportela @anapeters @AugustoMariotti @primeirafila @jujubatoledo

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar