FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Das cavernas à arte, a história das bolsas
    Das cavernas à arte, a história das bolsas
    POR Redação

    Por Waldick Jatoba

    2011/10/5871_skin_bag_purseSkinBag, criação do escultor e artista Olivier Goulet, que trabalha entre o ativismo e o design “humano”, em que explora as transformações do corpo humano


    Cada vez mais vejo que a conexão entre moda, design e arte se estreita e todos os muros que as separam, tornam-se quase inexistentes, permeando ideias, conceitos e processos.

    É muito comum hoje em dia ter um designer de moda desenvolvendo um objeto ou um mobiliário; e o inverso é tambem verdadeiro.

    No primeiro caso, lembro-me, logo de imediato, do Maurizio Galante, designer de alta-costura e de mobiliário, assim como da nossa brasileiríssima Gloria Coelho, que recentemente foi desafiada a criar um objeto de design para ser produzido e comercializado em território nacional, em uma parceria com a Bertolucci que tem lançamento previsto para o dia 23 de março.

    Jum Nakao deve ser citado como designer de moda que recentemente lancou uma coleção de móveis em chapa metálica recortada a laser, seguindo o mesmo padrão que criou para a renda de um dos vestidos de sua autoria.

    Fiquei pensando qual poderia ser um tema para inaugurar esse espaço no FFW e, por coincidência, revendo um catálogo de uma exposição surpreendente que vi alguns anos atrás, a “Le Cas du Sac”, no Musee des Art Decoratifs du Louvre, decidi falar um pouco sobre o universo das bolsa. Isso mesmo, bolsas, esse acessório mágico, de todos os tempos, de todos os lugares do mundo e para todas as funções. Interessante notar o cuidado estético de cada criação e sua funcionalidade, pontos importantes no processo de criação de um objeto de design.

    2011/10/5873_pinturas-rupestresDesenhos rupestres das cavernas de Tassili, na Algéria

    A origem do objeto? Muito, mas muito antiga…talvez as primeiras bolsas apareceram e foram retratadas nas inscrições rupestres (sinais ou desenhos feitos à mão em rochas, geralmente em locais sagrados, com aproximadamente quatro mil anos de existência) nas cavernas em Tassili, Algéria.

    Screen shot 2011-03-10 at 20.00.54

    Kibisis, palavra em grego para descrever o saco carregado pelo deus Hermes e também onde Perseus carregava a cabeça decapitada de Medusa

    Ou mais antigo ainda: reza a lenda que Zeus entrega a um de seus filhos, o deus Hermes (mensageiro dos deuses) a divina mensagem que deveria ser repassada para a humanidade dentro de um “kibisis” – a bolsa artesanal dos viajantes da época.

    2011/10/5875_birkin-doctor-lakraBolsa Birkin customizada da galerista Luisa Strina, tatuada pelo artista mexicano Dr. Lakra © Blog Lilian Pacce

    Hoje em dia, a sofisticação em torno de uma bolsa é imensa; a escolha do material, as edições limitadas, o convite feito a artistas plásticos ou designers para criar ou customizar peças célebres de fabricantes famosos, são alguns detalhes para deixar esse objeto mais sedutor, exclusivo e sempre com a tarefa de nos espantar!

    Louis-Vuitton Sprouse

    Stephen Sprouse para Louis Vuitton

    Louis-Vuitton MurakamiTakashi Murakami para Louis Vuitton

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar