Sabe o que é Kiki?

O grupo americano Scissor Sisters, entusiasta do kiki ©Reprodução

Sabe aquelas palavras que surgem, ninguém sabe exatamente o que significam, mas todo o mundo usa para tudo? Então, a mais recente é Kiki. Basicamente, é uma gíria que nasceu na noite, na comunidade gay e que tem vários significados. No dia 23 de julho, Nicole Richie tuitou: “What the F is a Kiki?”. Entre as várias respostas –  “em espanhol significa ‘toca e foge’”, “é uma festa”, “na comunidade drag, Kiki significa fofocar, falar sobre futilidades ou fazer besteira com os amigos” – estavam citações de uma música dos Scissor Sisters, banda americana formada em 2001, cujo nome (“irmãs tesoura”) se refere a uma gíria em inglês para uma posição sexual lésbica. A música em questão é “Let’s have a Kiki”, do seu mais recente álbum “Magic Hour”.

O tweet de Nicole Richie com a pergunta que não quer calar “Afinal o que é Kiki?” ©Reprodução

No mês anterior, Derek Blasberg, editor da “Harper’s Bazaar” e autor de dois livros (“Classy: Exceptional Advice for the Extremely Modern Lady” e “Very Classy: Even More Exceptional Advice for the Extremely Modern Lady”), já tinha postado em seu blog uma explicação para o Kiki, levando em conta a música do SS.

Derek começa contando a história de quando se mudou para Nova York e tinha como colega de quarto uma drag queen chamada Koko, a primeira pessoa a introduzi-lo ao termo Kiki. Para ela, significava quase tudo: almoço na cafeteria, uma balada, uma bebida que pedia – “kiki com energético”- e drogas. Mais tarde, Blasberg foi se informar melhor na internet, onde descobriu que ainda poderia significar “duas drags transando” ou “uma lésbica que não é nem uma ‘butch’ nem ‘femme’, termos usados na comunidade lésbica até aos anos 70”. Ao final, Derek considera a definição do Scissors Sisters a mais esclarecedora: “Kiki é uma festa para acalmar todos os seus nervos”.

Derek Blasberg ©Reprodução

“O que acontece é que com esta música, a banda se apropriou do termo”, explica. Em um show, a vocalista da banda Ana Matronic acrescentou importantes considerações para a definição do termo: “Na Itália, Kiki significa pênis. Nas Filipinas, estaríamos falando de uma vagina. Mas na língua tradicional do Tibete, e esta é a minha favorita, significa céu [no sentido paradisíaco]. E aqui está uma pequena fatia de céu”, disse olhando para o público que a aplaudia, de todas as raças, idades e sexos.

Fique com o vídeo (não oficial) da música abaixo. E aí, let’s have a Kiki?